Buscar

Resumo Neuroanatomia

Prévia do material em texto

Resumo Neuroanatomia 
O sistema nervoso é fundamental para vida, pois nos permite sentir, mover e pensar. 
O olho é a única parte do SNC que ficou exposta. Esse possui fotorreceptores, mas o cérebro que interpreta a imagem
O SNC é envolvido por ossos, mas é necessário sentir o ambiente externo, para isso temos o SNP.
Células fundamentais do sistema nervoso: neurônios e gliócitos.
Estrutura do Neurônio
OBS: NEM TODOS OS NEURÔNIOS SÃO MIELINIZADOS
Existem vários tipos de neurônios, e sua forma tem a ver com sua função.
GLIÓCITOS:
 Astrócitos – São os gliócitos de maior tamanho e apresentam grande número de prolongamentos citoplasmáticos. Dão sustentação ao sistema nervoso e nutrem os neurônios. Pode ser:
.		Fibroso – predominante na substância branca
		Protoplasmático – predominante na substância cinzenta
Microglia – Macrófagos do Sistema Nervoso
Oligodendrócitos – São menores que astrócitos e apresentam menos prolongamentos citoplasmáticos. Tem como função mielinização dos axônios dos neurônios do SNC. Um oligodendrócito pode fazer várias bainhas de mielina
Células de Schwan – Tem como função mielinização dos axônios dos neurônios do SNP, uma célula de Scwan mieliniza apenas um pedaço do axônio.
SISTEMA NERVOSO
 
 Encéfalo Cérebro Telencéfalo 
								 Diencéfalo Tálamo
										 Hipotálamo
						Cerebelo 
 Mesencéfalo
						Tronco encefálico Ponte
									 Bulbo
			 
 Intumescência Cervical
			Medula espinal Intumescência Lombar
 Cauda eqüina 
 Cranianos
			Nervos Espinais
		Gânglios > Gânglio da raiz dorsal 
 Externoceptores 
 Receptores Proprioceptores
Interoceptores
 
aferente		aferente Simpático
eferente autônomo Parassimpático
		SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Encéfalo : Cérebro + cerebelo + tronco encefálico, é revestido por meninges ( sistema de membranas que reveste e protege o encéfalo. Consiste em 3 camadas: piamáter, aracnóide e duramáter
	Meninges –
Membranas que revestem o SNC, existem 3 meninges:
 
 Piamáter - é uma membrana bem delicada. É a mais delgada das menínges. Adere à superfície do cérebro . Ela segue aos menores contornos do cérebro (Giro e Sulco). A pia-máter é uma bastante fina membrana composta de tecido fibroso coberta em sua superfície externa por uma folha de células achatadas impermeável a fluídos. A pia-máter é atravessada por vasos sanguíneos que vão do cérebro à medula espinal e, seus capilares são responsáveis pela nutrição do cérebro.
Aracnóide - O elemento central das menínges. Ela provê um efeito de amortecimento para o sistema nervoso central. A aracnoide existe como uma fina e transparente membrana. É composta de tecido fibroso e, como a pia-máter, é encoberta por células achatadas, impermeáveis a fluídos. Ela está logo abaixo da dura-máter, atuando, além da defesa, na formação dos espaços intra-meníngicos.
A aracnóide não segue as convoluções da superfície do cérebro parecendo, portanto, como um saco frouxo. Na região do cérebro, particularmente, um grande número de finos filamentos chamados de arachnoid trabeculae passa da aracnóide através do espaço subaracnóide para misturar-se com o tecido da pia-máter.
Nela está contido o líquor (produzido no pelxo coróide – região de tecido conjuntivo com vasos sanguíneos). 
�
		
Duramáter - é uma grossa e dura membrana, próxima ao crânio. É a mais espessa e externa das meninges. A dura-máter contém grandes vasos sanguíneos que se dividem em capilares menores na pia-máter. Ela é composta de tecido fibroso denso e sua superfícies interna é coberta por células achatadas como as presentes nas superfícies da pia-máter e da aracnóide. A dura-máter é um saco que envolve a aracnóide e serve estrategicamente a diversas funções como atuar no combate aos ataques patológicos infectantes e doenças malignas. A dura-máter envolve e suporta os grandes canais venais levando o sangue do cérebro para o coração. Ela penetra apenas nas grandes fissuras, formando a foice ( divide o cérebro em hemisfério direito e esquerdo) e a tenda do cerebelo ( divide o cérebro do cerebelo)
 
No encéfalo, há um espaço virtual, subdural, hemorragias nessa região, principalmente por traumatismo craniano levam a more em poucas horas se o sangue não for drenado. 
As hemorragias na subaracnóide espalham o sangue pelo líquor e não gera hematoma.
	 Cérebro
 O cérebro é oriundo de telencéfalo – que cresceu tomando conta de quase todo o cérebro- e do diencéfalo – de onde brotam várias vesículas que forma estruturas, como exemplo, retina. O cérebro é divido em dois grandes hemisférios: direito e esquerdo e também dividido em lobos: frontal, parietal, temporal e occipital. O cérebro possui sulcos e giros, cada sulco e cada giro desempenham funções específicas.
 
O diencéfalo é uma “estação” de recepção de mensagem, nele estão o tálamo e o hipotálamo.
O tálamo compõem- se de duas massas ovóides de substancia cinzenta encaixadas na base do cérebro. Todas as mensagens sensoriais, com exceção do olfato, passam pelo tálamo antes de atingir o córtex cerebral. É o transmissor dos impulsos nervosos para o córtex cerebral, onde se direciona ao cérebro para serem processadas. Exerce papel na regulação da consciência
O hipotálamo é uma estrutura do tamanho aproximado de um grão de ervilha, localizado sob o tálamo. Apesar de pequeno, ele é uma região encefálica importante. Controla a temperatura do corpo, o apetite e o equilíbrio hídrico do corpo, alem de ser o principal centro emocional e do comportamento sexual. Faz também a integração dos sistemas nervoso e endócrino ativando a produção de diversas glândulas.
 O Telencéfalo compreende os dois hemisférios do cérebro. Esses dois hemisférios comunicação através de uma comissura denominada corpo caloso este é dividido em: rostro, joelho, corpo e 
esplênio. Existem outras comissuras que permites a comunicação entre os dois hemisférios
 
Coroa radiada – região pode onde passam as axônios , esta região é mais próxima ao córtex cerebral,
Cápsula interna – região mais distantes do córtex cerebral e nela as fibras se afunilam.
Tronco encefálico : Mesencéfalo, ponte e bulbo
O tronco encefálico interpõe-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo, ou seja, conecta a medula espinal com as estruturas encefálicas localizadas superiormente. A substância branca do tronco encefálico inclui tratos que recebem e enviam informações motoras e sensitivas para o cérebro e também as provenientes dele. Dispersas na substância branca do tronco encefálico encontram-se massas de substância cinzenta denominadas núcleos, que exercem efeitos intensos sobre funções como a pressão sangüínea e a respiração. 
		
	Mesencéfalo: 
Interpões-se entre a ponte e o cerebelo, do qual é representado por um plano que liga os dois corpos mamilares, pertencentes ao diencéfalo, à comissura posterior. É atravessado por um estreito canal, o aqueduto cerebral. A parte do mesencéfalo situada dorsalmente ao aqueduto é o tecto do mesencéfalo. Ventralmente, temos os dois pedúnculos cerebrais, que por sua vez, se dividem em uma parte dorsal, o tegmento e outra ventral, a base do pedúnculo. .
Tecto do mesencéfalo: em vista dorsal o tecto mesencefalico apresenta quatro eminênciasarredondadas denominadas colículos superiores e inferiore.
Pedúnculos cerebrais: vistos ventralmente, os pedúnculos cerebrais aparecem com dois grandes feixes de fibras que surgem na borda superior da ponte e divergem cranialmente para penetrar profundamente no cérebro. Delimitam assim uma profunda depressão triangular, a fossa interpeduncular, limitada anteriormente por duas eminências pertencentes ao diencéfalo, os corpos mamilares. O fundo da fossa interpeduncular apresenta pequenos orifícios para a passagem de vasos. Denomina-se substância perfurada posterior.
Núcleo Rubro – ocupa grande parte do tegmento. É uma massa em forma de oval que se estende do limite caudal do colículo superior até a região subtalâmica. É circular numa secção transversal.
PONTE
Ponte é a parte do tronco encefálico interposto entre o bulbo e o mesencéfalo. Sua base situada ventralmente apresenta uma estriação transversal em virtude da presença de numerosos feixes de fibras transversais que a percorrem. Estas fibras convergem de cada lado para formar volumosos feixes,  pedúnculo cerebelar superior, médio e inferior, que se penetra no hemisfério cerebelar correspondente. 
BULBO
O bulbo tem forma de um cone, cuja extremidade menor continua caudalmente com a medula espinhal. 
O limite superior do bulbo se faz em um sulco horizontal visível no contorno deste órgão, sulco bulbo-pontino, que corresponde à margem inferior da ponte.. A fissura mediana anterior termina cranialmente em uma depressão denominada forme cego. De cada lado da fissura mediana anterior existe uma eminência denominada pirâmide, formada por um feixe compacto de fibras nervosas descendentes que ligam as áreas motoras do cérebro aos neurônios motores da medula. Este trato é chamado de trato piramidal ou trato córtico-espinhal. Na parte caudal do bulbo, as fibras deste trato cruzam obliquamente o plano mediano e constituem a decussação das pirâmides. É devido à decussação das pirâmides que o hemisfério cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério cerebral esquerdo controla o lado direito. Por exemplo: em uma lesão encefálica à direita, o corpo será acometido em toda sua metade esquerda.
Ventrículos:
Temos ao todo quatro ventrículos, ou seja, dois ventrículos laterais, que são os maiores e mais altos no cérebro, o terceiro ventrículo, que é o intermediário em posição e menor em tamanho, e o quarto ventrículo, localizado na parte mais baixa do encéfalo, no tronco cerebral. Entre o III e IV ventrículos existe o aqueduto do mesencéfalo( ou aqueduto cerebral)
MEDULA ESPINAL
Medula significa miolo e indica o que está dentro. Assim temos a medula espinhal dentro dos ossos, mais precisamente dentro do canal vertebral. A medula espinhal é uma massa cilindróide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral sem entretanto ocupa-lo completamente. No homem adulto ela mede aproximadamente 45 cm sendo um pouco menor na mulher. Cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occipital. O limite caudal da medula tem importância clinica e no adulto situa-se geralmente em L2 (cone medular). Após o cone medular há formação da cauda eqüina.
			
A medula apresenta forma aproximada de um cilindro, achatada no sentido antero-posterior. Seu calibre não é uniforme, pois ela apresenta duas dilatações denominadas de intumescência cervical e intumescência lombar.
			
Estas intumescências medulares correspondem às áreas em que fazem conexão com as grossas raízes nervosas que formam o plexo braquial e lombossacral, destinados à inervação dos membros superiores e inferiores respectivamente. A formação destas intumescências se deve pela maior quantidade de neurônios e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas áreas.
Na medula, a substância cinzenta ( que possui cornos) localiza-se por dentro da branca e apresenta a forma de uma borboleta, ou de um "H". Nela distinguimos de cada lado, três colunas que aparecem nos cortes como cornos e que são as colunas ventral, dorsal e lateral. A coluna lateral só aparece na medula torácica e parte da medula lombar. No centro da substância cinzenta localiza-se o canal central da medula.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
Liga a periferia ao SNC e é formado por nervos, gânglios e receptores.
Os gânglios são formados por somas (corpos celulares). 
Os nervos se dividem em três tipos:
Nervos Sensitivos: são os nervos que tem o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;
Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;
Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.
Um  receptor sensorial é a estrutura que reconhece um estímulo no ambiente interno ou externo de um organismo.
Propriocepção também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão.
Sistema Nervoso Autônomo: Funciona independente da vontade, é dividido em: simpático (alerta, fuga) e parassimpático (relaxamento). Os suas fibras pré e pós ganglionares são diferentes, pois no simpático o pós ganglionar tem suas fibras pós ganglionares mais longas enquanto no parassimpático essa fibras são mais curtas, nas pré ganglionares isso se inverte.
Lisencefalia - termo que literalmente significa "cérebro liso", é um trastorno pouco comum da formação do cérebrocaracterizado pela microcefalia e uma ausência das circunvoluções normais do cérebro.
Hidrocefalia - é, de forma genérica, a acumulação de líquido cefalorraquidiano(LCR) no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnóideo), que por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana sobre océrebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral e aumento e inchaço docrânio.				 � �
�
SN
SNC
SNP
Somático
Visceral
Líquor - é um� HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluido_corporal" \o "Fluido corporal" �fluido corporal� estéril e de aparência clara que ocupa o � HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_subaracn%C3%B3ideo" \o "Espaço subaracnóideo" �espaço subaracnóideo�no � HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro" \o "Cérebro" �cérebro�  e no espaço subaracnóideo na � HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Medula_espinhal" \o "Medula espinhal" �medula espinhal�. É uma solução salina muito pura, pobre em proteínas e células, e age como um amortecedor para o � HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3rtex_cerebral" \o "Córtex cerebral" �córtex cerebral� e a� HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Medula_espinhal" \o "Medula espinhal" �medula espinhal�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes