Buscar

Projeto Radio Recreio seminário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�	Projeto Rádio Recreio
Núcleo de Tecnologia Educacional – Cajazeiras – PB
PROJETO: RÁDIO RECREIO “SOLTANDO A LÍNGUA”
OBJETIVO GERAL:
Com este projeto o NTE Cajazeiras objetivou possibilitar o aperfeiçoamento da leitura, da produção textual e da ação comunicativa dos alunos de 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental Cecília Estolano Meireles. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proporcionar aos educandos experiências produtivas, intensas e diversificadas em diferentes tipos de letramento; 
Desenvolver a oralidade dos educandos; 
Estimular os alunos (as) a serem protagonistas da própria história através da comunicação, da problematização, da leitura, da escrita e da participação na elaboração e apresentação da rádio para toda a escola; 
Trabalhar a língua como instrumento de interlocução e prática social de interação; 
Oferecer estratégias de leituras diversificadas que facilite ao educando a realizar a leitura do mundo;
Transformar o espaço e tempo recreativo em momentos para a prática de atividades recreativas saudáveis, evitando a violência; 
Incentivar os educandos a superar a timidez ao falar ao público.
JUSTIFICATIVA
	A comunicação entre as pessoas é fundamental para a construção e preservação da história e da cultura de qualquer sociedade. Os nossos ancestrais, para se comunicar, utilizavam diversas formas de comunicação deixando marcas expressivas que mesmo sem conhecimento da leitura e da escrita se utilizaram de outros sinais e imagens no processo de comunicação e de registros de sua história para a humanidade. 
	No mundo atual, os meios de comunicação são os mais diversificados, variando do jornal escrito até a Internet. A escola entendida como espaço de aperfeiçoamento da leitura e, escrita e comunicação se mantêm muito aquém da mídia e de outros instrumentos de comunicação que poderiam estimular o exercício do hábito da leitura e da produção textual nos educandos. É visível, portanto, em todas as séries da EMEIEF Cecília Estolano Meireles a motivação para a leitura e produção textual após a realização das atividades desenvolvidas pelo projeto proposto pelo NTE Cajazeiras. 
	O Projeto Rádio Recreio gerou as condições para que os alunos do 1º ao 5º ano pudessem realizar de forma sistemática o exercício da leitura, produção textual e do aperfeiçoamento da comunicação. A Rádio Recreio desenvolveu junto aos educandos um programa semanal intitulado “Soltando a língua” que com apresentações sobre os mais variados conteúdos e também atividades recreativas (noticiário engraçado, produção e apresentação de histórias em quadrinhos, jogos, gincanas, texto e novela no rádio, jingles, etc.) evitando estrategicamente a prática da violência no recreio escolar, transformando a Escola em um ambiente atraente e divertido. 
	Criar as condições para o desenvolvimento da escrita e da leitura deve ser prioridade dos educadores, como salienta Maria Helena Martins: “a função do educador não seria precisamente a de ensinar a ler, mas a de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem conforme seus próprios interesses, necessidades e fantasias”�. 
	O projeto beneficiou um público alvo de mais de 300 educandos além de professores, diretores, coordenadores e funcionários. Aproveitou o recreio para dimensionar a atenção dos alunos para a prática divertida, construtiva e gratificante da leitura. Para Paulo Freire, “a educação como prática da liberdade implica na negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim na negação do mundo como uma realidade de ausente do homem”. � A Escola, portanto, deve ser um espaço de alegria, de fazer amigos e de aprender a ler o mundo, de exercitar a prática da liberdade, do diálogo, do pensar e do sujeito transformador da realidade. 
	Antônio Gramsci argumentava que a escola deve proporcionar acesso à cultura, “uma escola em que seja dada a criança a possibilidade de transformar-se, de tornar-se um homem... Uma escola de liberdade e de livre iniciativa e não uma escola de escravidão e mecanicidade.”�
	A Rádio Recreio mobilizou os educandos para a realização da leitura de sua comunidade, da escola, enfim, da sua realidade. 
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
O Projeto Rádio Recreio foi acompanhado pelo NTE Cajazeiras com a intenção de envolver a comunidade escolar e circunvizinha em atividades que auxiliem na discussão e reflexão sobre a relação ensino/aprendizagem e seus desdobramentos no dia-a-dia da escola. Para tanto, realizaram-se reuniões de discussão para elaborar o formato do programa “Soltando a Língua” – carro chefe do projeto. 
	A partir dessas discussões definiu-se que os programas iriam acontecer a partir de temas geradores escolhidos pela comunidade escolar, e que estivessem de acordo com os conteúdos trabalhados em sala ou mesmo com discussões de temas de importância para a comunidade em geral (como o cardápio da escola, ou as festas juninas, temas que influenciam diretamente a vida na escola e na comunidade). 
