Buscar

AV1 de OPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apresente uma discussão sobre a trajetória das politicas públicas de saúde no Brasil, destacando sua importância para a formação do profissional de psicologia. Inclua em suas considerações as concepções de saúde formuladas pela OMS e a pela Constituição Federal de 1988.
-2) Assinale o principio do sistema único de saúde que permite compreender a charge abaixo?
Na charge tem um medico olhando a fixa de um paciente com cara de espanto, o paciente assustado pergunta: ‘’é muito grave doutor?’’ e o médico responde: ‘’é sim, aqui diz que o senhor não tem plano de saúde!’’
Resposta: Hierarquização ou Universalidade
3) Assinale a afirmativa CORRETA com relação ao SUS:
(A) Seu financiamento é de responsabilidade exclusiva da união e dos estados.
(B) A população não participa diretamente das decisões sobre a definição de propriedades e no controle das ações e serviços.
(C) É criado pelo decreto 7.508/2011.
Resposta: (D) É consequência direta do movimento de reforma sanitária.
(E) É vedada a participação da iniciativa na rede de assistência à saúde. 
4) Com relação ao ECA de 1990, assinale a alternativa ERRADA:
Resposta: (A) É facultativa aos pais e a decisão de vacinar as crianças mesmo nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. 
(B) A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar.
(C) Considera-se criança a pessoa até doze anos incompletos.
(D) Crianças ou adolescentes em situação de abrigamento de longa duração deverão ser encaminhadas preferencialmente para suas famílias de origem.
(E) Filhos havidos ou não da relação do casamento ou por adoção terão os mesmos direitos.
5) Com relação aos estudos sobre politicas publicas de saúde, considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
1- Assim como gestores e trabalhadores em saúde, os usuários também são responsáveis por seus estados de saúde e doença, devendo zelar pelo bem-estar individual e coletivo.
2- Uma das mudanças fundamentais nas politicas de saúde inauguradas pelo SUS é a ênfase na prevenção; antes era a assistência médica. 
3- Os Conselhos de Saúde admitem a participação dos usuários dos serviços de saúde na proporção de 50%. Os demais representantes são os gestores, os prestadores de serviços de saúde e os trabalhadores da saúde. 
Resposta Todas as afirmativas são verdadeiras.
6) Com relação aos principais documentos e ações que contribuíram para consolidar as ações em saúde publica no Brasil, assinale a alternativa ERRADA:
Resposta: (A) As primeiras ações em saúde no Brasil, no inicio do século XX foram a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e a determinação de vacinação obrigatória.
7) O sistema Único de Saúde admite diversos princípios e diretrizes. Um dos seus princípios está fundamentado na concepção de a distribuição de ações e serviços à população de ser feita de acordo com suas necessidades.
Esclareça o principio do SUS correspondente à definição acima e discuta a importância e contribuição da psicologia para a compreensão da atenção à saúde.

Outros materiais