Buscar

Resumo de obstetrícia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBSTETRÍCIA
DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO
O diagnóstico de gestação baseia-se na história, no exame físico e nos testes laboratoriais. Presume-se gestação quando houver:
Manifestações clínicas: além de náuseas e vômitos, há tonturas, salivação excessiva, mudança de apetite, aumento na freqüência urinária.
Modificações anatômicas: aumento do volume das mamas, com identificação dos tubérculos de Montgomery, saída de colostro pelo mamilo (primeiro leite da amamentação – pode sair a partir do 4° mês de gestação), coloração violácea vulvar (sinal de Jacquemier), sinal de Hunter, Rede venosa de Haller e cianose vaginal e cervical (sinal de Chadwick).
A certeza da gestação vem com a ausculta dos batimentos cardíacos fetais – audíveis com o sonar Doppler a partir da 12° semana e com o estetoscópio de Pinnard a partir da 18ª à 20ª semanas – com a percepção dos movimentos fetais ou pela ultrassonografia.
nascimento pré-termo
Define-se como pré-termo aquele cuja gestação termina entre a 20ª e a 37ª semanas ou entre 140 e 257 dias após o primeiro dia da última menstruação (DUM). Gestações interrompidas antes da 20ª semana são consideradas abortamentos. Gestações que duram mais do que 42 semanas são consideradas pós-termo.
	Recém-nascidos com menos de 2.500g são considerados de baixo peso, os com menos de 1.500g são considerados de muito baixo peso e com menos de 1.000g, de elevado baixo peso.
gestação pós-termo
Define-se como pós-termo aquela cuja gestação ultrapassa 42 semanas ou 294 dias calculados a partir do priemiro dia da última menstruação (DUM); a gestação pós-data é definida como aquela que passa da data provável do parto (DPP); e a gestação pós-madura refere-se às alterações encontradas no recém nascido decorrentes do parto pós termo.
parto
fases clínicas do parto
As fases clínicas do parto são divididas em quatro períodos, denominados períodos clínicos do parto:
Primeiro período: dilatação
Segundo período: expulsão
Terceiro período: dequitação
Quarto período: primeira hora pós-parto
Primeiro período: dilatação
É o intervalo desde o início do trabalho de parrto até a completa dilatação. Na fase latente, apresenta duração variável e caracteriza-se pela dilatação lenta do colo – velocidade de dilatação < 1,2 cm/hora – até os 3 cm, e padrão contrátil irregular. A fase ativa caracteriza-se pleo período de dilatação rápida – velocidade de dilatação ≥ 1,2 cm/hora – e padrão contrátil regular e doloroso.
Segundo período: expulsão
Compreende o período entre a dilatação completa e o desprendimento do feto.
Terceiro período: dequitação
É o período de tempo entre a expulsão do feto e a expulsão da placenta.
Quarto período:
É a primeira hora após a expulsão da placenta.

Outros materiais