Buscar

legislação 8

Prévia do material em texto

Em se tratando de terminação ou extinção do contrato de trabalho, temos causas que são consideradas normais e anormais. Na hipótese de uma pessoa entrar na administração publica sem concurso publico, quando na verdade de acordo com a própria Constituição Federal de 1988 atualmente só pode ocupar definitivamente se prestar concurso publico, estaríamos diante de que tipo de espécie de terminação do contrato de trabalho: .
		
	 Rescisão
	;
	
	
	
	
	Leia atentamente as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. I. As diárias de viagens pagas ao empregado integram o salário do mesmo quando excedem 50% do valor deste. II. A primeira parcela do 13º salário do trabalhador deverá ser paga até o dia 20 de dezembro e a segunda, conseguintemente até o último dia do ano. III. Os custos do empregador com matrícula, mensalidade, livros e materiais escolares do empregado não serão considerados salário.
		
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	
	
	
	É o marco para contagem do prazo para pagamento das verbas rescisórias:
		
	
	 Aviso Prévio;
	
	
	
	O empregado também poderá rescindir o contrato com base no descumprimento do empregador das suas obrigações contratuais. Dessa forma, como se denomina a hipótese acima mencionada:
		
	
	rescisão indireta;
	
	
	
	Dentro dos poderes a ele conferidos, poderá dependendo da gravidade da falta cometida pelo empregado, ensejar punições mais brandas até punições mais graves. Quer dizer que podemos ter desde uma simples advertência verbal, advertência, escrita, a suspensão ou ainda a dispensa com justa. Se a falta for muito grave, poderá ocorrer a dispensa por iniciativa do Empregador, com a Justa Causa, conforme artigo 482 da CLT. Se estivermos diante de um empregado que é negligente, falta ao trabalho sem justificativa ele poderá ser dispensado por justa causa com base na:
	
	 Desídia;
	
	
	
	
	
Questão De acordo com as nossas aulas, na hipótese de dispensa do empregado, há necessidade de determinadas formalidades. Uma delas é a quitação das verbas que faz jus o empregado dispensado. Há alguma implicação caso não seja depositado até o 10º dia após a dispensa?
		
	 sim, deverá pagar uma multa no valor da ultima remuneração do empregado;
	
	
	
	
	
	Sabemos que existem várias possibilidades de terminação do contrato de trabalho. Se a terminação do contrato ocorrer na forma de rescisão qual é a hipótese segundo a classificação mencionada em nossas aulas:
		
	 nulidade absoluta do contrato de trabalho;
	
	
	
	
	
	Temos várias formas de dispensar o empregado por justa causa dentre elas se o empregado se ausentar caracterizando o abandono de emprego. Em regra para caracterização do abandono de emprego são necessários quantos dias de ausência:
		
	 30 dias
	;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes