Buscar

Novo Documento RTF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quest.: 1
1.Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que
 ( )a Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
( )o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
( )o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais.
( )pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
( )um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo científico.	
Quest.: 2
2. Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social. (BERGER, P. e BERGER, B. apud FORACCHI e MARTINS, 1977, p. 200). A partir da análise do texto podemos concluir que: a) A relação que a criança estabelece com o seu corpo não deveria ser de interesse das Ciências Sociais, mas apenas da Biologia; b) Os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade; c) As experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às nossas necessidades físicas, contém exclusivamente dimensões biológicas; d) O fenômeno tratado pelos autores corresponde ao conceito de socialização, que designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais; e) O desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade na qual estão inseridos. Indique a única alternativa que contém as premissas corretas:
( )Apenas b, c.
( )Apenas c, d, e.
( )Apenas a, c, e.
( )Apenas b, d, e.
( )Apenas a, b, c.
Quest.: 3
3. O CARÁTER ETNOCÊNTRICO DAS ATITUDES COTIDIANAS: UM DEBATE INICIAL: A história da humanidade é construída no tempo e no espaço, processo de produzir os meios necessários para a manutenção da vida, bem como, pela forma do homem se representar culturalmente. Assim, as manifestações culturais constituem o grande movimento humano em busca de espaços para se constituírem como sujeitos históricos. O etnocentrismo, objeto desse estudo moldou o comportamento humano e continua a determinar normas de conduta social que marca sobremaneira a sociedade contemporânea. Cada um age de acordo com o seu padrão cultural, e consequentemente o resultado desse comportamento é o julgamento negativo do padrão cultural do outro considerado diferente. Tudo o que for diferente é errado e rejeitado, apenas o modo próprio de ser é que é o correto. Este estranhamento em relação a outras culturas provoca atitudes preconceituosas, ao considerar um modo de vida superior a outro. Os estudos antropológicos buscam superar tais atitudes e apontar para algo novo na convivência humana, mas isso não significa ausência de conflitos. O conflito constitui a dinâmica própria do existir humano, mas julgar pessoas e populações a partir de um universo cultural determinado, configura a postura etnocêntrica e é isso que deve ser debatido. (Cleuza Proetti Yurassek, Valdair da Silva) Tomando como referencia o texto acima e seus conhecimentos sobre cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, alteridade e as abordagens antropológicas sobre esses conceitos, considere as asserções abaixo atentando-se para o que é V (Verdadeiro) e o que é falso F (Falso) nas afirmações: 1. O nacionalismo exacerbado não se constitui em uma via para o etnocentrismo, mesmo quando se manifesta por meio de comportamento agressivo, de atitudes de superioridade e de hostilidade. 2. A ausência de alteridade e a presença do etnocentrismo explicam por que algumas práticas dos índios da costa brasileira, como a antropofagia e a nudez, foram condenadas e consideradas selvagens pelos europeus. 3. Uma avaliação dos padrões culturais de um determinado povo que não é feita em relação ao contexto cultural do próprio povo, mas de acordo com os valores éticos e morais predominantes na cultura daquele que avalia caracteriza-se como uma atitude etnocêntrica. 4. Negar o etnocentrismo significa posicionar-se a favor de uma atitude que consiste em supervalorizar a própria cultura e considerar as demais como inferiores, selvagens, bárbaras e atrasadas. 5. A afirmação do princípio de alteridade é a negação do etnocentrismo. Afirmar a alteridade significa, então, fazer um apelo ao homem para reconhecer-se no outro, na alteridade. A sequencia correta é: ( )1 (F) - 2(F) - 3(F) - 4(F) - 5(V)
( )1 (F) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)
( )1 (V) - 2(V) - 3(F) - 4(V) - 5(V)
( )1 (F) -2(V) -3(V) - 4(F) - 5(V)
( )1 (V) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)
Quest.: 4
4. Todo sistema cultural está sempre em mudança. Entender essa dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Da mesma forma que é fundamental para a humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário entender as diferenças dentro de um mesmo sistema. Esse é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e ¿admirável mundo novo¿ do povo. LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008 (adaptado).
 
O sistema cultural de um povo ou grupo social é um dos temas por excelência das análises das Ciências Humanas. Sobre isso, analise as afirmativa abaixo:
I. Segundo a análise antropológica, a cultura pode ser definida a partir de um único sistema de valores, normas e crenças que afeta toda a humanidade, independentemente de sua história ou particularidade.
II. Cultura, conforme as definições das Ciências Sociais, é todo o conhecimento que uma pessoa ou grupo possui. Dessa forma, é possível diferenciar indivíduos que possuem cultura dos indivíduos que não possuem cultura.
III. A cultura é inerente aos seres humanos, não existindo fora deles.
IV. O sistema cultural de um povo ou grupo social não é estático, mas absorve, muitas vezes, elementos externos ou cria novos, sendo, portanto, transformado continuamente.
( ) I, II e III.
( ) II, III e IV.
( ) III e IV.
( ) I e IV.
( ) I, II, III e IV.
Quest.: 5
5. As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas científicas que estudam os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Elas têm como objeto de estudo
( ) Tudo o que diz respeito às naturezas humanas.
( ) Tudo o que diz respeito às criações humanas.
( ) Tudo o que diz respeito aos conhecimentos humanos.
( ) Tudo o que diz respeito às culturas humanas.
( ) Tudo o que diz respeito às mentes humanas.

Outros materiais