A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
39 pág.
TCC ADRIANO II

Pré-visualização | Página 1 de 8

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ADRIANO GOMES RODRIGUES
GEISEL DOS SANTOS SILVA
MARIANA APARECIDA BONFIM
A IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI E EPC NO AMBIENTE HOSPITALAR: 
O PAPEL DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO QUANTO A PREVENÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO
TANGARÁ DA SERRA/MT
2016
ADRIANO GOMES RODRIGUES
GEISEL DOS SANTOS SILVA
MARIANA APARECIDA BONFIM
A IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI E EPC NO AMBIENTE HOSPITALAR: 
O PAPEL DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO QUANTO A PREVENÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao SENAC-MT como requisito para obtenção do título de Técnico em Segurança do Trabalho.
Orientador: Hoerb Magalhães Leite
TANGARÁ DA SERRA/MT
2016
ADRIANO GOMES RODRIGUES
GEISEL DOS SANTOS SILVA
MARIANA APARECIDA BONFIM
A IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI E EPC NO AMBIENTE HOSPITALAR: 
O PAPEL DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO QUANTO A PREVENÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso _____________, apresentado ao SENAC, como requisito parcial para a obtenção do título de Técnico em Segurança do Trabalho com conceito final igual a, _________ conferida pela Banca Examinadora formada pelo professor avaliador e pelo professor orientador:
_______________________________________________
Professor Orientador
Senac Tangará da Serra/MT
_______________________________________________
Professor Avaliador
Senac Tangará da Serra/MT
Tangará da Serra/MT,______de____________________________de 2016.
DEDICATORIA
Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus, a nossos familiares e a nossos amigos pelo incentivo, paciência, carinho e atenção.
agradecimentos
Agradecemos a Deus, por ter iluminado nosso caminho durante esta jornada;
A nossa família, por todo o apoio e incentivo dispensado, para mais esta conquista;
Aos amigos, que compartilharam seus conhecimentos, experiências e nos auxiliaram com ideias; 
Aos professores orientadores e ao corpo docente da instituição pelas orientações, atenção e apoio;
Enfim a todos que, de alguma maneira nos auxiliaram, sempre com atenção, compreensão e paciência, contribuindo significativamente para a realização deste trabalho. Com certeza não seria possível chegar até aqui sem a colaboração de vocês.
EPIGRAFE
“Para evitar acidentes, multiplique sua atenção, subtraia os riscos, some com o Equipamento de Proteção Individual e/ou Coletivo, e o resultado será Segurança Total." (Alexandre Carilli Simarro)
RODRIGUES, Adriano Gomes; SILVA, Geisel dos Santos; BONFIM, Mariana Aparecida. A importância do uso de EPI e EPC no ambiente hospitalar: o papel do técnico em segurança do trabalho, quanto a prevenção e a conscientização. 2016. 39 folhas. Monografia apresentada ao Curso de Técnico em Segurança do Trabalho – SENAC/MT, Tangará da serra/MT, 2016.
RESUMO
Sabe-se que é imprescindível algumas medidas de prevenção e controle de infecções a serem adotados no ambiente hospitalar para que os profissionais da área de saúde não sejam acometidos. Dentre as inúmeras barreiras utilizadas na prevenção de riscos estão os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). A pesquisa teve como intuito analisar a importância do uso de EPI e EPC no ambiente hospitalar destacando o papel do técnico em segurança do trabalho quanto a prevenção e a conscientização. Além disso, buscou-se explorar a literatura existente sobre EPI e EPC e suas implicações no contexto organizacional; apresentar suas finalidades e uso correto; e mostrar quais os desafios encontrados pelo técnico de segurança do trabalho, quanto a prevenção e conscientização. Para atender aos objetivos foi utilizada a seguinte metodologia: pesquisa documental/teórica, qualitativa, bibliográfica, exploratória e estudo de caso. Através desta pesquisa constatou-se que são vários os riscos que um trabalho em um ambiente hospitalar apresenta, portanto, o técnico em segurança do trabalho se preocupa principalmente com dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e com a eficácia da atividade organizacional. Cabe ao técnico em segurança do trabalho atuar na prevenção, orientando os colaboradores para o uso correto do EPIs e a empresa para adquirir os EPCs necessários, de forma que estes protejam todos os envolvidos no ambiente de trabalho. Daí a importância do uso de equipamento de proteção individual e equipamento de proteção coletiva num ambiente hospitalar e o papel do técnico em segurança do trabalho, quanto a prevenção e a conscientização.
Palavras-Chave: Ambiente Hospitalar. Prevenção. Conscientização. Equipamentos de Proteção. Técnico em Segurança do Trabalho. 
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	9
2 JUSTIFICATIVA	10
3 OBJETIVOS	11
3.1 OBJETIVO GERAL	11
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS	11
4 REFERENCIAL TEORICO	12
4.1 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)	12
4.2 TIPOS DE EPIs E SUAS FINALIDADES	13
4.3 A IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI	14
4.4 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)	15
4.5 TIPOS DE EPCs E SUAS FINALIDADES	16
4.6 A IMPORTÂNCIA DO USO DE EPC	17
4.7 DESAFIOS DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO	18
4.8 AMBIENTE HOSPITALAR	20
5 METODOLOGIA	24
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS	25
REFERÊNCIAS	30
ANEXOS	30
ANEXO 1 – EPI (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) - LUVAS	32
ANEXO 2 – EPI (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) - MASCARAS	34
ANEXO 3 – EPI (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) – OCULOS DE SEGURANÇA	35
ANEXO 4 – EPI (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) - JALECOS	36
ANEXO 5 – EPI (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) - AVENTAL	37
ANEXO 6 – EPI (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) - TOUCAS	38
ANEXO 7 – EPI (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) - CALÇADOS	39
1 INTRODUÇÃO
A prevenção e o controle de infecções no ambiente hospitalar é um tema bastante recorrente, uma vez que é por meio da adoção dessas medidas que os profissionais da área de saúde podem ter uma qualidade de vida e bem estar melhor ao desempenharem suas atividades profissionais, visto que os riscos a que estão submetidos são mínimos (CABRAL; SILVA, 2013).
Sabe-se que é imprescindível algumas medidas de prevenção e controle de infecções a serem adotados no ambiente hospitalar para que os profissionais da área de saúde não sejam acometidos. Logo, é evidente que acidentes ocupacionais ocorrem em hospitais e estes muitas vezes são ocasionados pela falta dos equipamentos de segurança necessários para a pratica de tal atividade de risco. Dentre as inúmeras barreiras utilizadas na prevenção de riscos estão os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Portanto, esse trabalho tem como objetivo principal analisar a importância do uso dos EPCs e EPI descrevendo o papel do técnico em segurança do trabalho, em relação a prevenção e conscientização das pessoas que trabalham no ambiente hospitalar. É notório que muitos profissionais da área da saúde adquirem doenças e estão propícios a serem contaminados devido ao ambiente contaminado que trabalham e por não estarem devidamente equipados para realizar suas atividades. Logo, o trabalho tem como objetivo mostrar qual o papel que técnico em segurança do trabalho desenvolve diante de um ambiente que exige grande responsabilidade e empenho e qual ferramenta utiliza no processo de prevenção e conscientização dos perigos eminentes dessa profissão.
Apesar do risco de transmissão de infecção para o Trabalhador de Área de Saúde - TAS depender da hierarquização e complexidade da atividade que desenvolve, do tipo de atendimento e função que desempenha, existem sim, condições no ambiente de trabalho capazes de provocar danos à saúde ou à integridade física do trabalhador, e estes são considerados, riscos ocupacionais.
2 JUSTIFICATIVA
Na elaboração deste trabalho serão abordados os assuntos referentes

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.