Buscar

Material Slide COA Pedro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As dificuldades de empreender no Brasil
	A opinião de grandes empreendedores brasileiros:
Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza:
A obtenção de crédito é, na opinião dela, um dos principais entraves ao desenvolvimento de novos negócios no Brasil.
“Temos de avançar em desburocratização e facilitação de crédito.”
“Basta ver ações como o Simples e o Micro Empreendedor Individual, que possibilita a legalização e inclusão de milhares de pessoas.”
Flávio Augusto da Silva, fundador da rede Wise UP:
Critica a carência de “capital barato e responsável” para empreendedores brasileiros. Segundo ele, contudo, a ausência de um ambiente mais motivador criado pelo governo corroborou para que o homem de negócios local tenha desenvolvido um senso de oportunidade e uma flexibilidade maior para se sobressair em momentos delicados. 
"É como se ele fosse capaz de respirar embaixo da água, diferentemente dos empreendedores de outros países"
“Empreendedores globais são poliglotas e multiculturais, e os empreendedores americanos simplesmente não são” disse Donna Kelley, autora do Relatório de Empreendedorismo Global Monitor dos Estados Unidos 2011, para o jornal Upstart Business Journal. 
Paulo Bellini, fundador da fabricante de carroceria de ônibus Marcopolo:
Diz que essa questão (dificuldade de abrir empresa no Brasil), associada à falta de política de incentivos e facilidades para novos negócios, são impeditivos ao avanço do mercado. Porém, possui visão otimista sobre o futuro do país.
“O País é rico em novos empreendedores. São pessoas com criatividade, flexibilidade e senso de oportunidade.”
“(Essa geração) será fundamental para transformar a economia da nossa nação e nos fazer progredir.”
Eugênio Mattar, presidente da Localiza:
Para ele o País ainda peca na formação de novos empresários. Dificuldades de infraestrutura, que aumentam o custo operacional, e a pesada carga tributária, que também é complexa, completam o quadro. 
“O contexto atual é bastante difícil para que se desenvolva um espírito empreendedor.”
“O País ainda está bastante atrasado em educação e tem um dos maiores custos de capital do mundo.”
	De acordo com pesquisa realizada em 2014 pela Endeavor, em parceria com o Sebrae, a maior dificuldade dos empreendedores era com as altas taxas de tributação, inviabilizando o negócio ou deixando-o pouco rentável. 
Os bancos dificultam a liberação de valores para quem está começando através de exigências altamente burocráticas. Além disso, o empreendedor esbarra também na falta de mão de obra qualificada e na concorrência com outras empresas.
A questão da mão de obra, assim como os impostos, é um ponto antigo no país. O déficit no sistema educacional afeta o desenvolvimento da economia, que acaba não se abrindo para diferentes mercados por não um possuir know-how básico sobre. 
Com isso, empresas grandes, de maior influência e poder aquisitivo, investem na capacitação interna de seus funcionários e na melhoria de seus serviços e soluções, colocando os pequenos empreendedores para fora do jogo.
	Segundo estudo feito pelo Peixe Urbano para entender quais as dificuldades encontradas pelos seus parceiros na hora de tocar o seu negócio, foram encontrados os seguintes gráficos: (estão depois das referencias)
	O empreendedorismo fora do Brasil:
De acordo com pesquisas feitas por Marcos Hashimoto, Professor Doutor em Administração de Empresas, verifica-se que o empreendedorismo já é um tema plenamente reconhecido na academia americana, ao contrário do Brasil.
Empreendedorismo não é mais um assunto restrito apenas ao campo da Administração.
Empreendedores se aproximam da academia em busca de formação complementar e para ajudar na disseminação de uma cultura em torno do empreendedorismo, seja pelos seus exemplos, seja por seu impacto direto na economia, ao contrário do Brasil, em que empreendedores ainda veem a universidade como algo distante de sua realidade prática.  
No ensino de empreendedorismo, há uma forte crença de que os cursos de empreendedorismo ainda dão um foco muito grande em planos de negócios. Apesar de continuar sendo um tema importante, os professores americanos acreditam que fundamentos de plano de negócios ou de gestão de negócios não são mais importantes que o desenvolvimento e o despertar de competências ditas “empreendedoras”. 
