Buscar

EF 2Feira-1.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Os povos antigos se envolviam com a prática do esforço físico em diversos setores de suas vidas. Tinham necessidade de fazer força e usar a precisão para caçar e carregar o alimento até a aldeia. Lutavam contra predadores e inimigos usando o corpo e ferramentas, tais como machados e lanças. Faziam longas caminhadas levando cargas e crianças quando migravam ou fugiam de inundações e incêndios. Usavam exercícios em brincadeiras que serviam de educação para as crianças, em que estas imitavam as ações adultas em jogos. Em qual outra área da vida dos povos antigos o esforço físico era uma ação comum?
a) Nos jogos esportivos regulamentados e sistematizados, de acordo com a cultura de cada povo.
b) Nas festividades religiosas e ritos de passagem, em que danças, lutas e corridas eram praticadas.
c) Nos circos, onde ocorriam corridas de bigas e lutas de gladiadores.
d) Nas feiras livres, onde os palhaços e malabaristas entretinham o público com exercícios ginásticos e contorcionismos.
e) Nas fazendas, onde a lida com o gado e a colheita tomava muito tempo e esforço dos agricultores.
2 - No Egito Antigo, diversas manifestações de atividades e exercícios físicos foram deixados como registro em escritos e em pinturas. Nelas, pode-se ver uma grande variedade de exercícios ginásticos, carros de guerra, guerreiros conduzindo carros, retesando arcos, exercícios equestres, entre outros. Quais eram as circunstâncias dessas práticas atléticas no Egito Antigo?
a) O povo todo participava dos treinamentos físicos como sinal de evolução civilizatória e bem-estar social e planejamento de campanhas higiênicas.
b) Apenas as crianças praticavam exercícios nas escolas, já os adultos preferiam assistir espetáculos realizados em grandes arenas feitas para entreter a população e apaziguar conflitos sociais.
c) Os exercícios físicos eram praticados apenas no processo de treinamento militar e em apresentações em que o próprio faraó demonstrava suas habilidades atléticas, que eram imortalizadas de forma aumentada em poemas e gravuras reforçando sua superioridade divina.
d) Havia escolas do Estado responsáveis pela formação dos jovens egípcios. Nessas escolas todos os moradores do Egito, livres ou escravos, eram treinados de acordo com uma ética guerreira rigorosa.
e) No Egito, as práticas atléticas foram desvirtuadas e estavam associadas a rituais pagãos cheios de ritualística, em que oferendas e sacrifícios eram feitos junto aos jogos e disputas.
3 - 4 – A Grécia foi, na Antiguidade, uma referência de civilização com elevadíssimo nível de desenvolvimento cultural, científico e filosófico. Apesar de ser uma região habitada por povos de mesmas origens, com a mesma religião mitológica e língua, as cidades gregas eram politicamente autônomas e culturalmente diferentes. Esparta era uma grande potência militar terrestre, com regime monárquico autocrático e uma sociedade essencialmente militarizada; já Atenas era uma grande potência militar marítima, regime político democrático e oligárquico, uma cidade destinada à plena vida política de seus cidadãos. No que tange aos exercícios, eram diferentes.
Considere as afirmativas:
I – Em Esparta as crianças eram retiradas dos seus lares e eram educadas em escolas do Estado, que a preparariam para a vida e para a guerra em um rigoroso regime de exercícios físicos.
II – Em Atenas os jovens frequentavam diversas escolas privadas acompanhados de seus tutores, a educação visava uma formação integral, tornando o cidadão apto à vida política na cidade.
III – A educação militar em Atenas acontecia por volta dos 18 anos na Efebia.
IV – Em Esparta a filosofia era a principal disciplina da educação.
V – Em Atenas as meninas tinham educação bastante completa com o treinamento de exercícios ginásticos, lutas e atletismo.
Estão corretas apenas afirmativas:
a) I, II e III.	b) I, II e IV.	c) I, II e V.	d) I, III e IV.		e) I, III e V.
4 - Os Jogos Olímpicos da era antiga aconteciam na cidade sagrada de Olímpia, onde se encontrava o santuário de adoração a Zeus, deus supremo do Panteão Grego. Os Jogos aconteciam a cada quatro anos em meados do mês de setembro e duravam cerca de 15 dias. Nos Jogos aconteciam cerimônias religiosas, festivais artísticos, reuniões entre as delegações das cidades participantes, a doação de oferendas ao senado olímpico e disputas atléticas em homenagem a Zeus. Três meses antes dos Jogos, o senado olímpico enviava mensageiros a todas as cidades da Grécia e proclamavam o período de trégua sagrada, quando todas as cidades gregas deveriam respeitar a paz para que os atletas e delegações pudessem se apresentar em Olímpia. Em 1896, sob a liderança do Barão Pierre de Coubertin, os Jogos Olímpicos foram retomados na era moderna. Qual é o principal ponto de divergência entre os Jogos antigos e os Jogos modernos?
a) Os Jogos antigos eram realizados para celebrar a paz entre os povos, enquanto os Jogos modernos estão focados em disputas esportivas, visando enaltecer o melhor desempenho humano em cada modalidade esportiva.
b) Os Jogos antigos premiavam os atletas com coroas de ramos de oliveira, enquanto os jogos modernos oferecem medalhas de ouro, prata e bronze para os participantes.
c) Os Jogos antigos eram uma festividade religiosa, enquanto os Jogos modernos são estritamente esportivos e desestimulam manifestações religiosas ou políticas.
d) Os Jogos antigos eram realizados apenas na cidade de Olímpia, enquanto os Jogos modernos são itinerantes e as cidades sedes são sempre diferentes e escolhidas por votação pelos membros do COI.
e) Os Jogos modernos tinham apenas algumas provas, tais como as corridas, lançamento de disco e dado, lutas, corridas de bigas e saltos, enquanto os Jogos modernos contam com mais de 30 modalidades esportivas distintas.
5 - Em Roma houve um período áureo para o exercício, quando os romanos tinham por hábito a prática de exercícios e cuidados higiênicos para com o corpo. Nesse período foram construídas muitas termas públicas, piscinas de fonte termal aquecida em que os cidadãos se reuniam para os exercícios, massagens e cuidados corporais. O povo romano adotou o critério do equilíbrio com o corpo. As termas floresceram sobretudo no período republicano (300 a 27 a.C.).
O que foi característico do movimento corporal humano no período imperial de Roma?
a) O avanço para formas mais elaboradas de treinamento que visavam à estética.
b) O retrocesso para a condição de espectadores de espetáculos sangrentos de lutas até morte disputadas por gladiadores.
c) A substituição das práticas higiênicas das termas, consideradas imorais, pela natação utilitária aplicada no treinamento militar.
d) O crescimento da procura pelas termas, que passaram a ser grandes centros de lazer, que recebiam diariamente milhares de pessoas para banhos em águas quentes.
e) A proibição das atividades de exercícios das termas pela igreja cristã, devido à divergência de tolerâncias culturais.
6 A queda do Império Romano foi ocasionada por uma série de fatores conjugados e permitiu o surgimento de uma nova ordem social caracterizada pela divisão do império em feudos, pequenas propriedades rurais dominadas por um senhor de origem nobre, submisso ao seu suserano, nobre de maior título, que por sua vez era subjugado pelo rei de cada uma das pequenas unidades políticas, resultantes da fragmentação do Império. A Igreja católica tratou de fazer alianças com esses reis de origens bárbaras e gradativamente impôs a cultura cristã a eles.
Pode-se dizer que a ruína do Império Romano se deve:
I – À perda de identidade divina do imperador, que aceitou a Igreja como religião oficial do estado após o Édito da Tessalônia.
II – Ao agravamento da crise econômica, devido às grandes extensões territoriais e ao grande contingente militar a ser sustentado e à falta de novas conquistas e pilhagens.
III – Á degeneração dos Jogos Olímpicos, em que atletas mercenários disputavam os jogos por prestígio e em troca de ricas recompensas oferecidas pelas cidades.
IV – À perda de apoio gradativado exercício, que com a escassez do soldo e com a diminuição da conquista de nova terras e riquezas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II		b) I e III		c) I, II e III		d) I, II e IV		e) II, III e IV
7 - A Educação Física moderna sofreu influências dos pensadores iluministas do século XVII e XVIII, dentre eles se destacou Jean Jacques Rousseau (1712-1778), cuja obra colaborou com a criação de um novo método educacional e uma nova visão de homem. Russeau afirmava que a criança deveria ser educada livre das influências negativas dos pais e das instituições da sociedade, sobretudo da Igreja, grande condutora ideológica da época. Para Russeau, a educação deveria estar na autonomia da vontade e na razão. Russeau valorizava em seus preceitos educativos a formação moral e física do jovem. Essa condição abriu espaço para o desenvolvimento da Educação Física e influenciou um grande número de estudiosos e pedagogos em diversos países da Europa, culminando com o surgimento das Escolas Ginásticas. O movimento pedagógico de grande envergadura que introduziu o exercício nas rotinas escolares foi adaptado à situação turbulenta dos países no século XIX. Referente ao Movimento Ginástico Europeu, pode-se dizer que:
I – A ginástica foi implantada nos países da Europa no início do século XIX com o intuito de desenvolvimento estético harmonioso do corpo.
II – A ginástica serviu de instrumento auxiliar na formação de um povo forte e viril, apto a trabalhar e lutar pelo processo de formação dos países europeus.
III – A ginástica foi introduzida em diversos setores da sociedade, nas escolas, nas fábricas, no exército e praticada por indicação médica com propósitos higiênicos.
IV – A ginástica foi focada apenas no desenvolvimento humanístico pessoal de cada praticante, revisando de forma moderna os ideais de formação integral da Paidéia.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II		b) I e III		c) I e IV		d) II e III		e) II e IV
8 - Após a metade do século XX, o esporte sofreu diversas modificações relacionadas aos avanços sociais e tecnológicos do período e passou a ser considerado uma atividade com características contemporâneas. Quais são as principais características do esporte contemporâneo?
a) Regras bem definidas, estabelecidas junto às escolas aristocráticas inglesas.
b) Características financeiras de um grande negócio, envolvimento direto com a mídia e com patrocinadores.
c) Violência exagerada gerada pela alta competitividade das equipes e das torcidas organizadas.
d) Disputa atrelada à realização de cerimônias religiosas oferendas e sacrifícios feitos a deuses pagãos.
e) Exercícios realizados para manter a sobrevivência da espécie humana, caça, pesca, fuga e locomoção.
9 - O movimento ginástico europeu ganhou corpo no início do século XIX com o desenvolvimento de diversas publicações, abordando métodos de ginástica e com a aplicação desses exercícios no ambiente escolar. É evidenciado que a ginástica foi utilizada pelos governantes europeus para o fortalecimento do povo visando à formação de um país soberano e unido, preparado para trabalhar e lutar pela pátria. Faça uma comparação entre os objetivos do movimento ginástico europeu e os propósitos e características da educação grega na cidade de Esparta no século V a.C
10 - O esporte educacional deve ser orientado para a construção de valores formativos e da cidadania dos praticantes. No entanto, sabe-se que esse direcionamento depende muito da conduta persistente e atenta do professor de Educação Física. O esporte por si só não é capaz de educar a criança, e a exposição da criança ao esporte de rendimento sem qualquer tratamento pedagógico pode, inclusive, reforçar valores pouco desejáveis, tais como a violência, a exclusão, o individualismo, a hipercompetitividade, a deslealdade e a desonestidade. Explique quais são os possíveis valores formativos a serem desenvolvidos pelo esporte e como eles podem ser benéficos para crianças e jovens.

Continue navegando