Buscar

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO
Tatiana Ribeiro
O que é o envelhecimento?
São alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo, e essas alterações são naturais e gradativas do indivíduo. Condições históricas, políticas, econômicas, geográficas e culturais produzem diferentes representações sociais da velhice e também do idoso.
Tatiana Ribeiro
Porque envelhecemos?
O envelhecimento é universal e inevitável.Este processo é sentido e vivido de formas diferentes por cada indivíduo. 
Características genéticas; modo de vida; boa alimentação; prática de exercícios físicos; exposição moderada ao sol; estimulação mental; apoio psicológico e atitudes positivas
Tatiana Ribeiro
A pessoa mais velha, na maioria das vezes, é definida como idosa quando chega aos 60 anos, independentemente de seu estado biológico, psicológico e social. Entretanto o conceito de idade é multidimensional e não é uma boa medida do desenvolvimento humano. A idade e o processo de envelhecimento possuem outras dimensões e significados que extrapolam as dimensões da idade cronológica.
	* Nos países desenvolvidos é considerando idoso a partir dos 65 anos. Já nos países em desenvolvimento (Brasil) é considerado idoso a partir de 60 anos.
Tatiana Ribeiro
EPIDEMIOLOGIA:
Em todo o mundo o número de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente do que qualquer faixa etária em todo o mundo.
1 em cada 9 pessoas no mundo tem mais de 60 anos
E 2050 haverá mais idosos do que crianças menores que 15 anos.
Em 2012, 810 milhões de pessoas tem mais de 60 anos(11,5% da população global). Acredita-se que em 10 anos esse número ultrapasse 1 bilhão.
No Brasil segundo IBGE a população idosa totaliza 23,5 milhões de pessoas.
Tatiana Ribeiro
Tatiana Ribeiro
PIRAMIDES ETÁRIAS DO CRESCIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL
Classificação da velhice:
	Idoso Jovem: refere-se a pessoas de 65 a 74 anos, que costumam estar ativas, cheias de vida e vigorosas. 
	Idoso Velho: refere-se a pessoas de 75 a 84 anos.
	Idoso Mais Velho: de 85 anos ou mais, são aqueles que tem maior tendência para a fraqueza e para a enfermidade, e podem ter dificuldade para desempenhar algumas atividades da vida diária.
Tatiana Ribeiro
Aspectos culturais e sociais da velhice:
	Na sociedade não ocidental, a velhice representa uma imagem positiva, ao contrário do ocidente que avalia envelhecimento como um processo de perda e deterioração.
	A medida que o envelhecimento é documentado em outros povos, contata-se que ele é um fenômeno influenciado pela cultura. 
	
Tatiana Ribeiro
	Segundo Martin e Pastor (1996), não existe um consenso sobre o que se nomeia velhice porque as divisões cronológicas da vida do ser humano não são absolutas e não correspondem sempre às etapas do processo de envelhecimento natural. A velhice não é definida por simples cronologia, mas pelas condições físicas, funcionais, mentais e da saúde das pessoas, o que equivale a afirmar que podem ser observadas diferentes idades biológicas e subjetivas em indivíduos com a mesma idade cronológica.
Tatiana Ribeiro
Idade Biológica:
É definida pelas modificações corporais e mentais que ocorrem ao longo do processo de envelhecimento humano, que pode ser compreendido como um processo que se inicia antes do nascimento do indivíduo e se estende por toda existência humana. 
Tatiana Ribeiro
 Aspectos Físicos:
- Perda do tônus da pele e presença de manchas escuras; alargamento do nariz, olhos mais úmidos, aumento de pêlos no nariz e nas orelhas, as veias destacam-se sob a pele dos membros, encurtamento postural, diminuição da estatura entre outros.
Tatiana Ribeiro
 Características Fisiológicas:
Sistema Cardiovascular:
↓ do batimento cardíaco; ↑ do colesterol; menor resistência vascular.
Sistema Respiratório:
↓ da elasticidade pulmonar; redução da força dos músculos respiratórios; alterações na pressão arterial.
Sistema Musculo-Esquelético:
- ↓ do comprimento (estatura); redução da elasticidade dos tendões; perda da massa muscular e atrofia ( perda gradativa da fibra muscular).
 
Tatiana Ribeiro
Sistema Nervoso:
	- É o mais acometido, pois ele é responsável pelas condições biológicas e psíquicas.Acarretando em: ↓ no número de neurônios; velocidade de condução nervosa; ↓ da intensidade dos reflexos;perda da reação e a coordenação motora; alteração na circulação sanguínea no condutor de O2 (comprometimento do fluxo sanguíneo cerebral).
Tatiana Ribeiro
Idade Social:
É definida pela obtenção de hábitos e status social pelo indivíduo para o preenchimento de muitos papéis sociais ou expectativas em relação as pessoas de sua idade, em sua cultura e em seu grupo social.
Neri (2005) “ a idade social diz respeito à avaliação do grau de adequação de um indivíduo ao desempenho dos papéis e dos comportamentos esperados para as pessoas de sua idade, num dado momento da história de cada sociedade”
Tatiana Ribeiro
Idade Psicológica:
São as habilidades adaptativas dos indivíduos para se adapterem às exigências do meio. As pessoas se adaptam ao meio pelo uso de várias características psicológicas, como aprendizagem, memória, inteligência, controle emocional, etc. Há adultos que possuem tais características psicológicas com graus maiores que os outros e, por isso, são considerados “jovens psicologicamente”, e, outros que possuem tais traços em graus menores e são considerados “velhos psicologicamente”.
Tatiana Ribeiro
Geriatria x Gerontologia:
GERIATRIA – É a especialidade médica que se integra na área de Gerontologia com o instrumental específico para atender os objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.
GERONTOLOGIA – É o estudo mais aprofundado do envelhecimento humano, pois lida com as necessidades que o idoso necessita. É o profissional com nível superior que atua nas diversas áreas do conhecimento apto para lidar com as questões da velhice e do envelhecimento
Tatiana Ribeiro
Atuação do gerontólogo:
Prevenção
Ambientação
Reabilitação
Cuidados paliativos
Tatiana Ribeiro
Senescência x senilidade:
Senescência – é o processo de envelhecimento pelo qual todas as pessoas passarão, é uma fase normal da vida, assim como é a adolescência. Ela está associada às alterações fisiológicas, e não somente às doenças, é o envelhecimento saudável natural, esperado. Mas isso não significa que uma pessoa com hipertensão, porém controlada, não seja considerada senescente.
Senilidade – é o envelhecimento associado às doenças, fase da vida, não obrigatória, está muito associada aos aspectos externos como a condição econômica, social,psicológica, eventos de vida que prejudiquem o envelhecimento normal. Existem pessoas que não são senesncentes mas já são senis.
Tatiana Ribeiro
Caderneta de saúde da pessoa idosa:
É um instrumento valioso que auxiliará na identificação das pessoas idosas frágeis ou em risco de fragilização.
Para os profissionais de saúde, possibilita o planejamento,a organização das ações e um melhor acompanhamento do estado de saúde desta população.
Para as pessoas idosas é um instrumento de cidadania
Tatiana Ribeiro

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes