Buscar

Slides Freud

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Psicanálise (1876) Sigmund Freud (1856-1939) 
*
Psiquiatra de origem austríaca, Freud (1856-1939) é o fundador da psicanálise, que é um método de investigação usado no tratamento das neuroses através da compreensão e integração das determinações inconscientes da experiência humana pelo processo de análise. Nasceu: 6 de maio de 1856 Morreu:23 de setembro de 1939
*
MENTE HUMANA
ICEBERG
CONSCIÊNCIA
IMPULSOS, SENTIMENTOS, PAIXÕES, SENTIMENTOS REPRIMIDOS QUE EXERCEM PRESSÃO SOBRE AS PERCEPÇÕES E PENSAMENTOS 
*
Teoria: conhecimento sistematizado acerca da estrutura e funcionamento da vida psíquica.
Método: Investigativo, busca de significados do encoberto, oculto
Objetivos: autoconhecimento / cura
Do método catártico à livre associação 
*
INCONSCIENTE
Conjunto de conteúdos que não estão na consciência.
È regido pelo processo primário, princípio do prazer, como uma tendência de evitar o sofrimento, a frustração. Manifesta-se nos atos falhos, sonhos e fantasias. É a instância onde ficam contidos os desejos reprimidos, censurados e afastados da consciência
*
Id: instinto, regido pelo princípio de prazer, lugar do inconsciente
Superego: dimensão psíquica da moral, estrutura-se pelas identificações com os progenitores, tem a função de censura
Ego: aprendido, cognitivo, influência do mundo externo, regido pelo principio da realidade
*
Complexo de Édipo
É um conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança sente em relação aos pais. O seu apogeu se dá entre os 3 e 5 anos. È um complexo organizador do psiquismo humano
*
Personalidade
Etapas:
oral, anal, fálica, latência e genital
*
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL SEGUNDO FREUD
*
Período de 0 a 2 anos aproximadamente. 
Características: a região do corpo que proporciona maior prazer à criança e a boca. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de alimentar proporciona satisfação ao bebê. 
Fase Oral
*
Fase Anal
Período de 2 a 4 anos aproximadamente
Características: Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres a zona de maior satisfação é a região do anus.
Ambivalência (impulsos contraditórios) 
A criança descobre que pode controlar as fezes que sai de seu interior, oferecendo-o à mãe ora como um presente, ora como algo agressivo. 
É nesta etapa que a criança começa a ter noção de higiene. 
Fases de birras. 
*
Fase fálica
Período de de 4 a 6 anos aproximadamente. 
Características: Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital. 
Inicialmente a criança imagina que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pênis. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não tem pênis porque este órgão lhe foi arrancado (complexo de castração). É neste momento que a menina tem medo de perder o seu pênis.
Neste período surge também o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e se rivalizar com o pai, e na menina ocorre o inverso.
*
Fase Latência
Período dos 6 anos até os 11, aproximadamente. 
Características: Nesta etapa do desenvolvimento a criança se caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais, isto é, há um “intervalo” na evolução da sexualidade. Os interesses das crianças estão mais voltados para as atividades escolares. Sublimação
*
Período a partir de 11 anos. 
Características: neste período, que tem início com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais, o adolescente passa a buscar, em pessoas fora de seu grupo familiar, um objeto de amor. 
A adolescência é um período de mudanças no qual o jovem tem que elaborar a perda da identidade infantil e dos pais da infância para que pouco a pouco possa assumir uma identidade adulta.
Fase Genital
*
Pré-consciente: 
Estritamente falando, o Pré-Consciente é uma parte do Inconsciente, uma parte que pode tornar-se consciente com facilidade. As porções da memória que nos são facilmente acessíveis fazem parte do Pré-Consciente. Estas podem incluir lembranças de ontem, o segundo nome, as ruas onde moramos, certas datas comemorativas, nossos alimentos prediletos, o cheiro de certos perfumes e uma grande quantidade de outras experiências passadas.
*
Buscam uma proteção contra as exigências pulsionais.
São eles:
Repressão, formação reativa, projeção, introjeção, reparação, negação, isolamento e sublimação.
Mecanismos de defesa:
*
Retirada de idéias, afetos ou desejos perturbadores da consciência, pressionando-os para o inconsciente
Repressão:
*
Fixação de uma idéia , afeto ou desejo na consciência, oposto ao impulso inconsciente temido. 
Ex:a limpeza contra o desejo de sujar.
Formação Reativa:
*
Sentimentos próprios indesejáveis ou indesejáveis são atribuídos a outras pessoas.
Projeção:
*
Características valorizadas em pessoas significativas para um sujeito podem ser introjetadas. O processo de introjeção ou internalização destes aspectos de pensamento ou comportamento produz identificação ou subjetivação. 
Introjeção:
*
Consiste em tentar compensar o que foi vivido/sentido, para cancelar suas conseqüências. A tentaviva de reparação de algo que gerou culpa através de uma mudança de atitude é um exemplo. 
Reparação:
*
É mais arcaica que a repressão.. A pessoa nega parte da realidade indesejável, bloqueia as impressões que se recusa a encarar.
Negação:
*
Tenta impedir a relação angustiante de uma representação incômoda de afeto, não suportada pelo sujeito.Ao isolar um sentimento, procura evitar a possibilidade do sujeito se deparar, de conectar com este.
Isolamento:
*
Expressa um funcionamento normal do Ego, representa a canalização dos impulsos, através de atividades compatíveis com as limitações impostas pelo ambiente.
Sublimação:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais