Buscar

Cloud computing 10 04 2013

Prévia do material em texto

Cloud computing
 de eduardosjc | trabalhosfeitos.com
 Cloud Computing (Computação em Nuvem)
Há diversas definições sobre o significado de Cloud Computing. De forma geral, todas elas convergem para o mesmo conceito: trata-se de um formato onde os recursos computacionais, como a capacidade de armazenamento, processamento e cálculo das informações, em computadores e servidores ligados e compartilhados na
internet são disponibilizados aos usuários como serviço, e pagos de acordo com o uso. Os serviços em Cloud podem ser oferecidos por meio de nuvens privadas ou públicas, de acordo com a necessidade de cada usuário.
A nuvem é uma representação para a Internet ou infraestrutura de comunicação entre os componentes arquiteturais, baseada na abstração de infraestrutura. A forma de lidar com a computação em nuvem é simples. O armazenamento dos dados é feito em servidores que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.
Cada parte desta infraestrutura é provida como um serviço e estes serviços são normalmente alocados em data centers, utilizando hardware compartilhado para computação e armazenamento. Hoje em dia, não somente pode-se armazenar dados (documento, fotos, músicas, vídeos) como também programas, isso mesmo, PROGRAMAS.
A Cloud Computing é um novo modelo de computação emergente fundamentada em conceitos já estabelecidos previamente, como avirtualização e o modelo Pay-per-Use (modelo de pagamento baseado no uso, semelhante aos serviços de telefonia e energia elétrica). A computação em nuvem possui uma série de vantagens, como a possibilidade de ampliar os recursos utilizados sempre que necessário. Mas, assim como todo serviço ou tecnologia, tem suas desvantagens.
Atualmente, está dividida em 6 tipos: IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço: quando se utiliza uma percentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.
PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um webservice, etc. (Ex.: Windows Azure). SaaS - Software as a Service ou Software Serviço: como Serviço uso de um software em regime de utilização web (Ex.: Google Docs , Microsoft SharePoint Online).
DaaS – Database as a Service ou Desenvolvimento como Serviço: a vantagem aqui é que o detentor da aplicação conta com maior flexibilidade para expandir o banco de dados, compartilhar as informações com outros sistemas, facilitar o acesso remoto por usuários autorizados, entre outros.
CaaS - Communication as a Service ou Serviço: Comunicação como Serviço uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (Ex.: MicrosoftLync).
EaaS - Everything as a Service ou Tudo Serviço: como Serviço Quando se utiliza tudo, infraestrurura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.
Segundo Cezar Taurion, autor do livro “Cloud
Computing – Transformando o mundo da tecnologia”, o termo computação em nuvem
surgiu em 2006 em uma palestra de Eric Schmidt, da Google, sobre como sua empresa gerenciava seus data centers. Hoje, computação em nuvem, se apresenta como um núcleo de um movimento de profundas transformações do mundo da tecnologia.
No Brasil, a tecnologia de computação em nuvem é muito recente, mas está se tornando madura muito rapidamente. Empresas estão adotando a tecnologia gradativamente. O serviço começou a ser oferecido comercialmente em 2008 e hoje em dia, o número de “adeptos” à essa tecnologia está crescendo muito.
1. Redução de custos: através da modalidade pay-per-use, citada anteriormente, o cliente paga um valor mensal pelo uso dos recursos contratados, evitando assim o gasto com hardware e licenças dos softwares. Esses, passam a ser totalmente geridos e fornecidos pelo provedor do serviço, bem como todo o processo de manutenção e atualização das soluções.
2. Flexibilidade: Uma vez que determinada aplicação contratada e já em uso demande mais recursoscomputacionais (processamento, memória, etc), anteriormente havia a necessidade de investir na expansão dos servidores locais, a Cloud Computing permite que o usuário aumente ou reduza a quantidade desses recursos de forma simples e ágil, por meio de painéis de controle online.
3. Agilidade: Em pouquíssimo tempo, é possível contratar a infraestrutura necessária para rodar um novo projeto, sem a preocupação com compra de hardware e software, implementação e manutenção.
1. Segurança: Este aparece como o tema que mais preocupa as empresas e os usuários que estudam a migração para Cloud Computing. Isso porque, há uma preocupação em deixar que sistemas ou dados sensíveis sejam processados por terceiros, em um local não determinado.
2. Privacidade dos dados: Também em relação à segurança, outro risco bastante apontado no modelo de computação em nuvem é a garantia de que as informações armazenadas em Cloud não sejam acessadas ou utilizadas por pessoas não autorizadas.
3. Acesso Confiável: Em especial no Brasil, onde há uma deficiência na infraestrutura de telecomunicações, muitas empresas temem que possa vir a ser um problema acessar os serviços em Cloud, por meio da internet. Isso porque, caso ocorra qualquer interrupção no link de dados, a solução ficará indisponível.
Profissionais de diversos ramos na área de TIpodem atuar como um profissional de Cloud Computing. Os da área de segurança da informação, talvez sejam os mais requisitados no momento, pois são responsáveis pela segurança dos dados, exposição de informações confidenciais em sistemas não autorizados ou pessoais, além de prevenir a perda ou roubo de dados.
Os desenvolvedores, arquitetos e engenheiros de softwares, também já tem requisitos para trabalhar com essa tecnologia. Não existe uma formação acadêmica para Cloud Computing, uma vez que é necessário saber, no mínimo, um pouco de tudo da área de TI. O que existe são especializações com foco para segurança, arquitetura, desenvolvimento, etc.
A prova disso é o texto divulgado pelo site http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgi lua.exe/sys/start.htm?infoid=30204&sid=97 onde a Microsoft diz que irá certificar 10 mil profissionais em Cloud. Outras empresas também já estão nesse caminho.
O profissional que já atua na área de TI e consegue se especializar em Cloud, através das certificações existentes, terá um ganho de 15 a 20% a mais do que o profissional regular. Claro que, se imaginarmos um estagiário, que tem salário médio de R$ 800,00, esse ganho não é tão alto assim. Mas se pensarmos num Gerente de Rede, que tem ganho mensal de até R$ 9,9 mil (segundo última pesquisa da Catho) esse aumento é muito bem vindo.

Continue navegando

Outros materiais