Buscar

prova 2 adm produçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Cicera Keli Oliveira Silva (1058446)
	Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:404092) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	6836217
	Nota da Prova:
	9
Parte superior do formulário
	1.
	Em todos os segmentos da nossa sociedade, a sobrevivência das organizações está condicionada à sua capacidade de produzir resultados que atendam às necessidades das partes interessadas, destacando aqui as dos seus clientes de uma maneira superior aos seus concorrentes. Gerar estes resultados significa atingir metas cada vez mais desafiadoras em função do ambiente competitivo no qual estamos situados. Uma das metodologias utilizadas nas organizações para o atendimento a essas metas é o PDCA. O ciclo PDCA é também conhecido como Deming ou Shewhart, que trata de uma ferramenta muito conhecida na administração geral. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA sobre a principal finalidade nesse ciclo:
	 a)
	Criar uma coordenação entre os processos de planejamento, distribuição, controle e ações de venda.
	 b)
	Organizar os procedimentos de melhoria de um processo.
	 c)
	Estabelecer uma conexão lógica entre projeto, produção e pós-venda.
	 d)
	Orientar o projeto de um produto (serviço ou bem).
	2.
	A abertura dos mercados e a consciência da importância da preservação do meio ambiente se transformaram em competitividade para as organizações. Por outro lado, as empresas “redescobriram” um capital relegado a segundo plano por muitos anos: as pessoas da empresa, o seu maior capital. Na maioria das empresas, seus colaboradores foram selecionados, contratados, treinados e postos a trabalhar sob rígidos modelos ultrapassados. Toda a experiência acumulada nas tarefas aprendidas e gerada nas posições anteriores tinha servido muito pouco, já que o uso do intelecto para desafiar as metas e paradigmas instalados não estava sendo usado pelas pessoas detentoras das funções. Diante desses fatos, sabe-se que o processo de melhoria contínua contempla o uso de normas técnicas como complemento para buscar a produtividade com competitividade. Assim, quanto aos exemplos de aplicações das normas técnicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alavancar a melhoria, pois ela só ocorre se houver um documento que a sustente.
(    ) Dar legalidade é melhoria, pois as normas são uma obrigação para as empresas que querem introduzir processos sólidos de melhoria contínua.
(    ) Permitir a introdução de auditorias, que garantam a manutenção da melhoria ao longo do tempo.
(    ) Levar a equipe de qualidade a uma busca constante pela fundamentação teórica das melhorias e a sua documentação como meio de formar memória empresarial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2015.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Tendo em vista que a Administração da Produção é o gerenciamento das atividades, recursos e materiais que serão utilizados para criação de produtos e/ou serviços, está nítido que no interior destas atividades existe um processo de transformação, que é constituído por Inputs (Entradas), geralmente matéria-prima, que sofre um processo de transformação, tendo como resultado a criação de produtos e/ou serviços, que são os Outputs (Saídas). O processo de transformação é a parte onde os inputs serão alterados/transformados, ele pode ser constituído por diversas ferramentas (tecnológicas, intelectuais, humanas, eletrônicas etc.). Nesse momento, aquilo que entrou (input/entrada) terá sua matéria desfeita para se transformar em um novo bem/produto. Assim, ao conjunto de ações que transformam a matéria-prima/insumos em produtos chamamos de processos. Existem duas classes de processos. Com relação a este assunto, analise as seguintes sentenças:
I- Processos elementares são compostos por processos complexos.
II- Processos elementares correspondem à célula de um processo composta pelas entradas, transformações e saídas de uma atividade.
III- Processos complexos são compostos por processos de insumos na produção.
IV- Processos complexos são compostos por processos elementares.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2015.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	As abelhas são insetos sociais, vivendo em colônias organizadas, nas quais os indivíduos se dividem em castas, possuindo funções bem definidas, que são executadas visando sempre à sobrevivência e manutenção do enxame. Numa colônia, em condições normais, existe uma rainha, cerca de 5.000 a 100.000 operárias e de 0 a 400 zangões. Para que essa colônia funcione normalmente, o ninho é proposto em um local onde os alimentos não fiquem muito longe para o enxame buscar e alimentar toda a população e também a uma altura para que seus predadores não as alcancem. Voltando para a localização de uma organização, que não é muito diferente do enxame das abelhas, quando não é planejada, podem ocorrer diversos problemas, e um deles é a falta da matéria-prima para o seu produto, podendo tornar os custos elevados por falta de algumas condições essenciais para o seu funcionamento. Diante desse fato, há dois grupos de fatores que possuem uma grande influência para a decisão referente à localização da operação. Analise as sentenças a seguir:
I- Custos da mão de obra e da terra, por exemplo, referem-se aos fatores do lado da procura.
II- Os dois grupos que exercem influência sobre a decisão de uma operação se chamam: fatores do lado da demanda e fatores do lado da procura.
III- Custos da energia e de transporte, por exemplo, referem-se aos fatores do lado do fornecimento.
