Buscar

CASO 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO 1? Reflexos da decisão do STF que acolheu a socioafetividade e a multiparentalidade? Às Portas da primavera o Supremo Tribunal Federal aprovou uma relevante tese sobre direito de família,R: Da intervenção mínima do estado nas relações familiares, do melhor interesse da criança e da adolescente multiplicidade das entidades familiares. 
Questão objetiva: São inovações do Direito de Família, exceto:
c) O reconhecimento do casamento como única fonte de família e a união estável como
Realidade periférica;
Caso Concreto2 Camila quando completou 18 anos de idade, descobriu ser irmã de Gabriel, 16 anos, filho de um relacionamento extraconjugal de seu pai com Eleonor R: não existe vinculo de parentesco por consanguinidade na linha colateral, de 2 grau. O fato de serem filhos somente do mesmo pai não afasta o parentesco. A cf traz o princípio da isonomia entre os filhos, não havendo distinção entre os filhos nascidos dentro ou fora do casamento.
Questão objetiva: Lisbela possui um irmão chamado Gregório que é casado com Silmara. c) por afinidade em linha colateral de segundo grau.
Caso Concreto3
Luana tem 14 anos de idade e há seis meses, com o consentimento expresso de ambos os pais, reside com Danilo (17 anos), seu namorado há quase dois anos. R: entretanto, a questão não e pacifica, e parte da jurisprudência tem aceitado o suprimento judicial quando já tiver sido estabelecido a situação de união do casal, após serem ouvidos os nubentes, puder o juiz identificar que eles possuem maturalidade e discernimento para o matrimonio. o recurso cabível e a aplicação cível.
Questão objetiva:(PCMA 2012) A respeito do instituto do casamento, analise as afirmativas a seguir. E: se todas as afirmativas estiverem corretas.
Caso concreto:4
Leonardo e Ana após passarem por todo o processo de habilitação para o casamento e de posse do certificado de habilitação, agendam, perante o oficial do registro, dia, hora e local para a celebração do casamento. a) em razão do ocorrido, o casamento poderia ser retomado em continuidade por outro oficial que se fizesse presente? R: sim, pois nubentes passaram por todo processo de habilitação para o casamento sendo assim eles poderiam retomam a cerimonia se houver uma outra autoridade competente no local e se assim tiverem vontade. b) Leonardo e Ana podem ser considerados casados? R: Leonardo e Ana só serão considerados casados após assinarem a certidão de casamento perante uma autoridade competente no caso como a celebração não foi finalizado, os nubentes, não ate considerados casados. Questão objetiva:(MPE-MG-2012). Quanto ao processo de habilitação para o casamento, é INCORRETO Afirmar. d) a eficácia da habilitação será de 120 (cento e vinte) dias a contar da data em que foi extraído certificado.
Caso Concreto 5. Quando eu tinha 18 anos minha mãe se casou com João, então com 50 anos. Por dois anos foram casados e felizes, mas minha mãe acabou morrendo em 2006 em virtude de um câncer de mama tardiamente descoberto e que lhe retirou a vida em pouquíssimos meses. R: ela e João são parentes por afinidade na linha reta, e tal vinculo indissolúvel, portanto, trata-se de causa impeditiva, que gera a nulidade absoluta de casamento celebrado, qualquer tempo e por qualquer interessado, inclusive o ministério Caso Concreto 5. Quando eu tinha 18 anos minha mãe se casou com João, então com 50 anos. Por dois anos foram casados e felizes, mas minha mãe acabou morrendo em 2006 em virtude de um câncer de mama tardiamente descoberto e que lhe retirou a vida em pouquíssimos meses. R: ela e João são parentes por afinidade na linha reta, e tal vinculo indissolúvel, portanto, trata-se de causa impeditiva, que gera a nulidade absoluta de casamento celebrado, qualquer tempo e por qualquer interessado, inclusive o ministério Caso Concreto 5. Quando eu tinha 18 anos minha mãe se casou com João, então com 50 anos. Por dois anos foram casados e felizes, mas minha mãe acabou morrendo em 2006 em virtude de um câncer de mama tardiamente descoberto e que lhe retirou a vida em pouquíssimos meses. R: ela e João são parentes por afinidade na linha reta, e tal vinculo indissolúvel, portanto, trata-se de causa impeditiva, que gera a nulidade absoluta de casamento celebrado, qualquer tempo e por qualquer interessado, inclusive o ministério público, conforme previsto nos artigos 1548 e1549do código civil.
Questão objetiva:(TJPE 2013) São impedidos de casar: E: o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do Adotante.
Caso concreto 6 Um agricultor do interior do Estado, ‘humilde e ingênuo’, casou-se há dois meses com bonita moça da cidade que havia conhecido numa das feiras de domingo. Após alguns meses de namoro, casaram-se pelo regime de comunhão universal de bens (sugerido pela própria moça). R: embora não esteja expressamente prevista no código civil, a hipótese em questão, a jurisprudência entendendo que a audiência de afeto e o mero interesse patrimonial por parte de um dos cônjuges poderá levar o outro a pedira anulação do casamento com base no erro essencial, que poderá ser proposta no prazo de 3anos, contados da data da celebração do casamento
Questão objetiva (MPPR 2013). É hipótese de nulidade do casamento:
b) O casamento com infringência de impedimento.
Caso Concreto7
Thiago e Deise se casaram em maio deste ano, mas no processo de habilitação esqueceram de informar que Thiago adotaria o sobrenome de Deise. R: a inclusão do sobrenome do outro cônjuge deve ser solicitada no momento do pedido de habilitação. Entretanto, caso não tenha sido efetuado nesse momento, e possível que ela se de através de ação judicial promovida por ambos os conjugues na constância do casamento.
Questão objetiva: (DPE-SC técnico administrativo 2013) assinale a alternativa correta de acordo com o código civil brasileiro. D: e admissível alteração do regime de bens, mediante pedido motivado de ambos os cônjuges ao juiz, apurada a em procedência das razoes invocadas e ressalvados os direitos de terceiros.

Outros materiais