	Para que cada programa acontecesse foi pensado um roteiro geral de apresentação. Neste roteiro constam as seções que integrarão o programa, a saber: 
(1) Informes: regimento escolar, divulgação de eventos (da escola e da comunidade) e denúncias de problemas internos e externos; 
(2) Propaganda: pensada para que os alunos tenham a oportunidade de lidar com a escrita e com a leitura para tratar de temas relacionados, principalmente, à merenda escolar; 
(3) Noticiários: informações sobre a escola e sobre a cidade de Cajazeiras; 
(4) Música: seleção de músicas já consagradas que eles cantam, e que, algumas vezes, fazem paródias e apresentam para os colegas; 
(5) Mensagens: produzidas pelos alunos com a intenção de refletirem sobre a valorização da vida como seres humanos inseridos na sociedade; 
(6) Adivinhações e provérbios: frases utilizadas como reflexão e até como forma de melhorar o seu convívio com a sociedade como um todo; 
(7) Trabalhos: oportunidade de apresentarem para a comunidade escolar os trabalhos que desenvolvem em sala de aula. (Por exemplo, a apresentação da revista em quadrinhos desenvolvida pelos alunos do 5º ano A); 
(8) Dramatizações: experiências tanto em teatro quanto em rádio novela; 
(9) Leituras: os alunos são desafiados a ler em público os textos selecionados de acordo com o tema gerador do programa. Estes textos podem ser pesquisados ou produzidos pelos próprios alunos; 
(10) Culinária: quando possível, os alunos fazem uma seção de culinária com apresentação e realização de receitas; 
(11) Entrevistas/depoimentos: conversas dos alunos com pessoas da comunidade sobre o tema gerador do programa; 
(12) Gincanas/bingos e jogos: atividades realizadas com o intuito de que os alunos relaxem e ao mesmo tempo aprendam sobre o conteúdo do tema gerador; 
(13) Concursos de talentos: promovidos com o intuito de que os alunos desenvolvam habilidades de escrita, fala e musicalidade. 
	De acordo com essa estrutura que compõe cada programa, foram realizados entre os meses de março de 2007 a abril de 2008 quatorze programas descritos abaixo: 
	O 1º programa surgiu da necessidade de se abordar a questão de gênero, onde o tema gerador foi a “igualdade entre homens e mulheres”. Trabalhou-se a semana com pesquisas, leituras e escritas culminando com o programa “Soltando a língua” no dia 09 de março de 2007. Neste dia houve ainda uma dramatização sobre a questão da mulher na sociedade e os maus tratos que elas sofriam por parte dos maridos. Ainda apresentou-se a Lei Maria da Penha como forma de defesa dos direitos das mulheres. 
	O 2º programa realizou-se no mês de maio e na oportunidade as crianças apresentaram poesias, dramatização, textos, músicas homenageando aquela que é a mola mestra de toda uma família. As mães foram convidadas a participarem do evento. No mesmo mês desenvolveu-se o 3º programa com o tema “cigarro é uma droga”. Este programa, no entanto, não chegou a ser apresentado para toda a comunidade escolar, ficando restrito
ao grupo que o produziu. 
	A 4º edição do programa “Soltando a língua” aconteceu em junho de 2007 e trabalhou com as festas juninas, onde fizeram adivinhações, recitaram poesias e uma seção de culinária regional, além de dramatização e comentários sobre os costumes regionais característicos desta época do ano. 
	Os programas de número 5, 6, 7 e 8 ocorreram no mês de agosto (mês de comemoração do dia da cidade de Cajazeiras) com os respectivos temas geradores: “Diversos gêneros de literatura”, “Brincadeiras de roda”, “Direitos e deveres do estudante”, “Adivinhas, parlendas, fábulas, contos, trava línguas, provérbios populares”. Nestes encontros houve a participação de membros do Conselho Tutelar da cidade de Cajazeiras.
	No mês de outubro ocorreram mais três edições do programa “Soltando a língua”. Por ocasião da comemoração do dia da criança dois programas foram ao ar com os seguintes temas geradores: “Brincadeiras de roda” e “Não ao trabalho infantil”. Além desses dois programas, ainda neste mês aconteceu a 11º edição do “Soltando a língua” com o tema “Respeito às diferenças” em que se trabalhou com o texto “Menino Pelado”. 
	 Com o tema “Jornada de leitura” aconteceu o 12º programa, realizado em novembro. Este programa marcou o encerramento das atividades do projeto no ano de 2007.
A partir da retomada das discussões acerca da Lei Maria da Penha, e a proximidade com o Dia Internacional da Mulher, aconteceu o 13º programa que foi ao ar no mês de março de 2008 com o tema gerador “Não à violência contra as mulheres”.
No mês de abril de 2008, em consonância com a campanha estadual de combate à dengue, realizou-se o 14º programa “Soltando a língua” com o tema gerador “Combate ao mosquito da dengue”. Nesta ocasião o programa extrapolou os muros da escola e ganhou espaço na comunidade sendo apresentada aos moradores da região circunvizinha em praça pública. 
PÚBLICO ALVO:
Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles. 
Número de alunos envolvidos/série: No ano de 2007, participaram do projeto duas turmas de 3º série totalizando 70 alunos. No ano de 2008, participaram 35 alunos do 5º ano. 
Professores envolvidos: Laurecy Penaforte Vieira e Jonábio Lira Alves
Multiplicador responsável: Edivania Figuerêdo Rodrigues
ENVOLVIDOS NO PROCESSO:
Fizeram parte da realização deste projeto o NTE Cajazeiras como colaborador direto; a própria entidade escolar beneficiada; o Conselho Tutelar; o Centro de Defesa da Mulher Márcia Barbosa; e a Secretaria de Educação do Município. 
RESULTADOS ALCANÇADOS:
	Observou-se que os alunos antes do compromisso com a rádio recreio não demonstravam muito interesse pelas atividades propostas pela escola, não tinham interesse em pensar sobre a sua própria existência e as relações que estabelecem com os grupos que convivem. Destacamos aqui a experiência do aluno Lucas (5º ano) que não demonstrava qualquer interesse pelas atividades propostas e com a rádio recreio ele criou um senso de responsabilidade que chegou a assumir o controle sobre a organização dos alunos para que o programa seja apresentado para toda a escola. No entanto, este não é o único aluno que se envolveu com o projeto. O resultado mais importante dessa experiência é o despertar do interesse e do gosto dos alunos pela leitura, escrita, e produção de um conhecimento sobre a sua própria vida e as relações que estabelece na escola e na comunidade em que vivem. 
	É importante mencionar a melhoria na dicção e na leitura dos alunos que se propuseram a participar ativamente das atividades do projeto. Outro resultado importante do projeto foi a confiança e a habilidade que os alunos desenvolveram para falar em público, a timidez foi posta de lado e eles assumem os seus papéis com grande desenvoltura. 
	Pelo nosso entendimento, os dados quantitativos relacionados ao projeto já foram explicitados no momento em que apresentamos o número de alunos e professores atendidos pelo projeto, além do êxito na produção e divulgação de 14 programas da rádio com temas geradores diferenciados e em absoluta consonância com o dia-a-dia dos alunos na escola e na comunidade em que se acha inserido. 
PRÓXIMOS PASSOS:
	Devemos mencionar que o Projeto da Rádio Recreio continua em plena atividade. Os programas continuam sendo produzidos seguindo os mesmos critérios de elaboração e de definição dos temas geradores. 
Vale salientar que devido ao êxito dos programas “Soltando a língua” já apresentados na escola, encontra-se em processo de licitação a compra dos equipamentos necessários para a montagem de uma rádio nas instalações da escola atendida. 
O projeto vive um momento em que, concomitantemente a realização de outros programas, dedica-se também à construção de um espaço físico que possa acomodar todo o material para a montagem do estúdio dessa rádio. Esta rádio funcionará primeiramente na ambiência da escola, podendo num futuro próximo e de acordo com a demanda e receptividade da comunidade, extrapolar os muros da escola. 
ITENS OPCIONAIS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo - Pedagogia do oprimido. 12ª edição. Rio de Janeiro, Paz na Terra, 1983.
MOCHCOVITCH, Luna Galano – Gramsci e a Escola. 1ª edição, editora Ática.
MARTINS, Maria Helena – O que é Leitura. 1ª edição, 1999, editora Ática.
CHALITA Gabriel – Educação: a solução está no afeto / Gabriel Benedito Isaac Chalita. São Paulo, editora Gente, 2001. 
�
Representação do estúdio do programa da rádio recreio
�
Dramatização do Programa do Dia Internacional da Mulher
Tema gerador: “Igualdade entre homens e mulheres”
�
Discussão dos “Direitos e Deveres do Estudante”
� Maria Helena Martins – pág. 34, do livro O que é leitura. 
� Paulo Freire – pág. 81, do livro Pedagogia do Oprimido.
� Gramsci – pág. 89, do livro Gramsci e a escola.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais