Buscar

CONSULTORIA INTERNA DE RH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201607980907)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de know-how: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais. Com base neste contexto, assinale a única questão que melhor responde o papel do consultor interno de recursos humanos:
		
	
	Estabelece uma relação de ajuda, tomando todas as decisões da empresa, sem necessariamente estabelecer uma parceria de trabalho com os integrantes da empresa, e definindo seu ambiente de trabalho.
	 
	Estabelece uma relação de ajuda, uma parceria profissional do consultor de modo a ajudar o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente de trabalho.
	
	Estabelece uma conexão direta com o mercado e define as ações estratégicas que a empresa deve adotar a equipe que deve ser selecionada, tornando-a mais competitiva no mercado de trabalho.
	 
	Estabelece uma ação revolucionária dentro da empresa, estabelecendo ações distintas as tomadas anteriormente pela empresa, e também, estabelece a regulação do ambiente de trabalho.
	
	Estabelece uma relação de autoridade na empresa, realizando de forma autônoma, mudanças organizacionais que impactam diretamente nos colaboradores e no seu ambiente de trabalho.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201607298390)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conceitualmente, consultoria interna consiste em:
		
	
	Conjunto de atividades de controle dos funcionários
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Conjunto de atividades que definem as regras eleitorais
	 
	Conjunto de atividades de aconselhamento ou assessoramento desenvolvido por um ou mais funcionário da empresa devidamente qualificado
	
	Conjunto de atividades que decidem o futuro da empresa
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607438398)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais,usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração. Essas características se referem ao tipo de Consultoria:
		
	
	externa
	
	exclusiva
	
	associada
	
	interna
	 
	organizacional
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201607966462)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Você foi contratado para atuar com consultor e em seu primeiro contato com um cliente, solicitaram uma consultoria artesanal, que é aquela na qual o projeto é baseado em metodologias e técnicas especificamente estruturadas para a referida empresa-cliente, tendo, entretanto, sustentação de outras abordagens e modelos aplicados em outras empresas. Você foi orientado a instruir seus parceiros, do que se tratava esse tipo de consultoria. Você afirmou que são efetuadas as adaptações necessárias caso a caso, de acordo com cada cliente e disse também:
		
	
	Nesse tipo de consultoria temos um prazo menor para realização, custo/hora mais elevado, melhor relação de parceria, menor flexibilidade, maior nível de resistência.
	
	Nesse tipo de consultoria temos um prazo maior para realização, custo/hora mais baixo, melhor relação de parceria, maior flexibilidade, menor nível de resistência.
	
	Nesse tipo de consultoria temos um prazo menor para realização, custo/hora mais elevado, melhor relação de parceria, menor flexibilidade, menor nível de resistência.
	 
	Nesse tipo de consultoria temos um prazo maior para realização, custo/hora mais elevado, menor relação de parceria, maior flexibilidade, maior nível de resistência.
	 
	Nesse tipo de consultoria temos um prazo maior para realização, custo/hora mais elevado, melhor relação de parceria, maior flexibilidade, menor nível de resistência.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608046100)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Denomina-se consultoria interna de RH (CIRH) o exercício de aconselhamento e de ajuda realizada no âmbito de uma organização empresarial por seu(s) funcionário(s) qualificado(s) em gestão de pessoas. Essa qualificação consiste tanto no conhecimento específico de RH como de organização empresarial, além de exigir habilidades e atitudes típicas de consultoria a serem praticadas junto aos colaboradores da empresa, sejam diretores, gerentes ou funcionários. Com base na conceituação acima, é INCORRETO afirmar que ...
		
	 
	A consultoria interna de RH está orientada para atuar exclusivamente junto aos executivos da empresa;
	
	A CIRH é orientada para intervir em assuntos pertinentes à gestão estratégica de pessoas
	
	A CIRH exige as mesmas competências do profissional de consultoria externa;
	
	A CIRH só pode ser praticada por quem tenha conhecimento e experiência em assuntos de gestão estratégica de pessoas.
	
	Trata-se de uma nova abordagem para descentralizar a intensificar a gestão de RH na empresa;
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201607275659)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A competência FOCO NO CLIENTE poderia significar a adoção de determinados comportamentos pelos seus funcionários, como por exemplo. Marque a alternativa que NÃO condiz com a questão:
		
	
	ser solícito no trato com os clientes
	 
	manter uma atitude arrogante
	
	atender às solicitações dos clientes dentro do prazo estipulado;
	
	estar atento ao que é solicitado pelo cliente ¿ com paciência e capacidade de escutar
	
	direcionando ações para a busca rápida de soluções.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201607434340)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A consultoria interna de RH pode proporcionar oportunidades e riscos para a organização. Riscos aos quais o consultor interno de RH está sujeito são, por exemplo, sofrer pressão dos executivos da organização, sofrer preconceito dos colegas, ou ainda, ser desacreditado por ambos. Contudo, lançar mão da consultoria interna também proporciona grandes oportunidades. Uma delas pode ser identificada a seguir. Após ler atentamente todas as alternativas, identifique aquela que expressa corretamente uma destas oportunidades:
		
	
	Mesmo muito próximo aos empregados, o consultor interno tem suas limitações de ordem hierárquica e técnica, visto que não domina todas as atividades de todas as áreas da organização. Sua atuação, portanto, fica limitada à área de RH de onde partem as ordens para que os gestores de áreas, ou de departamentos, viabilizem as mudanças por eles requeridas e necessárias identificadas por seus colaboradores. Cabe ao consultor interno de RH avaliar se tais mudanças são possíveis com base nos seus conhecimentos sobre a cultura organizacional.
	 
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a proximidade e a presença constante do consultor no local do trabalho. A avaliação imediata, consequência dessa proximidade, permite ajustes e correções mais rápidas e precisas, sempre que for o caso.
	
	É incontestável que a grande oportunidade que surge com o uso da consultoria interna é a de poder conhecer melhor a qualidade da gestão dos executivos. O consultor interno possui total autonomia e isenção permitindo a ele apontar claramente as falhas, sejam técnicas, sejam de comportamento, dos executivos podendo corrigi-las utilizando, se necessário, sua autoridade dentro da estrutura organizacional.
	
	Os custos da consultoria interna são muito baixos. Por isso, os executivos podem dispor da verba que seria aplicada na contratação de consultor externo para outra finalidade. Surge, desta forma,
grandes oportunidades de investimento que, quase sempre, proporcionam ganhos de capital importantes para a organização.
	
	Compreendendo o mercado de trabalho o consultor interno procura identificar as potencialidades do cliente e amplia-las com a aplicação de metodologias de mentoring e coaching. Desta forma, garante o maior desempenho dos empregados, melhorando a sua qualificação para quando ele deixar a organização.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201607297977)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A dinâmica do ambiente empresarial globalizado exige que as organizações busquem novas políticas de gestão de pessoas como é o caso da Consultoria Interna de RH. Vantagens significativas resultam da presença do consultor interno de RH junto aos seus clientes e aos dirigentes das diferentes áreas organizacionais atendidas. Essa proximidade representa a oportunidade de haver o atendimento imediato das necessidades e expectativas desses clientes internos. Entretanto, existem riscos e oportunidades que devem ser considerados e ponderados. Caracteriza uma destas OPORTUNIDADES:
		
	
	A atitude neutra é uma condição exigível no desempenho do consultor interno ainda que exista o risco de haver mal-entendido por sua posição, neste sentido o fato de ser funcionário pode gerar dificuldade na manutenção desta isenção.
	
	O Consultor Interno, normalmente, não possui experiências em muitas organizações distintas o que, talvez, possa tornar mais lenta à tomada de decisões e a escolha da melhor opção para problemas detectados.
	 
	O consultor interno de RH é um funcionário e conhece as características da cultura da organização, mas esta situação poderá representar um problema na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
	
	A implantação de uma Consultoria Interna exige que haja, por parte da alta direção, divulgação da função e do papel dos consultores internos de RH, de modo a despertar a compreensão e a conscientização de todos para a importante contribuição desses profissionais o que muitas vezes não ocorre da forma adequada gerando dúvidas e insatisfações.
	 
	Na atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve prevalecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201607980909)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando falamos sobre o processo de consultoria interna de Recursos Humanos, a área de RH, nos primórdios do tradicional Departamento de Pessoal, caracterizava-se pelo formalismo burocrático e pela centralização das operações. Com a evidente evolução da função RH, em nossos dias, de órgão operacional a órgão estratégico, voltado para prover a organização das competências necessárias à realização dos objetivos, importantes mudanças vêm acontecendo. Diante da narrativa, assinale a única questão que melhor define o processo de Consultoria Interna de RH:
		
	
	Hoje, para a organização conseguir sobreviver a concorrência, absorve integralmente as ações determinadas pela consultoria, fazendo alterações bruscas na rotina da empresa e no quadro funcional.
	
	Hoje, para a empresa ter sucesso, é indispensável que as ações tomadas pelo consultor interno de recursos humanos, sejam integralmente acatadas pelos diretores da empresa, sem questionar a mudança a ser realizada pelo consultor na organização.
	 
	Hoje, para a moderna gestão de RH é indispensável que as informações referentes às políticas de pessoal sejam disseminadas, entendidas e praticadas em toda a organização. Esta é justamente uma das razões da adoção do conceito de Consultoria Interna de RH na empresa moderna.
	
	Hoje, para a gestão de pessoas, é importante que a empresa tenha total confiança no consultor de recursos humanos, de forma a acatar integralmente as ações tomadas e a reestruturação de equipes, bem como o desligamento de funcionários mais antigos.
	
	Hoje, para a moderna gestão de RH é fundamental que o consultor realize mudanças bruscas no quadro funcional e altere toda a rotina da organização, apresentando as mudanças realizadas para a diretoria, sem que esta possa opinar sua permanência.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201607440293)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A evolução no modelo de Gestão de RH desde a Administração de Pessoal mostra que, atualmente, a consultoria interna de RH é o modelo mais adequado às modernas organizações. Em qual opção encontra-se a característica deste modelo, considerando a "Concepção sobre o Emprego das Pessoas":
		
	
	Valorização somente da Experiência.
	
	Pessoas são alocadas de acordo com suas especializações profissionais.
	
	As pessoas são valorizadas pela hierarquia.
	 
	Valorização das competências pessoais e do capital Intelectual.
	 
	Valorização da Especialização e Experiência das pessoas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes