Buscar

Glicogenese e Glicogenólise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Glicogenese (Estimulado por Insulina)
O Glicogênio é um polimero de glicose. Para uma glicose se ligar ao glicogênio, precisa-se de um investimento energético para transformar a Glicose em UDP-Glicose.
Glicose ------[hexokinase]ATP->ADP------> Glicose 6-fosfato
Glicose 6-fosfato --------[Fosfoglicomutase]-------> Glicose 1-fosfato 
Glicose 1-fosfato --------[NÂO SEI]UTP->PPi-------> UDP-Glicose
Depois destas três reações a molécula de UDP-Glicose é condensada no Glicogênio pela Glicogênio Sintase, e o UDP é ligada a ponta não redutora [a1-4]. 
Ponta redutora -> Carbono 1 livre. Ponta não-redutora -> Carbono 4 livre
A Glicogênio sintase só incorpora Glicose ao glicogênio, ela não começa a molécula de Glicogênio. Quem faz isso é a Glicogenina. 
Ela regula a atividade da Glicozil Transferase, que condensa a UDP-Glicose com a Glicogenina. 
Ela regula também a atividade de extensão da cadeia condensando a hidroxila do C 4, com a hidroxila do C 1 de outro açúcar, até o oitavo açúcar, formando o primeiro molde.
A Enzima de ramificação de glicogênio pega 7 glicoses ligadas ao glicogênio e joga para uma parte mais interna no glicogênio, fazendo ligações a1-6.
Glicogenolise (Estimulado por Glucagon) 
Para quebrar o Glicogênio, usamos a enzima Glicogênio Fosforilase que catalisa a reação onde um Pi ataca a ligação a1-4, quebrando-a na ponta não redutora. Com isso um resíduo de glicose é removido como glicose 1-fosfato. Ela atua até chegar a 3 carbonos antes do ponto de Ramificação.
Depois a Glicose 1-fosfato é transformada em Glicose 6-fosfato pela Fosfoglicomutase.
No fígado a Glicose 6-fosfato é transformada de novo em glicose.
A Enzima desramificadora de Glicogênio é a responsável por liberar Glicose do glicogênio onde tiver próximo (3 moleculas) de ramificações da seguinte forma: Quando tiver perto da ligação a1-6, ela vai mover três glicoses para a cadeia linear, pra dai outra enzima tirar essa glicose.
Regulação: A mobilização do Glicogênio é feita pela Fosforilase do Glicogênio, que é regulado alostericamente e por hormônios:
Existem dois tipos de Fosforilase: Fosforilase A (Forma ativa fosforilada) e a Fosforilase B (Forma inativa desfosforilada). Ela esta fosforilada quando a Fosforilase kinase B estiver ativa adicionando Pi a Fosforilase B, transformando-a em Fosforilase A. Esse processo é ativado pelo Glucagon e Epinefrina. Pra ser inativada, ou seja, desfosforilada, os residos de fosfato da Fosforilase A São removidos pela PPP1, transformando-a em Fosforilase B.

Outros materiais