Categoria de visto chamada O-1A para pessoas com habilidades extraordinárias em negócios, ciências, artes, educação ou esportes.  
Você tem uma grande habilidade em negócios, ciências, artes, educação ou esportes?
Pode demonstrar algum tipo reconhecimento nacional ou internacional desta habilidade?
	Os 9 países mais empreendedores do mundo
1. Uganda
Aproximadamente 28% da população é empreendedora neste país africano. Muitos deles, inclusive, estão vendo seus negócios crescerem devido aos recentemente instalados cabos de fibra óptica que conectam inclusive as vilas mais distantes à internet.
2. Tailândia
O transporte é um dos melhores setores do país e, por isso, nas áreas turísticas é uma área que garante uma renda razoável. Cerca de 16,7% do país trabalha por conta própria, principalmente no transporte.
3. Brasil
A grande maioria dos empreendedores são vendedores. 13,8% dos brasileiros são empreendedores, dos quais quase metade são mulheres, um número muito elevado. O comércio é o setor onde predominam os empreendedores e a informalidade tem caído por conta da implantação do MEI (Microempreendedor Individual).
4. Camarões
Predominantes na indústria e serviços alimentícios, 13,7% do país são trabalhadores autônomos.
5. Vietnã
Os famosos barbeiros de rua e feiras de rua lotadas do país permitem que 13,3% da população trabalhem por conta própria.
6. Angola
12,4% da população é vendedora de rua – os chamados “zungueiros” e “zungueiras”, que compõem grande parte dos trabalhadores autônomos do país. O congestionamento do país é um dos fatores que os ajuda a vender os produtos.
7. Jamaica
Também predominam o vendedores de rua nos 11,9% dos autônomos. O governo, inclusive, incentive maior adoção de ideias empreendedoras que envolvam tecnologia.
8. Botsuana
11,1% da população são empreendedores, trabalhando principalmente com a plantação e venda trigo em tendas nas feiras.
9. Chile
Um dos países mais prósperos e estáveis da América do Sul, 11% da população escolheram ser empreendedores. É o país mais desenvolvido da lista.
According to research by the UK-based business-networking group Approved Index 
Referências Bibliográficas:
Rezende, R. Grandes e pequenos empresários apontam dificuldades para empreender no Brasil. Disponível em: <http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,grandes-e-pequenos-empresarios-apontam-dificuldades-para-empreender-no-brasil,4137,0.htm>. Acesso em: 13 maio. 2017. 
Empreender: as 4 maiores dificuldades - Fulltime Negócios. Disponível em: <http://www.fulltimenegocios.com.br/empreender-as-4-maiores-dificuldades/>. Acesso em: 13 maio. 2017. 
Pesquisa identifica dificuldades de empreender no Brasil. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pesquisa-identifica-dificuldades-de-empreender-no-brasil/>. Acesso em: 13 maio. 2017. 
Hashimoto, M. Ensino e pesquisa em empreendedorismo nos Estados Unidos. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI213439-17141,00-ENSINO+E+PESQUISA+EM+EMPREENDEDORISMO+NOS+ESTADOS+UNIDOS.html>. Acesso em: 13 maio. 2017. 
Nakagawa, M. Yes, You Can! Para quem pensa em empreender nos Estados Unidos. Disponível em: <http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/yes-you-can-para-quem-pensa-em-empreender-nos-estados-unidos/>. Acesso em: 13 maio. 2017. 
Empreendedorismo estoura nos Estados Unidos, mas o potencial real está em algum outro lugar -. Disponível em: <http://www.biinternational.com.br/blog/empreendedorismo-estoura-nos-estados-unidos/>. Acesso em: 13 maio. 2017. 
Miozzo, J. Os 9 países mais empreendedores do mundo | StartSe. Disponível em: <https://conteudo.startse.com.br/empreendedores/julia_miozzo/a-surpreendente-lista-dos-9-pases-mais-empreendedores-do-mundo/>.
Acesso em: 13 maio. 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais