Buscar

AD1 DE EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS 3º

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2018.1 
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Coordenadora: Professora Andrea da Paixão Fernandes
Aluno (a): VÂNIA SANTOS DE OLIVEIRA DUTRA__Matr.:17112080415__Polo: ANGRA DOS REIS _________________
Caro/a Estudante, Nosso objetivo com a Avaliação a Distância é possibilitar o desenvolvimento das respostas a partir de pesquisas e leituras que possam ser feitas utilizando-se, para isso, o material didático postado em cada aula como obrigatórios e o livro da disciplina como material complementar. Além disso, outros materiais relacionados aos temas podem fazer parte de sua pesquisa e devem ser indicados na elaboração da avaliação. Ao final da resposta de cada questão registre as referências bibliográficas utilizadas, conforme as normas da ABNT. Sugerimos, mais uma vez, entendê-la como um trabalho de pesquisa. Bom trabalho! 
1ª questão: (valor: até 3,0 pontos) O artigo “Escolarização de jovens e adultos”, de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro (In: Revista Brasileira de Educação, n. 14, maio-ago/2000, p. 108-130) que faz parte do material didático da disciplina, apresenta uma visão panorâmica da educação para pessoas jovens e adultas. Elabore um quadro síntese que retrate os principais aspectos da história da Educação de Jovens e Adultos por décadas.
	1824
	1834
	1891
	1930
	1940
	
	Surge a primeira constituição Brasileira ,dando a garantia de uma escolarização básica para todos e a implantação de uma escola de qualidade que avançou ao longo da história.
	Ato adicional que delegava a responsabilidade da educação básica ás províncias, dando direito sobre a educação das elites e os menores recursos o papel de educar a maioria mais carente.
	Primeiro marco legal da República Brasileira, garantiu a formação das elites, estabeleceu também a expulsão dos adultos analfabetos da participação pelo voto, pois a maioria da população adulta era iletrada.
	Houve uma reformulação do Estado no Brasil, a nova constituição propôs um plano nacional de educação fiscalizado pelo governo federal
	Ao final da década de 1940 que a educação de jovens e adultos foi reconhecida. Em 1938 foi criado o INEP, em 1942 foi instituído o Fundo Nacional de Ensino Primário, surgiu também o SENAE e mais tarde o SENAC, que obrigavam os jovens e adultos a serem atendidos em cursos rápidos e direcionados a uma ocupação específica. Foi o momento de maior expressão na educação de jovens e adultos, caindo assim o índice de analfabetismo.
	
2ª questão: (valor: até 4,0 pontos) 2.1 – Assista ao curta-metragem “Vida Maria”, de Márcio Ramos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Qwa7BmfQ4Rs 2.2 – Elabore um texto argumentativo relacionando o curta-metragem de Márcio Ramos a importância da escola básica na idade considerada adequada para cursar o Ensino Fundamental e aos efeitos de sua ausência para os sujeitos que compõem a Educação de Jovens e Adultos.
O vídeo Vida Maria retrata a história de uma menina que deve ter aproximadamente uns 7 anos de idade e é obrigada a largar os estudos para trabalhar e ajudar em casa, uma menina cheia de sonhos, mas que é logo impedido por sua mãe de realizar – lo, uma cena que chama bastante atenção e causa tristeza pela vida que Maria leva, que vem arrastando gerações, passando assim de mãe para filha, é comovente quando a mãe de Maria visivelmente sofrida diz a filha para não perder tempo desenhando seu nome…, ali Maria trabalha, cresce, trabalha, casa, trabalha, tem filhos, trabalha e assim seus filhos crescem sem mesmo se preocupar com os estudos.
Vemos a importância da educação básica na idade adequada, quer muitas vezes por negligência, é tratada de forma absurda, limitando a capacidade, criatividade e habilidades de muitas crianças e jovens. Sabemos que quanto maior o nível educacional de um povo, maior seu entendimento em relação aos seus direitos e deveres como cidadão, então nunca é tarde para ser alfabetizado, existem classes para jovens e adultos, aqueles que não tiveram oportunidade de ensino lá na fase inicial da educação infantil, ou até mesmo aqueles que pararam no meio do caminho, sabemos que não é fácil e que o adulto tem suas maneiras próprias de assimilar o conhecimento, determinação é a palavra-chave para quem quer prosseguir nesse segmento de educação para jovens e adultos, muitos obstáculos vão encontrar pelo caminho, pois hoje já são crescidos, trabalham, muitos já tem sua família e precisam conciliar isso tudo, porém são os efeitos daqueles que desistiram ou aqueles que nem começaram a sua trajetória educacional.
É preciso ter coragem, foco e muita determinação.
3ª questão: (valor: até 3,0 pontos) Após as reflexões feitas para responder as duas questões anteriores, caracterize os sujeitos da EJA e apresente dois aspectos que devem ser considerados em uma escola que atenda pessoas jovens e adultas para que sua oferta seja de efetiva qualidade social e inclusiva. Justifique os aspectos apresentados. 
Sujeitos do EJA
- Jovens e adultos que se dispõe a frequentar a EJA, com a finalidade de melhorar suas condições de vida.
– jovens e adultos que são obrigados a frequentar a EJA por questões profissionais, ou seja , por exigência da empresa.
Os aspetos que devem ser considerados é que a Educação de Jovens e Adultos passou a ser vista como continuação da educação formal e outro aspecto era o analfabetismo, o ensino primário era fraco e a repetência era alarmante, ou seja, um baixo nível educacional da grande camada popular.
O EJA desenvolvia ações pelos movimentos sociais , pelas igrejas e pelo governo, através de campanhas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais