Buscar

TOPOGRAFIA DO APARELHO RESPIRATÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TOPOGRAFIA DO APARELHO RESPIRATÓRIO: ÓRGÃOS E LOCALIZAÇÕES
O aparelho respiratório consiste de uma parte condutora, uma parte respiratória e um mecanismo de bombeamento pelo qual o ar alternativamente é puxado para dentro(inspiração) e expelido (expiração).

Parte condutora: é a parte pelo qual o ar passa para atingir a parte respiratória. É compreendida pelo nariz, cavidade nasal, parte da faringe, laringe, traquéia e, dentro dos pulmões, os brônquios e bronquíolos. Ocasionalmente, a cavidade oral serve como um trajeto para o ar que passa para a faringe, e desta para os pulmões.

Parte respiratória: compreende os bronquíolos respiratórios, os ductos alveolares, os sacos alveolares e os alvéolos pulmonares. Os componentes essenciais do aparelho do aparelho de bombeamento são: os dois sacos pleurais que abarcam os pulmões e formam câmaras de vácuo ao redor deles, o esqueleto do tórax (caixa torácica e seus músculos associados) e o diafragma. Os seios paranasais são cavidades encontradas no interior dos ossos da maxila, frontal, esfenóide e etmóide. Além da sua função respiratória, o aparelho respiratório está relacionado com a produção da voz e está associado ao aparelho olfatório. A primeira parte do verdadeiro percurso respiratório é a cavidade nasal que está contida, grande parte, dentro do nariz e é dividida em duas metades pelo septo mediano. Ocupando espaço dentro das cavidades estão as conchas nasais e abrindo-se para fora das cavidades os seios paranasais. As cavidades comunicam-se com o exterior através das narinas e com a faringe através das coanas (narinas caudais).
Nariz
Diferentemente do homem, o nariz está incorporado ao esqueleto da face e estende-se ao nível transverso dos olhos até a extremidade rostral da cabeça nos animais domésticos. Externamente as seguintes partes podem ser reconhecidas: dorso do nariz, lateral do nariz e ápice do nariz. A parte exterior do nariz consiste de uma camada mais externa da pele, uma camada média de músculo, e uma camada mais interna de osso ou, na região rostral, de cartilagem. Os ossos que forma a parede dorsal do nariz são os ossos nasal e frontal, e os que formam as paredes laterais são os ossos incisivos,
maxilar, lacrimal e zigomático. O formato das narinas difere de uma espécie para outra e, exceto nos equinos, a pele ao redor é diferente daquela que recobre o restante do órgão.
Figura 1: Corte mediano da cabeça e vista lateral esquerda do sistema respiratório do boi.
Cavidade nasal
Estende-se das narinas até as coanas. Suas principais funções são: olfativa, preparo do ar para respiração, filtração do ar inspirado.
Limites:

Teto ou parede dorsal: formado pelas cartilagens laterais (parietais) dorsais, pelos ossos nasais e parte dos ossos frontais.

Assoalho ou parede ventral: também forma o teto o teto da cavidade oral formado pelas cartilagens laterais (parietais) ventrais e por partes dos ossos incisivos, maxilar e palatino.
 

Lateral: são formadas pelas partes laterais das cartilagens laterais (parietais) dorsal e ventral e por parte dos ossos incisivos, maxilar, palatino, etmóide e lacrimal.

Fundo ou limite caudal da parte dorsal: formada pelo osso etmóide. A cavidade nasal é dividida em metades direita e esquerda pelo septo nasal mediano. Em todas as espécies, exceto nos bovinos, há uma glândula nasal lateral em cada cavidade nasal.
Laringe
É o órgão que liga a parte caudal da faringe com a traquéia e é dividida em três partes: vestíbulo, fenda glótica e cavidade intraglótica. É formada por um grupo de cartilagens: cricóide, aritenóide, corniculada, epiglótica e cuneiforme (equino e cão), ligamentos e músculos laríngeos. Entre as principais funções da laringe estão:

Olfação: assegurar que a inspiração do ar com seus odores atingirá as terminações nervosas olfatórias da mucosa nasal.

Deglutição: valva para impedir a entrada de material estranho dentro da traquéia durante a deglutição.

Respiração: permitir mudanças no tamanho da glote para livre entrada de ar, controle da respiração e regulação da pressão intratorácica.

Fonação: produção de som (vibração do ar pelas pregas vocais).
Cavidade torácica
É uma das três principais cavidades do corpo. Ela contém os dois pulmões, cada um em seu saco pleural, o coração em seu pericárdio e diversos outros órgãos e estruturas importantes. Sua forma é grosseiramente semelhante à de um cone com uma base inclinada. O ápice do cone está localizado cranialmente à entrada torácica ou abertura cranial. A base elíptica é representada pela saída torácica, caudalmente localizada, ou abertura caudal. Dorsalmente ela é limitada pela última vértebra torácica, lateralmente pelas últimas costelas ao longo da linha de inserção do diafragma e pela parte crânio ventral do arco costal, e ventralmente pela cartilagem xifóide do esterno. Possui um septo longitudinal (mediastino) que divide a cavidade em duas câmaras laterais. Cada uma dessas câmaras é forrada por uma túnica serosa denominada de pleura.
Traquéia
É um tubo flexível, cartilaginoso e membranoso que se estende da laringe, pelo pescoço abaixo, através da cavidade mediastinal cranial até o mediastino médio bifurcando-se imediatamente dorsal à base do coração, ao nível da quinta vértebra torácica, nos brônquios principais direito e esquerdo. Divide-se em parte cervical e torácica. A parede da traquéia é dividida em quatro lâminas principais. De dentro para fora elas são a lâmina mucosa, submucosa, musculocartilaginosa e a adventícia. A traquéia possui determinadas exigências que foram muito sutilmente satisfeitas em sua estrutura, são elas:
Funcionar como um tubo rígido ou entraria em colapso quando os pulmões se expandissem.

Ser capaz de expansão para que possa acomodar qualquer aumento no volume de ar que passa de e para os pulmões.

Capturar e remover as partículas finas de matérias estranhas admitidas com o ar expirado.

Precisa ser tanto flexível quanto extensível para dar margem para os movimentos da cabeça e do pescoço e da laringe.
Pulmões
Os pulmões direito e esquerdo são os órgãos da respiração em que o sangue é oxigenado e deles são removidos os produtos gasosos do metabolismo tecidual, essencialmente o dióxido de carbono. Estão localizados na cavidade torácica, e cada pulmão está livre para se movimentar, pois está invaginado num saco pleural e inserido apenas por sua raiz e pelo ligamento pulmonar. Nos animais sadios vivos em áreas rurais são de coloração cor-de-rosa, enquanto em zonas urbanas são acinzentados na coloração e muitas vezes aparecem com manchas cinza-escuras. São elásticos, mas eles sempre contêm uma quantidade considerável de ar. Consequentemente eles são de peso leve e flutuam na água. Caracteristicamente os pulmões são subdivididos em partes relativamente grandes chamadas de lobos pulmonares por fissuras. Em todas as espécies domésticas, exceto
 
no equino, o pulmão direito possui quatro lobos: o lobo apical (cranial), médio (cardíaco), acessório (intermediário) e diafragmático (caudal). No equino a fissura entre os lobos médio e diafragmático normalmente não é desenvolvida, de modo que externamente o pulmão direito possui apenas três lobos: o apical, acessório e diafragmático. Em todas as espécies domésticas o pulmão esquerdo possui dois lobos: um apical e um diafragmático. Os pulmões podem ser considerados como sendo construídos na estrutura de uma árvore bronquial. Os brônquios principais originam os brônquios relativamente grandes que ventilam os lobos pulmonares denominados brônquios lobares. Cada brônquio loba origina brônquios que ventila áreas independentes relativamente grandes dentro do lobo, os brônquios segmentares que, por sua vez, originam brônquios que ventilam áreas independentes relativamente grandes dentro de um segmento, os brônquios subsegmentares. As divisões bronquiais continuam até que o diâmetro do tubo é reduzido entre 0,5 e 1,0 mm. Neste nível, as placas cartilaginosas desaparecem e o tubo é chamado de bronquíolo.Normalmente há três ou quatro divisões bronquiolares antes que o último dos bronquíolos seja atingido, o bronquíolo terminal. Eles demarcam o fim da parte condutora da árvore bronquial. Cada bronquíolo terminal divide-se em dois bronquíolos respiratórios que é caracterizado pela presença de alvéolos simples. Os alvéolos são espaços aéreos muito pequenos com paredes finas constituídas de uma rede de uma só camada de capilares livremente sustentadas por numerosas fibras reticulares e algumas fibras elásticas. O pulmão é composto de várias unidades estruturais e funcionais de tamanho variados, mas sempre crescentes. Começando pela unidade menor, unidades cada vez maiores são construídas pela agregação de unidades menores até que são obtidos os lobos. Cada unidade é suprida por uma parte da árvore bronquial com seus vasos sanguíneos e nervos acompanhados.

Outros materiais