Buscar

Avaliação prática - Marketing Fundamentos e Processos - CT

Prévia do material em texto

Marketing Fundamentos e Processos - CT
Aluno (a): Thiago Lemes
Data:18/04/2018_.
Avaliação Prática 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Avaliação contém 10 (dez) questões, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta.
Ao terminar, grave o arquivo com o nome Avaliação Prática.
Envio o arquivo pelo sistema.
1. Explique a que se destinam e quais as funções da administração de marketing.
Satisfazer as necessidades dos consumidores, determinando quais produtos e serviços são mais interessantes aos consumidores, e a melhor maneira para descobrir essa estratégia.
É o elo entre o que a empresa produz e a informação que o consumidor final recebe.
Administrador de Marketing cria uma relação entre a empresa de propaganda e o cliente seja ele interno ou externo, exercendo a facilidade de comunicação entre ambos.
2. Quais as possibilidades de orientação mercadológica e em que se baseiam?
Ter ciência e utilizar constantemente de pesquisas para elaborar suas estratégias, antecipando passos de seus concorrentes, premeditando suas ações, desbravando novos nichos através de análises de viabilidade. Deve possuir empatia e criatividade, considerando fatores emocionais de seus clientes e detentor de responsabilidade social, planejando concomitantemente objetivos mercadológicos e empresariais.
Baseia-se, principalmente, em encontrar melhorias e possíveis problemas dentro de sua empresa, eliminando incertezas nas decisões e aprimorando a inteligência de mercado e inteligência competitiva.
3. Qual a importância do planejamento estratégico nas ações corporativas?
O Plano Estratégico é uma ferramenta indispensável para o estabelecimento de uma Administração voltada para resultados.
Envolve todos os departamentos da empresa em atividades de planejamento, atribuindo-lhes parcelas de responsabilidade e compromisso para que se alcancem os objetivos de curto, médio e longos prazos da empresa.
Planejamento Estratégico Corporativo é, uma ferramenta indispensável para o Administrador que deseja alcançar uma posição competitiva vantajosa no mercado.
4. O que são as operações táticas de uma estratégia?
As táticas definem os meios e processos que se pretende utilizar / executar para aplicar a estratégia.
Um plano tático deve descrever Tópicos específicos, formatos e métodos de entrega da campanha planejada pela estratégia de marketing.
Alvos específicos a serem atingidos pelas campanhas de marketing, com planejamento de tópicos, datas e conteúdo.
Detalhes em relação à pesquisa de marketing que deverão ser observados, tais como segmentação por região, resultados específicos desejados.
 São planos com foco no médio prazo e com um pouco mais detalhes que o Planejamento Estratégico, mais ainda se mantendo enxutos e com certa visão holística.
5. Qual a função do composto mercadológico em uma organização?
Representação dos elementos que uma empresa pode, e deve controlar. 
6. Qual a importância do mercado-alvo na estratégia de marketing?
Extremamente importante para a elaboração das estratégias de marketing. Afinal, para se comunicar de forma eficiente e construir um bom relacionamento com seus consumidores é essencial conhecê-los primeiro.
7. Quais as modalidades de gestão de distribuição e suas funções?
Distribuição direta - empresa não usa intermediário, pois ela vende seus produtos diretamente aos consumidores finais
Distribuição exclusiva - empresa utiliza um ou poucos intermediários exclusivos a fim de atender a segmentos específicos do mercado consumidor
distribuição intensiva - Visa colocar o produto no maior número possível de pontos de venda e é adequado para produtos de alto consumo, de compra frequente e preços unitários relativamente baixos. 
 
8. Como se dá o processo de articulação conhecido como mix de comunicação em marketing?
  O mix de comunicação pode incluir propaganda, vendas, promoção de vendas, marketing direto ou publicidade. A comunicação pessoal disponível para a empresa ocorre na forma de venda pessoal.
As empresas podem optar entre quatro ferramentas básicas de comunicação de massa – propaganda, promoção de vendas, marketing direto e publicidade.
9. Qual o campo de atuação do profissional de Relações Públicas?
 Responsável por dar fluidez entre os departamentos e os setores hierárquicos. Isso quer dizer que facilita as relações entre o administrativo e o operacional ou entre a direção e o chão de fábrica
promove a marca da empresa junto aos funcionários e clientes. Pode atuar em atendimento de clientes, do cerimonial e protocolo, produzir e divulgar por meio de jornais internos ou externos as intenções das empresas, realizar eventos para promover a empresa, fazer pesquisa de opinião.
10. No que consiste a tarefa de posicionamento do produto no mercado?
O produto é a variável responsável por identificar e definir produtos e serviços que atendam aos desejos e necessidades da clientela e pelos quais esteja disposta a pagar, em função de sua disponibilidade de recurso. Os clientes não compram produtos apenas por suas características físicas, mas sim por seus benefícios ou utilidades.
Avaliação Prática: Marketing Fundamentos e Processos - CT

Outros materiais