Buscar

Avaliação virtual 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação virtual 2
Conhecimento e informação estão interligados, isto é, informação gera conhecimento, o que quer dizer que um alimenta o outro. No entanto, Gestão da Informação (GI) não pode ser confundida com Gestão do Conhecimento (GC)! Os processos de Gestão da Informação antecedem os processos de Gestão do Conhecimento.
Nessa perspectiva, assinale a alternativa que diz respeito a uma atividade-base relacionada à Gestão da Informação (GI):
a)Mapear e reconhecer fluxos informais;
b)Criar espaços criativos dentro da corporação;
c)Desenvolver competências e habilidades voltadas ao negócio;
d)Manter a cultura organizacional rígida em relação ao compartilhamento de informações;
e)Mapear e reconhecer fluxos formais.Alternativa assinalada
2)
Quando as pessoas falam da gestão do conhecimento, a conversa geralmente deriva para enunciações altamente abstratas e filosóficas. Mas existe um mundo real da gestão do conhecimento.
Fonte: DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 173.
Levando em consideração as ideias de Davenport e Prusak (1998), renomados estudiosos da gestão do conhecimento, analise as afirmações a seguir e classifique cada uma delas em V (Verdadeira) ou F (Falsa):
1. A matriz de competências é uma lista que contém as competências dos trabalhadores. Sua finalidade é identificar os profissionais mais adequados para desenvolver determinada função.
2. A transferência de conhecimentos entre trabalhadores novatos e veteranos contribui para que o know-how de uma organização seja preservado.
3. Aplicar metodologias testadas antecipadamente em projetos-piloto amplia as possibilidades de que a implantação da gestão do conhecimento seja bem-sucedida.
4. Clientes e fornecedores são algumas fontes importantes de informações e de criação do conhecimento para melhoria de processos, produtos e serviços.
5. A gestão do conhecimento requer a promoção de novos papéis dos colaboradores e novas maneiras de relacionamento e de gerir as organizações.
Identifique a sequência correta das afirmações:
a)1 V – 2 V – 3 F – 4 V – 5 V.
b)1 V – 2 V – 3 V – 4 V – 5 V.Alternativa assinalada
c)1 V – 2 F – 3 V – 4 F – 5 V.
d)1 F – 2 V – 3 V – 4 V – 5 V.
e)1 F – 2 F – 3 F – 4 V – 5 V.
3)A gestão do conhecimento pode começar por um problema empresarial relacionado com o conhecimento, como perda de clientes, produtos mal desenhados, perda de pessoas-chave ou redução do índice de vitórias de contratos de prestação de serviços. Todos esses são problemas atribuídos à má gestão do conhecimento.
Fonte: DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 198.
As estratégias consistem na definição das metas e dos objetivos a serem alcançados. Quando as estratégias organizacionais são bem estabelecidas, os problemas, como os apontados por Davenport e Prusak (1998), tendem a ser evitados.
Identifique os fatores estratégicos relacionados à gestão do conhecimento:
I. Podemos citar três objetivos estratégicos: liderança de produto, intimidade com o cliente e produtividade e qualidade.
II. As estratégias de negócios devem estar alinhadas à gestão do conhecimento.
III. Estabelecer políticas e práticas de gestão de pessoas que favoreçam a disseminação e criação de conhecimento é um fator crítico de sucesso para gerir conhecimento.
IV. A cultura organizacional, a orientação direcionada a processos e a avaliação de resultados dependem, entre outras coisas, das decisões da alta administração da empresa.
V. Para traçar as estratégias, deve ser considerado especificamente o ambiente interno que exerce influência na gestão de uma empresa.
Assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras:
a)II, III, IV e V, apenas.
b)I, II e IV, apenas.
c)II, III e IV, apenas.
d)I, II, III, IV e V.
e)I, II, III e IV, apenas.Alternativa assinalada
4)Criatividade e inovação caminham juntas! Assim como a inovação, a criatividade pode encontrar soluções para problemas. A criatividade é uma competência essencial nos dias atuais e, de acordo com Gramigna (2002, p. 55), "é a capacidade para conceber soluções inovadoras viáveis e adequadas para as situações apresentadas". Vale lembrar que se trata de uma competência que pode ser estimulada e desenvolvida nas pessoas nos mais diferentes ambientes, como o educacional e o organizacional.
Pensando nessa importante competência, podemos afirmar que:
I. Pessoas criativas tem em comum determinadas características como fluência e flexibilidade de ideias;
II. Pessoas criativas apresentam dificuldade de aceitação diante de situações ambíguas e que envolve riscos;
III. Pessoas criativas tendem a ampliar e implantar suas ideias, são ousadas, curiosas e automotivadas.
É correto o que se apresenta apenas em:
a)I, II e III.
b)I e III;Alternativa assinalada
c)I e II;
d)I;
e)II.
5)O conhecimento é um elemento fundamental para que as empresas gerem competitividade e ganhos. Para tanto, deve-se valorizar a inovação e a aprendizagem organizacional. O know-how da organização, que se configura por meio do conhecimento de seus colaboradores, é que garante o seu diferencial que, por sua vez, contribui para que a empresa se destaque perante as demais.
A habilidade de uma empresa garantir os resultados diz respeito à sua capacidade de colocar em prática o know-how adquirido ao longo do tempo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de know-how.
a)Conjunto de informações dos concorrentes que evitam falhas nos processos;
b)Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes voltados à vida pessoal do trabalhador;
c)Conjunto de conhecimentos explícitos que indicam o conjunto de informações descartadas;
d)Conjunto de conhecimentos práticos, em que se incluem fórmulas, tecnologias, técnicas, procedimentos.Alternativa assinalada
e)Capacidade da empresa de se ocultar para preservar sua imagem no mercado de trabalho.

Outros materiais