prova 1  adm prod
6 pág.

prova 1 adm prod


DisciplinaAdministração da Produção I509 materiais1.427 seguidores
Pré-visualização2 páginas
icera Keli Oliveira Silva (1058446)
	Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:404095) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	6832168
	Nota da Prova:
	9
Parte superior do formulário
	1.
	Para iniciar uma composição de projeto até a geração de produtos são necessários vários aspectos distintos para que seja possível a fabricação do bem, desde os insumos, compras de máquinários e mão de obra especializada. No entanto, para isto, são necessários recursos transformados e transformadores. Assim, o desempenho do processo do projeto é medido por alguns itens. Sobre esses itens, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualidade.
(    ) Velocidade.
(    ) Custos.
(    ) Confiabilidade.
(    ) Processo.
(    ) Conceito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - V - F - F.
	2.
	Para que uma empresa possa funcionar de forma contínua e sem interrupções, é necessária a criação de departamentos e/ou setores para que possam auxiliar o gestor da área fabril da organização. Cada empresa possui suas particularidades, portanto o modelo dependerá dos objetivos e a missão para a divisão das tarefas necessárias para que o processo seja contínuo, levando em consideração que uma área fabril não tem condições de efetuar compras, orçamentos, cobranças, entre outros, pois, seu objetivo é criar riquezas. No que refere às funções de apoio dos setores e/ou departamentos da organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O marketing tem como função satisfazer as demandas dos clientes e dos fornecedores.
	 b)
	Engenharia e suporte técnico tem como função auxiliar no processo decisório dos procedimentos para contratar funcionários para a área fabril ou produção.
	 c)
	Contábil-financeira, tem como objetivo dentro da organização a função de transmissão de informações, orçamentos, solicitação de pedidos e vendas, dando suporte financeiro.
	 d)
	Recursos Humanos têm a função de realizar a contratação de fornecedores.
	3.
	Na reportagem "Como enfrentar as tempestades", a revista Exame, de 1º de maio de 1991, perguntou ao consultor Peter Drucker se as Estratégias devem ser traçadas baseadas em fatores internos ou externos. Drucker assim respondeu:
"Ambos, assim como é preciso ter duas mãos. Comecemos sempre pelos fatores externos, que dirão o que realmente precisa ser feito. Se você começar internamente, acaba iniciando com o que gostaria de fazer, em vez do que precisaria ser feito. Quando você entender exatamente as demandas e oportunidades, o mercado, a demografia, o desenvolvimento social e assim por diante, então pergunte-se: 'Qual a nossa força, qual a nossa real competência e onde e como elas preenchem necessidades, demandas e oportunidades?' " 
Diante dos fatos, com a obrigação das empresas referente à competitividade, é necessária uma estratégia, mas, para que isso ocorra, é necessário a organização ter \u201csensemaking\u201d que está estreitamente relacionado às estratégias da empresa. Qual é relação do \u201csensemaking\u201d com a estratégia?
FONTE: EXAME. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2015.
	 a)
	Ter a mesma origem: os interesses dos acionistas.
	 b)
	O fato de a estratégia ser interpretada da mesma forma em todos os escalões da organização.
	 c)
	Mostrar que os níveis organizacionais superiores pensam diferente com estratégias diferentes.
	 d)
	Ser um dos passos da definição dos objetivos estratégicos.
	4.
	Quando um gestor de produção está em seu local de trabalho, deve ter alguns cuidados, como orientar os funcionários de forma que façam aquilo que está programado para ser produzido naquela data; organizar o ambiente de trabalho; manter um ambiente saudável, buscando o comprometimento de todos para que no processo de produção não ocorram falhas, perdas e/ou paradas, ocasionando prejuízos para a empresa. Sobre alguns conceitos importantes para o entendimento da administração da produção, analise as sentenças a seguir:
I- Dentro de um processo de produção, o volume tem como finalidade a quantidade para ser produzida em um determinado tempo.
II- O gestor da produção tem a preocupação de garantir o que o mercado está demandando.
III- Outra característica que o gestor deverá tomar cuidado é a variação do tipo de produto, ou seja, ele deverá ajustar a produção conforme as sazonalidades do mercado.
IV- O cliente tem uma importante contribuição na forma de viabilidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV  estão corretas.
	5.
	Quanto à existência de uma organização, independentemente do ramo de negócio, ela tem necessidades de outros setores para que possa de uma forma clássica sobreviver nesse mercado cada vez mais competitivo, por isso é necessário estar dividida em funções centrais e de apoio para que a qualidade do atendimento, da produção e dos serviços atendam a seus clientes. Uma empresa que não tenha essas funções definidas pode apresentar vários problemas estruturais para a finalização dos mais diversos serviços internos da organização. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Funções centrais são as funções que garantem a existência da empresa.
(    ) A razão da existência das funções de apoio é amparar o desempenho das funções centrais.
(    ) Qualquer uma das funções centrais pode ser suprimida da organização sem problemas.
(    ) Funções de apoio podem ser suprimidas em função de interesses específicos da organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Um estudo realizado informa que nove entre dez empresas no Brasil oferecem condições flexíveis de trabalho aos seus funcionários. Em grande parte das empresas descobriu-se que o trabalho flexível traz muitos benefícios, como maior produtividade do pessoal, redução dos custos indiretos e melhor equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. No Brasil, 63% das 479 empresas entrevistadas acreditam que o trabalho flexível acarreta menos custo do que em escritórios com endereço fixo. O trabalho flexível virou regra vigente no mercado do empregado ao empregador, das famílias desses funcionários até a sua comunidade, e até mesmo para o meio ambiente, todos se beneficiam com essa tendência. Metade das empresas que oferecem condições flexíveis de trabalho relatou que suas equipes têm um equilíbrio mais saudável entre vida particular e trabalho, o que as deixam mais satisfeitas e motivadas. Um quinto das empresas com condições flexíveis de trabalho acredita ainda que a política adotada pela organização colabora para ter acesso a um grupo mais abrangente de talentos, resultando em um maior número de contratações em locais remotos. Diante dessa pesquisa, sobre os aspectos referentes ao trabalho flexível, analise as sentenças a seguir:
I- Flexibilidade de habilidade, de tempo e de localização são os aspectos significativos do trabalho flexível.
II- Flexibilidade de fluxo e de processo são os aspectos significativos do trabalho flexível.
III- Flexibilidade de volume e de variedade são os aspectos significativos do trabalho flexível.
IV- Flexibilidade às demandas do mercado são os aspectos significativos do trabalho flexível.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2015.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	Processo é uma sequência de trabalhos