Buscar

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA
5a aula Aluno: JOSEPH ARIVANAS
	
	
	
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O pensamento marxista pode ser interpretado como uma resposta ao pensamento conservador, representado, sobretudo:
		
	 
	Pela História Nova
	
	Pelo Pan-germanismo
	
	Pela história quantitativa
	 
	Pelo Positivismo
	
	Pelo nacionalismo
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo ¿ sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apoiam. Para ele, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as demais relações sociais. Em outras palavras, para viver, os homens têm de, inicialmente, transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos, fabricar utensílios, etc., sem o que não poderia existir. Para Marx qual é o ponto de partida para o estudo de qualquer sociedade?
		
	
	Identificar as classes sociais dentro da produção, passo principal para identificar os vários modos de produção na história, ou seja, do primitivo ao capitalista e as relações de exploração do homem peio homem.
	 
	As relações sociais que os homens estabelecem entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza, ou seja, a produção é a raiz de toda a estrutura social, que condiciona a política, as classes, a cultura e todo o resto da sociedade.
	
	Identificar as várias fases do sistema social capitalista e como se estabelecem as relações sociais de produção, bem como a apropriação por parte da burguesia das riquezas produzidas pela classe operária.
	
	Identificar dentro da estrutura social o papel na produção da classe dominante e a formação do estado, elemento que cria as classes sociais.
	
	As condições materiais e espirituais de cada comunidade ou grupo social.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quando analisamos o pensamento de Karl Marx e sua relação com a própria construção da história, vimos a importância desse pensador para a evolução da história e suas reflexões. Marx trouxe grandes inovações para a história em relação à filosofia da história e dentre as mais importantes podemos destacar:
		
	 
	A criação do materialismo histórico
	
	O surgimento da micro-história
	
	O surgimento da temporalidade filosófica
	
	A criação da Escola dos Annales
	
	O desenvolvimento do racionalismo enquanto pensamento ocidental
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marx foi um autor muito importante para disciplina da História e em suas obras desenvolveu uma concepção para a teoria da histórica. Sobre a sua teoria, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Criação do materialismo histórico, que trazia um conceito novo para a interpretação dos acontecimentos sociais, pois chamava fatores técnicos e econômicos para a leitura e compreensão da história
	
	A concepção histórica marxista voltava-se para fatos reais e concretos da existência humana.
	
	Marx trouxe o conceito de Revolução para a História e suas análises foram fortemente influenciadas pelo pensamento positivista que rejeitava conceitos metafísico.
	
	Sua noção da história estava inserida em uma ideia de processo e progresso como algo que surge a partir do próprio desenvolvimento dos acontecimentos.
	 
	Segundo a concepção da história para Marx, existia a ideia de um espírito absoluto nas sociedades, que tornou a humanidade apenas uma massa que o possuía e o transportava de forma inconsciente.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O que Karl Marx quis dizer ao afirmar "Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado"?
		
	
	Trabalhando com o conceito de luta de classes, Marx quis enfatizar que o resultado da luta de classes depende sempre de uma força externa às classes envolvidas.
	 
	Dando ênfase ao modo de produção, Marx quis com isso dizer que o processo histórico se em um caráter evolutivo e material, pois as sucessivas gerações herdam determinadas características produtivas de sua antecessora e as transformam para as próximas.
	
	Criticando o sistema capitalista, Marx com essa afirmação desejava o seu fim, quando finalmente os homens poderiam fazer a própria história sem interferências externas, por sua livre vontade.
	
	Marx quis dizer que as mudanças históricas só podem ser explicadas por agentes metafísicos, ou seja, que estão fora da história, e que determinam as escolhas feitas pelos seres humanos.
	
	Crítico da religiosidade excessiva do mundo Ocidental, Marx não acreditava nas noções cristãs de livre-arbítrio, concentrando suas análises na ciência antiteológica, o que fazia dele um cientista antenado com as tendências europeias do século XIX.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A corrente marxista do pensamento historiográfico valorizava, sobretudo:
		
	 
	A história baseada na luta de classes e nas transformações econômicas
	
	A história da cultura como meio para a compreensão dos grupos sociais
	
	Os embates entre os estados e as disputas de poder político e econômico
	
	A análise das transformações políticas
	
	As tradições culturais que dariam origem a classe operária
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Certamente, o conceito "ideologia" é um dos mais importantes do pensamento marxista. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a definição o sentido marxista de ideologia.
		
	
	Para Marx, a ideologia é a luta entre as classes sociais que serve como motor da história do capitalismo.
	
	Para Marx, a ideologia é o produto das relações amistosas entre a burguesia e o proletariado, como, por exemplo, o Estado de Bem Estar Social.
	
	Para Marx, a ideologia é a superstrutura produtiva dentro da qual as pessoas se organizam em classes sociais.
	
	Para Marx, a ideologia é toda e qualquer ação revolucionária organizada pelos sindicatos dos trabalhadores.
	 
	Para Marx, a ideologia é o falseamento da realidade produzido pelas elites burguesas e destinada a esconder a exploração do proletariado.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O marxismo baseia-se na concepção:
		
	
	espiritualista e dialética da história
	
	empírica e científica da história
	 
	materialista e dialética da história
	
	positivista das idéias
	
	materialista e empiricista das análises científicas
	
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Josué 1:5

Outros materiais