Buscar

Proj. rec. naturais

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CCE0654_AV_201301688525 » PROJETO EM RECURSOS NATURAIS
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201301688525 - MARCOS PAULO DE BRITO 
	Professor:
	LILIAN CARLA CAPISTRANO FERNANDES
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 11/11/2013 11:30:12 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301864822)
	2a sem.: Revolução Industrial
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	A crise ambiental hoje vivenciada por todos nós é o fruto de vários fatores. Dentre eles NÃO podemos relacionar a: 
		
	
	ocupação desordenada dos territórios
	
	acumulação populacional em pequenos centros
	
	da falta de planejamento da ocupação do espaço urbano 
	
	da necessidade de matéria-prima para a produção de bens de consumo
	
	da economia ao uso de recursos naturais, promovendo o desenvolvimento sustentável
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301917960)
	9a sem.: Aula 9
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	BIODIESEL / ETANOL O país do álcool "O Brasil é o líder mundial na produção de biocombustíveis. O país foi responsável, em 2005, por 51% de todo bioetanol produzido no planeta. O álcool obtido da cana-de-açúcar é suficiente para abastecer 40% da frota nacional, afora os que são movidos a diesel " do total de carros no Brasil, 15% são movidos a álcool. Agora o governo quer estender os bons resultados do Pró-Álcool para outra fatia do mercado ¿ o do biodiesel. Os biocombustíveis se dividem em duas categorias: o biodiesel e o bioetanol. O primeiro é obtido de gorduras animais ou vegetais, como soja e canola, e de sementes, como as de girassol. O bioetanol é extraído de vegetais ricos em amido e açúcar, como milho, trigo e cana-de-açúcar. O Brasil produz e etanol desde 1975, quando foi implantado o programa Pró-Álcool. [...] A experiência brasileira chamou a atenção de países que precisam tornar-se menos dependentes dos derivados de petróleo.¿ FONTE: Almanaque Abril / 2007; p.189. Considerando que a questão energética está presente num enorme leque de assuntos decisivos para o futuro do Brasil e do mundo nas próximas décadas, redija um texto bem estruturado, apresentando e explicando as vantagens (pelo menos duas) e as críticas (pelo menos três) dos programas de desenvolvimento dos biocombustíveis. 
		
	
Resposta: O desenvolvimento de biocombustiveis apresenta a vantagem primeiramente por ser um combustivel de queima limpa e nao gerar residuos, e tambem a vantagem economica, pois tem um custo menor em relaçao aos combustiveis fosseis,como tambem é uma fonte de geraçao de empregos.No entento o programa de desenvolvimento de biocombustiveis apresenta desvantagens como o desmatamento, assim como a matança de certos animais usados na extraçao da gorduras e tambem a liberaçao de dioxido de carbono, mesmo em quantidades menores.
	
Gabarito: 
VANTAGENS: - Fonte renovável de energia; - Fonte de energia que polui menos que os combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo); - Se o biocombustível ficar significativamente mais barato, a cadeia de produção e distribuição de alimentos também pode baratear o produto final. 
CRÍTICAS: - O cultivo de matéria-prima para a produção de biocombustíveis pode ocupar terras usadas na produção de alimentos (aumentaria a fome...); - O risco de novos cultivos ¿empurrarem¿ a fronteira agrícola do país em direção às áreas florestais ainda não devastadas; - Muitas plantações, hoje usadas como matéria-prima para a produção de biocombustíveis, requerem terra agricultável de alta qualidade, além do uso significativo de fertilizantes, pesticidas e água; - Incentivo ao modelo econômico que favorece o capital estrangeiro e os grandes empresários do agronegócio (monocultores), agravando a concentração fundiária com prejuízo da agricultura familiar (e também da reforma agrária). 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301917879)
	5a sem.: Aula 5
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	A gestão ambiental é um importante instrumento para o desenvolvimento sustentável e pode ser definida como ato de administrar, dirigir ou reger
		
	
	os ecossistemas naturais e sociais em que se insere o homem, individual e socialmente, num processo de interação entre as atividades que exerce, buscando a preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno de onde ocorre esta ação antrópica de acordo com os padrões de qualidade.
	
	projetos de saúde pública e de planejamento territorial, buscando a preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno de acordo com os padrões de qualidade.
	
	diretrizes e políticas que ordenem as atividades relacionadas ao meio ambiente cultural, buscando manter as características essenciais da paisagem de acordo com os padrões de qualidade.
	
	diretrizes e políticas que ordenem as atividades relacionadas ao meio ambiente urbano, buscandomanter as características essenciais da paisagem de acordo com os padrões de qualidade
	
	os ambientes sociais em que se insere o homem, individual e socialmente, num processo de interação entre as atividades que exerce, buscando a preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno de acordo com os padrões de qualidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301864935)
	3a sem.: Crise Ambiental: Modelo, Implicações e Impactos
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Existem dois fatores fundamentais relacionados à crescente degradação do meio ambiente:
		
	
	tsunamis e tornados
	
	terremotos e erupções vulcânicas
	
	Coleta Seletiva e reciclagem
	
	Agrotóxicos e desmatamento
	
	queimadas e remédios
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301864767)
	1a sem.: Abordagem inicial
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	________________________ deve ser encarada como medida evolutiva. que progride de forma lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente, na busca pelo desenvolvimento sem degradar. Qual alternativa completa a frase abaixo?
		
	
	ISO 14000
	
	Sustentabilidade
	
	Cultura
	
	Marketing Verde
	
	Gestão Ambiental
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301882617)
	6a sem.: Fundamentos da Pesquisa Científica
	Pontos: 0,3  / 0,8 
	Qual o objetivo básico da atividade científica?
		
	
Resposta: Melhorar a qualidade de vida do homem.
	
Gabarito: Fornecer um conhecimento que nos permita a interação com o mundo, oferecendo previsões confiáveis sobre eventos presentes e futuros, indicando mecanismos de controle para que se possa intervir favoravelmente sobre eles. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301864945)
	3a sem.: Crise Ambiental: Modelo, Implicações e Impactos
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Qual o fenômeno que é a elevação da temperatura da Terra em razão do alto nível de liberação de dióxido de carbono (CO2)?
		
	
	Disposição de resíduos sólidos
	
	Criação de gado
	
	Falta de tratamento de esgotos domésticos
	
	buraco da camada de ozônio
	
	Aquecimento Global
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301948148)
	12a sem.: Recursos naturais renováveis
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Em relação a energia eólica, qual das alternativas abaixo está correta? 
		
	
	Os aerogeradores podem ficar agrupados ou não parques eólicos para que a produção de energia se torne rentável, mas necessitam estar próximos de alguma rede de transmissão.
	
	Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessária a implantação de linhas de transmissão para alimentar regiões que possuam aerogeradores. 
	
	Atualmente, utiliza-se a energia eólica para mover grandes turbinas colocadas mesmo em locais onde os ventos sejam poucos.
	
	Deve se utilizar uma bobina ou outro mecanismo para que seja que gerada a energia necessária para o consumo.
	
	As turbinas sãochamadas de aerogeradores e têm a forma de um grande cata-vento ou de um moinho; uma vez movimentados, produzem energia elétrica sem a necessidade de um gerador.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301947110)
	10a sem.: AULA 7: ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	A pesquisa experimental tem por característica manipular diretamente as variáveis relacionadas com os objetos de estudo. Essa manipulação das variáveis permite: 
		
	
	a determinação do objeto de estudo.
	
	a necessita de procedimentos adequados.
	
	definir as formas de controle que a variável produz no objeto.
	
	uma grande variedade de metodologia científica.
	
	o estudo da relação entre as causas e os efeitos dum determinado fenômeno. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301917757)
	6a sem.: Aula 6
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Para o planejamento ambiental de qualquer atividade econômica pela iniciativa privada é necessário considerar aspectos fundamentais como:
		
	
	escala de trabalho; legislação incidente exclusivamente sobre o Estado onde será instalada a atividade; políticas e instituições públicas estaduais; processos de tomada de decisões ambientais. Sem a necessidade de avaliação de impactos ambientais decorrentes da atividade, pois esta etapa corresponderia exclusivamente à elaboração de estudos e de relatórios de impactos ambientais.
	
	unicamente a avaliação de impactos decorrentes da atividade, com abordagens meramente quantitativas e qualitativas; diagnóstico do ambiente físico e do ambiente biótico; previsão de impactos no ambiente físico e no ambiente biótico.
	
	escala de trabalho; legislação incidente sobre a localidade onde será instalada a atividade e sobre os segmentos econômicos associados à atividade; políticas e instituições públicas afins à atividade; processos de tomada de decisões ambientais; avaliação de impactos decorrentes da atividade, com abordagens quantitativas, econômicas e qualitativas; diagnóstico do ambiente físico e do ambiente biótico; previsão de impactos no ambiente físico e no ambiente biótico.
	
	avaliação de impactos decorrentes da atividade, com abordagens quantitativas, econômicas e qualitativas; diagnóstico do ambiente físico e do ambiente biótico; previsão de impactos no ambiente físico e no ambiente biótico. Sem a necessidade de considerar legislação, políticas e instituições públicas, pois se trata de um empreendimento privado.
	
	elaboração de laudos periciais; estudo de mercado exploratório; elaboração de planos de negócios considerando as melhores fontes de financiamento externo ao empreendimento. (
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301917859)
	7a sem.: Aula 7
	DESCARTADA 
	Um professor disse a seus alunos que o modo de pensar científico pode ser identificado em vários momentos do nosso dia a dia, mesmo que não sejamos cientistas. Como exemplo, o professor citou a situação de uma pessoa que chega em casa, senta-se no sofá e pega o controle remoto da TV. No entanto, ao apertar o botão para ligá-la, a TV não liga. Imaginando que o problema pode ser a falta de energia no controle remoto, essa pessoa abre o compartimento para verificar se há pilhas. Mantendo a analogia entre o procedimento científico e essa situação, seria correto o professor comparar o ato de 
		
	
	Tentar assistir televisão à etapa de propor hipóteses.
	
	Imaginar o problema ao teste de uma hipótese.
	
	Acionar o controle à etapa de propor hipóteses.
	
	Sentar no sofá à etapa de coletar dados em um experimento. 
	
	Abrir o controle remoto para ver se há pilhas ao teste de uma hipótese.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 04/11/2013 até 22/11/2013.
Parte inferior do formulário
 
 
s

Outros materiais