IV- Habilidades da mão de obra referem-se aos fatores do lado da demanda.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	A partir do momento em que a empresa escolheu o local de sua instalação, passa a trabalhar na parte interna, com a organização, e principalmente com o arranjo físico. Esse, por sua vez, muito importante para diminuir custos e desperdícios. Para tanto, é necessário realizar estudos e projetos para não gerar despesas desnecessárias para a organização. O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores. Diante desse fato, existem quatro tipos de arranjo físico. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os modelos utilizados nas organizações:
	 a)
	Por Processo, Celular, Por Produto e Por Status.
	 b)
	Fixo, Posicional, Por Processo e Celular.
	 c)
	Posicional, Por Processo, Celular e Por Produto.
	 d)
	Posicional, Fixo, Aberto e Celular.
	6.
	A empresa de brinquedos TXY fabrica 300 peças de um carrinho de controle remoto de várias cores e modelos, sendo o processo todo mecanizado, utilizando o papel da pessoa apenas para a programação da máquina e a retirada do produto finalizado. No entanto, existe um excesso de manutenção da máquina. Essa máquina tem apenas dois anos de uso e apresenta problemas na linha de produção. Para que o problema seja minimizado, diminuindo, consequentemente, os custos, qual o modelo de manutenção que a empresa deverá implantar?
	 a)
	Manutenção corretiva.
	 b)
	Manutenção detectiva.
	 c)
	Manutenção preventiva.
	 d)
	Manutenção preditiva.
	7.
	Em todas as organizações, trabalhar com uma maior qualidade, aumentar a produtividadee com custo reduzido, são metas que se tem objetivado e tais esforços para otimizá-las dependem decisivamente do pessoal envolvido. Sem sua adesão, motivação e participação, nada, ou bem pouco, poderá ser alcançado. Contudo, acima de tudo está a disposição da alta direção das empresas em implementar ideias, filosofias e mecanismos efetivos, utilizando-as como parte da estratégia do que a empresa pretende ser brevemente. É importante salientar que os custos de qualidade são gerados nos casos em que o produto não foi desenvolvido corretamente desde o princípio do projeto. Referente ao custo, analise as afirmativas a seguir:
I- Custos de falhas referem-se aos custos de verificação da qualidade.
II- Custos de prevenção referem-se aos custos que objetivam evitar problemas de qualidade.
III- Custos de avaliação referem-se aos custos de monitoramento da qualidade.
IV- Custos das falhas referem-se aos custos dos erros internos percebidos antes do recebimento pelo cliente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	8.
	A busca pela melhoria contínua nas empresas hoje é algo inevitável, como forma de evoluir constantemente os processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, retrabalho, ou seja, a busca de eficácia dos trabalhos. A melhoria contínua é baseada no sistema japonês, o Kaizen, o qual traduzido para o português quer dizer KAI - mudança e ZEN - bom, ou seja, a mudança para melhor. Grandes empresas utilizam este processo para incentivar a participação de todos os colaboradores no crescimento da empresa e também pessoalmente. Em resumo, a melhoria continuada surge quando os resultados da melhoria contínua são registrados e, através da análise destes, são definidas novas perspectivas para melhoria da qualidade. Assinale a alternativa CORRETA que melhor define o sistema Kaizen:
	 a)
	Alta velocidade de implantação obtida pelos investimentos maciços em mudanças radicais.
	 b)
	Obediência às novas regras definidas pela direção da empresa.
	 c)
	Sólida construção da mudança de comportamento, baseada em um processo de implantação.
	 d)
	Ocorre mesmo que não haja planejamento, uma vez que é consequência de ações dos gerentes.
	9.
	A partir do momento em que a empresa decide se instalar em uma determinada localização, tem início outro processo. Esse processo é o de organizar a empresa com os mais variados leiautes, que dependem de cada ramo de negócio para se por em prática o melhor formato, para que o fluxo de produção ou serviço seja satisfatório para a organização. Sobre o leiaute, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O leiaute tem como base resolver apenas os problemas de paradas de produção.
	 b)
	O processo de leiaute interno de uma organização tem apenas o intuito de minimizar os erros na produção.
	 c)
	Cada mudança de leiaute tem a função da racionalização e organização dos insumos, minimizar os custos de produção e, consequentemente, os desperdícios.
	 d)
	O leiaute tem a necessidade de verificar o processo de organização do almoxarifado.
	10.
	Para que haja competitividade, muitas vezes, as organizações esquecem da importância do layout nas organizações, o que pode trazer prejuízos para as empresas, ou mesmo o aumento do produto, provocando perdas de mercado. Essa estratégia de mudanças do layout é muito importante para a busca constante de mercado e competitividade dos produtos, ou até mesmo de serviços. A correção ou implantação de um layout adequado proporciona maior economia em diversos aspectos, e beneficia a produção devido à disposição dos instrumentos de trabalho, departamentos, pontos de armazenamento e do fator humano envolvido no processo. As empresas precisam realizar análises da distribuição física. Ao escolher o tipo de layout, quais as mudanças importantes para a organização interna das operações? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As mudanças de layout são muito comuns nas organizações, visto que não exigem investimentos.
(    ) Essas mudanças de layout podem implicar interrupções no processo produtivo.
(    ) As mudanças de layout também podem afetar a produtividade, bem como a capacidade da instalação.
(    ) Mudanças de layout dependem da necessidade percebida nos operadores das máquinas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais