Buscar

Atividade de Aprendizagem 01Historia da Educação

Prévia do material em texto

Atividade de Aprendizagem 01 - História da Educação
1)Com a reforma protestante, a Igreja Católica reagiu à expansão do protestantismo. Sua principal iniciativa no campo educacional foi a criação de uma ordem religiosa jesuítica que se dedicou à moralização da Igreja e às construções de colégios pelo mundo afora, sendo correto afirmar que:
a)A ordem jesuítica foi a principal representante da Contrarreforma Católica no campo educacional, fundando as bases do ensino tradicional europeu, difundindo-se, também, por outras partes do mundo.
2)De que forma o dualismo educacional expressava-se na educação grega da Antiguidade?
a)Na Grécia Antiga, mesmo com seu grande desenvolvimento filosófico, somente os membros das famílias proprietárias de terras e dos comerciantes tinham acesso ao saber sistematizado, enquanto que as mulheres, estrangeiros e escravos eram privados desse conhecimento.
3)Nos Tempos Homéricos, duas importantes obras serviram de referência para a educação dos gregos. São elas:
a)Ilíada e Odisseia, de Homero
4)No final do período medieval, existiram intensos conflitos entre a educação laica e a religiosa. A Igreja não admitia perder o monopólio do conhecimento. Sendo assim, a Santa Inquisição surgiu, a partir do século XII, para:
a)Apurar os “desvios da fé”, o que resultou, no campo educacional, com a queima de livros, censura de publicações, controle do conhecimento, punição, tortura e mortes contra os que questionavam os dogmas católicos.
Por incrível que pareça todas são letra A

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes