Buscar

AVA 2 Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação - Fórum [AVA 2]
EXPLORANDO A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA 
 
As relações sociais que ocorrem em uma sociedade podem provocar problemas sociais. Para o sociólogo Charles W. Mills, compreender, para além do que pensa o senso comum, realidades sociais mais amplas e os problemas que nelas existem é fundamental, assim como: “tentar ver a sua própria sociedade (ou seu próprio grupo social) que com um estranho o faria” (DIAS, p. 7).
 
Como você explicaria um fato sob o prisma sociológico?
Pesquise fatos, situações que acontecem em sua sociedade, no seu cotidiano.
Apresente esse fato neste fórum (pode ser mediante um breve resumo ou através de indicação do link).
Faça um comentário usando alguns dos conceitos estudados nas 3 unidades para enxergar o fato sob o prisma da sociologia. Em seu comentário, fale sobre qual seria a abordagem (coletivista, individualista, sistêmica, holística – Unidade 2), teoria (comtiana, spenceriana, durkheimiana, marxista ou outras – Unidade 3) mais adequada para analisar o fato.
Use também em seus argumentos conceitos-chave estudados na Unidade 1.
 
Mas não para aí! Este é um fórum avaliativo. Então, comente, ao menos, duas postagens apresentas por seus colegas. Faça sugestão sobre como o fato indicado poderia ser abordado.
 
Indicação de leitura
Leia notícias e artigos jornalísticos para conhecer os fatos da sociedade onde vive.
Visite os links, as indicações do livro didático apresentadas nas unidades.
R: 
As posições sociais, para Karl Marx, iniciaram a partir da separação social do trabalho. Em prol dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de rendimento.
As uniões de produção estabelecem tanto a organização dos meios de produção e das mercadorias quanto a ocupação dessa distribuição e do trabalho. Elas se manifestam no formato social de organização ligadas para as mercadorias. Os fatos consequentes desse encadeamento surte efeito em uma separação no núcleo dos grupos. Por ter uma destinação em si mesmo, o método produtivo afasta o trabalhador, já que é exclusivamente para produzir que ele existe. Surgem, então, a classe superior e a classe inferior, ou seja, a dos contratados. O Governo mostra-se para reproduzir a importância da classe superior e gera, para isso, grande número de ostentação para manter o acabamento da produção. Esses luxos são ditos por Marx de infraestrutura e preservam o aumento de ideias e regras reguladoras, sejam elas políticas, religiosas, culturais ou econômicas, para garantir os desejos dos donos dos meios de produção.

Outros materiais