Buscar

Avaliação parcial Ética 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804923495)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Quando temos uma forma de pensar que toma a razão como fundamento e analisa em que medida algo pode ser falso ou verdadeiro (, certo ou errado , conhecido ou ideológico , belo ou não , e por fim, em que medida a existência pode espelhar a essência., Estamos falando de que área do conhecimento?
		
	
	Axiologia;
Epistemologia;
Filosofia
Biologia;
) Antropologia
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201802679919)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a moral e a ética, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Moral significa a boa conduta, segundo os ditames e princípios normalmente aceitos pela sociedade, enquanto a ética tem por objeto as ideias morais justificadas.
	
	Os sentimentos e ações exprimem o senso moral do indivíduo.
	
	A moral é o objeto da Ética.
	
	Toda Moral é um sistema de regras e a essência de toda a moralidade consiste no respeito que o indivíduo sente por tais regras, já a ética é a ciência normativa que serve de base à filosofia prática.
	 
	A ética é a conduta costumeira, já a moral é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam e orientam a conduta humana.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201802800690)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Escolha a opção que torna correta a citação (CORTINA, 2007, p. 19-21), considerando as fases de evolução da Ética empresarial. Na _________________ nasce uma renovada ética empresarial, baseada nas boas práticas empresariais, na criação do chamado capital social e redes de confiança, na incorporação de valores morais na atuação empresarial, na visualização da empresa como um grupo humano, enfim, surge um contexto no qual as empresas passam a enxergar a ética como rentável e valiosa para a manutenção no mercado. É rentável a ética na empresa que atua no campo socialmente aceito como tal para valer-se do marketing social.
		
	
	Era Industrial
	 
	Era Pós Industrial
	
	Era da Informação
	
	Era Moral e Ética
	
	Era da Globalização
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201802791714)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Andrelino Feitosa sempre foi muito respeitado na empresa em que trabalhava, rapidamente foi promovido por demonstrar competência e seriedade na realização do seu trabalho, além ser elogiado por ser gentil e respeitoso com seus colegas. Apesar de todas essas qualidades, não resistiu aos encantos de Wanderlina Maranhão, moça formosa, alta e encantadora. A paixão de Andrelino por Wanderlina o levou a atitude impensada, aproveitando-se de um momento a sós com sua subalterna tentou beijá-la, como houve resistência por parte da moça, Andrelino forçou-a, mas a resistência de de Wanderlina foi suficiente para livrar-se dos braços de seu chefe. Saiu desesperada e em prantos. O episódio chegou ao conhecimento da direção da empresa que avaliou o peso da decisão que deveria tomar: (1) demitir Andrelino, apesar de sua competência, e manter Wanderlina no emprego ou (2) demitir Wanderlina, pagar-lhe uma indenização alta sob a promessa de seu silêncio, e manter Andrelino no emprego dado os bons resultados que ele sempre apresentou. Depois de muita reflexão, a empresa optou pela segunda alternativa. Com base nas informações acima, julgue as afirmativas e assinale a única alternativa correta.
		
	
	Do ponto de vista organizacional, Andrelino sempre foi ético e sua atitude com a subordinada Wanderlina, embora imoral, não justificaria punição mais severa tendo em vista os resultados que sempre apresentou para empresa.
	 
	A seriedade e competência que inicialmente marcaram a trajetória de Andrelino na Organização não o isentam da responsabilidade do dano moral e ético causado à sua colega, razão pela qual julga-se que a decisão dos seus diretores foi tão danosa, sob o prisma ético, quanto o mal que ele causou a Wanderlina.
	
	A direção da empresa tomou a atitude correta, embora moralmente inválida, enquadra-se na ética da convicção.
	
	A preocupação da direção da empresa em indenizar Wanderlina demonstra a preocupação ética da Organização, uma vez que reconheceu o dano causado a ela por um dos seus funcionários e, por esse motivo, agiu corretamente ao reparar financeiramente o mal que lhe causou.
	
	A direção da empresa tomou a atitude moral correta, embora eticamente inválida e essa atitude enquadra-se na Moral da Convicção.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201802723020)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	¿Caracteres somáticos adquiridos pelo indivíduo sob a ação de fatores ambientais e que não se tornam hereditários. Fatores que distinguem uma espécie de outra ou de todas as outras do mesmo gênero.¿ Assinale a alternativa a que se refere este conceito:
		
	 
	Caráter
	
	Virtude
	
	Personalidade
	
	Moral
	
	Ética
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201802799605)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Não podemos considerar como uma empresa-cidadã, aquela que:
		
	 
	Utiliza materiais que agridam o meio ambiente;
	
	Desenvolve programas de educação ambiental;
	
	Tem compromisso com a preservação do meio ambiente;
	
	Conscientiza a população sobre os problemas ambientais e sua prevenção;
	
	Gera emprego e renda e soluciona os problemas ambientais;
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201802801617)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em segredo de confissão, um padre descobre que uma garota de 14 anos vem sofrendo repetidos abusos sexuais. E quem é o causador? O pai dela! A dor e o medo da garota são grandes, mas, embora o sigilo confessional proíba o sacerdote de falar ou de fazer algo, ele fica revoltado com as barbaridades que lhe foram relatadas. O caso demonstra que o sacerdote está diante de um dilema, que tipo de dilema é esse?
		
	
	Dilema Social;
	
	Dilema Religioso
	
	Dilema Moral;
	 
	Dilema Ético;
	
	Dilema Metafísico;
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201802801407)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No mundo corporativo é ético interferir na privacidade dos colaboradores quando os interesses públicos estão em questão. Sobre essa afirmação é correto afirmar que
		
	
	é falsa, pois a privacidade é garantida em qualquer situação.
	
	é verdadeira sempre que os lucros da empresa forem ameaçados.
	
	estamos diante de um dilema insolúvel.
	
	é falsa, pois direito à privacidade jamais interfere com o bem público.
	 
	é verdadeira, pois o público relativiza o privado.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201802125300)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
Podemos afirmar que estão de acordo com as práticas de reciclagem e responsabilidade social ambiental:
I - o tratamento do lixo é fundamental para o planejamento ambiental das cidades e políticas públicas de meio ambiente;
II - a reciclagem é dever de todos;
III - para efetivação das ações de reciclagem, a educação ambiental nas escolas e comunidades é condição de sucesso desta estratégia.
		
	
	apenas as afirmações I e II;
	
	todas as afirmativas estão erradas;
	
	apenas as afirmações I e III;
	 
	todas as afirmativas estão corretas.
	
	apenas as afirmações II e III;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201802731133)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Segundo Dajoz (2005), a Ecologia estuda o ambiente natural e as relações entre os organismos entre si e com o seu meio circundante. Dessa forma, os organismos necessitam de condições favoráveis para a sua sobrevivência e desenvolvimento. O ambiente que oferece esse conjunto de condições favoráveis é denominado de:
		
	
	População
	 
	Habitat
	
	Comunidade
	
	Fauna
	 
	Meio ambiente

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes