Buscar

Relatório de ensaio spt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Introdução
As sondagens a percussão foram executadas com tubos de 2 1/2” de diâmetro, e as amostras de solo foram extraídas de metro em metro, ao longo da perfuração. Na extração de amostras do solo foram utilizados o amostrador de 2” de diâmetro interno, do tipo TERZAGHI, tendo observado as resistências oferecidas pelo terreno à cravação do mesmo (Standart Penetracion Test. S.P.T.). Os índices de resistências à cravação do amostrador permitem avaliar a compacidade e/ou consistência do solo ao longo da perfuração. As sondagens atingiram profundidades tais, de modo a permitir a solução adequada ao problema de fundações. As profundidades foram limitadas pela ocorrência de matacões, obstruções, rochas não perfuráveis pelo equipamento em questão.
Análise do ensaio 
Este ensaio de SPT foi realizado em São José dos Campos – SP, o furo deste ensaio foi em uma profundidade de 12 metros e 45 centímetros, o ensaio foi encerrado na profundidade designada pelo contratante. 
	Nos primeiros 60 centímetros do ensaio foi encontrado uma argila arenosa de coloração marrom, no primeiro metro foi necessário segundo o gráfico do relatório o número SPT foi 2. Até o início do terceiro metro o solo se mostrava bastante mole que com 1 golpe se rompia os 15 centímetros. O nível da água do terreno está localizado em 2 metros e 99 centímetros.
 Dos 60 cm até os 6 metros e 85 centímetros o solo tinha características argilosa siltosa, sendo pouco arenosa, tendo uma consistência mole a média e sua coloração era marrom clara. O número do SPT no sétimo metro é 7. 
Dos 6 metros e 85 centímetros até o final do furo, nos 12 metros e 45 centímetros, foi coletada uma argila siltosa, de uma forma plástica, de consistência média a dura , com coloração verde. No número do ensaio SPT final era 20. 
	Relação entre tensão admissível e número de golpes (SPT)
	Tipo de solo
	Consistência
	SPT
	Tensão admissível (Kg/cm²)
	Argila
	Muito mole
	< 2
	< 0,25
	
	Mole
	2 a 4
	0,25 a 0,5
	
	Média
	4 a 8
	0,5 a 1,0
	
	Rija
	8 a 15
	1 a 2
	
	Muito rija
	16 a 30
	2 a 4
	
	Dura
	> 30
	maior que 4
	Areia
	Fofa
	<= 4
	< 1
	
	Pouco compacta
	5 a 10
	1 a 2
	
	Medianamente compacta
	11 a 30
	2 a 4
	
	Compacta
	31 a 50
	4 a 6
	
	Muito compacta
	> 50
	> 6
Tabela 1: Relação entre tensão admissível e número de golpes (SPT)
Cálculo da tensão admissível do ensaio:
O NSPT e a Tensão admissível mostram que a argila presente na última camada do ensaio, segunda a tabela 1, tem características muito rija a dura. Lembrando que para essa análise foi levado em conta somente o NSPT da última camada da perfuração do ensaio.
Conclusão
Com este tipo de solo e levando em consideração o número de golpes e o nível de água é recomendável a fundação por tubulão, pois segundo COSTA (2016) quando o número do SPT até o terceiro metro é menor que 8 não é recomendável fundação rasa, como o nosso caso o SPT no terceiro metro é de 4. Por essas características ele precisa de uma fundação mais funda para construções de maior porte, sendo possível chegar até o ponto do SPT.

Outros materiais