Buscar

EDUCAÇÃO ROMANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
História da Educação
Educação Romana
Caráter heróico-patrícia Os patrícios recebem uma educação que visa perpetuar os valores da nobreza de sangue e cultuar os ancestrais; seus objetivos eram:
 temperar o caráter a tempo para que os indivíduos pudessem resistir, depois de adultos, ao micróbio do luxo e da decadência;
Instruir nas belas artes.(História da Vida Privada I. Do Império Romano ao ano mil, pág. 29).
*
Fases da educação romana: 1. Latina original, de natureza patriarcal; 2. Influência da cultura grega; 3. Fusão entre a cultura romana e a helenística. A fusão das culturas romana e helenista estimulam o bilinguismo: as crianças passam a aprender grego e latim. 
 História da Educação
*
 História da Educação
O Ensino em Roma 
A pedagogia em Roma está voltada para questões práticas. Surge por volta do século I a.C com Cícero, Sêneca e Quintiliano. 
*
 História da Educação
Catão, o antigo (234-149 a.C.): defende a tradição contra o início da influência helênica e o retorno às raízes romanas. Varrão (116-27 a.C.): representa a transição pela qual os romanos terminam por aceitar a contribuição grega. Seu trabalho é prático. Escreveu uma enciclopédia didática, em que discute o ensino de gramática e que serve de base para trabalhos posteriores. Compôs sátiras, que orientam o jovem na virtude, com máximas edificantes. Cícero (106-43 a.C.): ampliou o vocabulário latino, apoiado na experiência com o grego e na erudição. Valorizou a fundamentação filosófica do discurso, o que o diferencia de seus conterrâneos, tornando-o um dos mais claros representantes da humanitas romana. Compreendia que a educação integral do orador requer cultura geral, formação jurídica, aprendizagem da argumentação filosófica, bem como o desenvolvimento de habilidades literárias e até teatrais, igualmente importantes para o exercício da persuasão. 
*
 História da Educação
Sêneca (4 a.C.–65): Vê a filosofia como um instrumento capaz de orientar o homem para o bem viver. A filosofia teria a função de ensinar a verdadeira vida humana, que não se confunde com o gozo dos prazeres, voltada que está para o domínio das paixões, já que a felicidade consiste na tranqüilidade da alma. Por isso a educação deve ser prática e vivificada pelo exemplo. Sêneca compreende que a educação prepara o homem para o ideal de vida estóico: o domínio dos apetites pessoais. Enfatiza a formação moral e dá menos importância à retórica. Ocupa-se da psicologia como instrumento para a preservação da INDIVIDUALIDADE.
Plutarco (45 – 125): Reconhece a importância da música e da beleza na educação, bem como a formação do caráter. Quintiliano (35-95): Foi um dos mais respeitados pedagogos romanos. Lecionou durante 20 anos na escola de retórica, fundada em Roma. 
*
 História da Educação
Quintiliano: Distancia-se da um pouco da filosofia, preferindo os aspectos técnicos da educação, sobretudo da formação do orador. Não se prende a discussões teóricas, mas procura fazer observações técnicas indicações práticas.
Sugere, para iniciação às letras, o ensino simultâneo da leitura e da escrita, criticando as formas vigentes por dificultar a aprendizagem. Recomenda alternar trabalho e recreação para que a atividade escolar seja menos árdua e mais proveitosa. Considera importante que a criança aprenda em grupo, por favorecer a competição, de natureza altamente saudável e estimulante. Recomenda a prática dos exercícios físicos, realizada sem exageros. Valoriza a busca da clareza, a correção, a elegância e os clássicos como Homero e Virgílio no estudo de gramática, reconhecendo os aspectos estético, espiritual e ético. Destaca a importância da instrução geral e dos exercícios que tornarão a aprendizagem uma segunda natureza. 
*
 História da Educação
TAREFA ESSENCIAL DA EDUCAÇÃO ROMANA: é transmitir o respeito ao costume dos ancestrais, mos maiorum, Revelá-lo à juventude, fazê-la e respeitá-la como ideal incontroverso, norma de toda a ação e de todo pensamento, tal é a tarefa essencial do educador. 
*
 História da Educação
PRIMEIRA EDUCAÇÃO:
Família – todos os historiadores da Educação costumam salientar a forte constituição da família romana, a soberana autoridade de que se investia o paterfamilias, o direito de que a mãe é objeto: em nenhuma parte o papel desta célula social aparece tão manifestamente quanto na educação. 
*
 História da Educação
Mater romana: exemplo de teor moral e de severidade.
 CRIANÇA
ATÉ os 7 anos: controle da mãe;
Depois dos 7 anos: passava ao controle do pai que era considerado o verdadeiro educador.
*
 História da Educação
PAPEL DO PAI
O paterfamilias romano dedicava-se a preencher este papel de educador com uma alta consciência. 
*
 História da Educação
CULTURA
A cultura romana sempre permanecerá uma cultura aristocrática.
O jovem aristocrático não é apenas educado no respeito da tradição nacional, que é um patrimônio comum a toda Roma, mas também na tradição própria de sua família. 
Mais cívica, mais familiar, a educação romana é também, talvez, mais profundamente religiosa que a educação grega. 
*
 História da Educação
NASCIMENTO – RECÉM-NASCIDO – menino ou menina é confiado a nutriz. 
*
 História da Educação
Muito mais quer dar o seio: a educação dos meninos até a puberdade é confiada a ela e a um “pedagogo”, também chamado de “nutridor”. 
*
 História da Educação
Função da nutriz; a criança aprende a falar com a nutriz; nas casas ricas, a nutriz é grega, para que a criança aprendesse no berço essa língua e cultura. Ao pedagogo cabia ensiná-la a ler. 
*
 História da Educação
ESCOLAS MISTAS EM ROMA
Uma parte mais ou menos considerável das crianças romanas frequentou a escola antes de completar doze anos, as meninas não menos que os meninos(confirma-o Soranos); melhor ainda, as escolas eram mistas. 
*
 História da Educação
Aos 12 anos – meninos e meninas se separam;
Somente os meninos, se pertencem a uma família abonada, continuam a estudar: sob o chicote do “gramático” ou professor de literatura, estudam os autores clássicos e a mitologia. 
*
 História da Educação
INSTRUÇÃO PRIMÁRIA – aprende-se a ler e escrever; a criança aprende de cor os textos nos quais se exercitou, ao mesmo tempo para formar-se e enriquecer a memória.
ENSINO SECUNDÁRIO – se torna um estudo só para as elites; estuda-se a gramática, a mitologia, a literatura e o grego.
*
 História da Educação
“ENSINO SUPERIOR” – estuda-se o ensino da arte da oratória confiado ao orador; os jovens também aprendem filosofia, direito, retórica. 
Oratória – trata-se de método de discurso. Arte de como falar em público. Conjunto de regras e técnicas que permitem apurar as qualidades pessoais de quem se destina a falar em público. Na Grécia Antiga, e mesmo em Roma, a oratória era estudada como componente da retórica (ou seja, composição e apresentação de discursos), e era considerada uma importante habilidade na vida pública e privada. Aristóteles e Quintiliano estão entre os mais conhecidos autores sobre o tema na antiguidade.
Retórica - é a técnica (ou a arte, como preferem alguns) de convencer o interlocutor através da oratória, ou outros meios de comunicação. Classicamente, o discurso no qual se aplica a retórica é verbal, mas há também — e com muita relevância — o discurso escrito e o discurso visual. 
*
 História da Educação
Bibliografia:
PHILIPE Ariès e DUBY, Georges. História da Vida Privada I. Do Império Romano ao ano mil. Companhia das Letras. São Paulo, 2007.
ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 1996.
*
 História da Educação
A tradição romana 
Graecia capta ferum victorem cepit et artes intulit agresti Latio. Horário
“A Grécia conquistada conquistou por sua vez seu selvagem vencedor e trouxe a civilização ao rude
Lácio”. 
*
 História da Educação
O nascimento das Escolas Latinas 
As primeiras escolas latinas são inteiramente, na sua origem, de inspiração grega. Limitam-se a imitá-las, tanto no que concerne ao programa, como aos métodos de ensino. 
Porém, os romanos vão pouco a pouco organizá-las em três graus distintos e sucessivos: a instrução primária, o ensino secundário e o ensino superior, aos quais correspondem três tipos de escolas, confiadas a três tipos de Mestres especializados. As escolas primárias datam provavelmente dos séculos VII e VI a.C., as secundárias surgem no século III a.C. e das superiores somente há conhecimento da sua existência a partir do século I a.C. A data em que surgiram as primeiras escolas primárias permanece controversa. Pensa-se que o ensino elementar das letras terá surgido em Roma muito antes do século IV a.C., provavelmente remontando ao período etrusco da Roma dos Reis. Data do ano 600 a.C. a tabuleta de marfim de Marsigliana de Albegna que possui gravada na faixa superior do seu quadro um alfabeto arcaico muito completo, destinado a servir de modelo de escrita incipiente que se exercitava escrevendo na cera da tabuleta.
*
 História da Educação
Instrução Primária 
Tal como na Grécia, também as crianças romanas se faziam acompanhar à escola por um escravo, designado segundo a terminologia grega por Paedagogus. Este poderia, em determinadas circunstâncias, ascender ao papel de explicador ou até mesmo de mentor, arcando assim com a educação moral da criança. O Paedagogus conduzia o seu pequeno senhor à escola, designada por ludus litterarius, e aí permanecia até ao final da lição. O ensino é coletivo, as meninas também frequentavam a escola primária, embora para elas o preceptorado privado pareça ter sido a nota dominante.
*
 História da Educação
Ensino Secundário  
O ensino secundário é  bastante menos difundido que a instrução primária. A maioria das crianças de fraca condição social abandonam a escola no final da Instrução Primária, passando então a frequentar a casa de um Mestre de ensino técnico que os preparará para o exercício de profissões como a carpintaria.
As restantes crianças iniciam por volta dos doze anos de idade um segundo ciclo de estudos, continuando rapazes e raparigas a estudar lado a lado. No caso geral de estudos com a duração de três anos, verifica-se a intervenção do grammaticus, correspondente latino do grammatikus grego, que ensina Gramática e Retórica.
*
 História da Educação
 Cecílio Epirota empreende, em finais do século I a.C., o estudo de poetas latinos seus contemporâneos, assim se estabelecendo uma formação nas duas línguas que implicará portanto a participação de dois grammaticus: o grammaticus graecus e o grammaticus latinus. Existiam portanto duas Instituições paralelas: uma para o estudo da língua e da literatura grega, a outra para o estudo da língua e literatura romana. A primeira é uma réplica exata das escolas gregas, a segunda representava o esforço para salvaguardar as tradições romanas.
À semelhança do que se observava na Grécia, o grammaticus é bastante mais conceituado socialmente que o primus magister. Também ele  instala geralmente os alunos numa pérgula ou numa residência existindo em Roma, no século IV da nossa era, cerca de vinte estabelecimentos deste tipo. Requer cerca de seis horas diárias para o ensino da correção da linguagem, assim como para a explicação dos poetas. Adopta os princípios da metodologia grega, insistindo na ortografia e na pronúncia, multiplicando os exercícios de morfologia e preparando com a escrita de redações a iniciação à Retórica. O essencial consiste porém no estudo dos clássicos, e sobretudo dos poetas Virgílio, Terêncio e Horácio.
Os alunos aprendem também algumas noções básicas de Geografia, necessárias para a compreensão da Ilíada e da Eneida. Estudam também Astronomia, ...desde que se levanta ou põe uma estrela até à cadência de um verso
 
 
*
Ensino Superior  
O ensino superior, também designado por ensino retórico, tinha início por volta dos quinze anos de idade, altura em que o jovem recebe a toga viril, sinônimo da sua entrada na vida adulta. Estes estudos superiores duravam até cerca dos vinte anos, podendo no entanto prolongar-se por mais tempo. Tinham como finalidade formar Oradores, já que a carreira política representava o ideal supremo.
Roma transformou-se num centro excepcional de estudos para os Mestres de Retórica Gregos. É o caso de Dionísio de Halicarnaso, que viveu em Roma mais de vinte anos (de 30 a 8 a.C.), ali compondo uma monumental História Romana.
História da Educação
*
 História da Educação
No século II surgem os representantes da segunda sofística, os quais cultivam um discurso preciosamente elaborado, bem como a improvisação, perante uma vasta audiência de romanos. 
As retóricas latina e grega assemelham-se ainda mais quando o triunfo dos Césares desvia a eloquencia latina da vida política e a confina à arte do conferencista ou do advogado. Os retóricos do Ocidente latinizam os assuntos que propõem a seus discípulos, ao mesmo tempo que os obrigam a estudar os clássicos romanos, sobretudo Cícero.
*
 História da Educação
Principais teóricos de retórica? 
Marco Túlio Cícero(106 - 43);
Lúcio Annaaeus Sêneca(4 – 65);
Marco Fábio Quintiliano(40 – 118).
*
 História da Educação
O que significa ser culto em Roma?
Ser culto para um latino, é doravante, antes de tudo, conhecer Cícero e Virgílio. 
*
 História da Educação
 As virtudes campesinas
Tripé dessa educação arcaica: 
Amor ao trabalho árduo;
Frugalidade(prudente, poupador, econômico);
Austeridade(rigidez, severidade, dureza, firmeza; característica de quem é austero). 
*
 História da Educação
Qual era o objetivo da retórica?
Preparar seus alunos para a carreira jurídica. 
*
 História da Educação
REVISÃO PARA A AV1 
*
 História da Educação
*
 História da Educação
*
 História da Educação
*
 História da Educação
*
 História da Educação
*
 História da Educação
*
 História da Educação
Educação Romana:
Utilitária e militarista. 
*
História da Educação
*
História da Educação
*
 História da Educação
*
História da Educação
*
História da Educação
Bibliografia: 
COLETTO, Daniel Pereira. História temática: terra e propriedade. 2.ed. São Paulo: Scipione, 2002. 
GIBBON, Edward. Declínio e queda do Império Romano. Edição abreviada. São Paulo: Companhia da Letras: Círculo do Livro, 1989.
GRIMAL, Pierre. 'O Amor em Roma, São Paulo: Edições 70, 2005.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes