Buscar

Processo Civil III Simulado de 1 a 4

Prévia do material em texto

(XLIV Concurso para Magistratura do TJ/RJ) Sobre o princípio do duplo grau de jurisdição, é correto afirmar que:
		
	 
	não é garantia constitucional expressa na Carta Magna, pelo que é perfeitamente possível a edição de lei ordinária que venha suprimir algum recurso previsto no sistema.
	
	não é garantia constitucional, mas a previsão expressa desse princípio, na Carta Magna, no sentido de propiciar a revisão da decisão judicial, impede a supressão, por lei ordinária, de qualquer recurso.
	
	é garantia constitucional expressa que assegura à parte o direito de ter a decisão judicial revista e que veda a edição de lei ordinária que venha a suprimir recursos previstos no sistema.
	
	é garantia constitucional expressa, constituindo cláusula pétrea, que garante aos jurisdicionados o direito de recorrer, através dos meios recursais previstos no sistema, que não podem ser suprimidos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503153238)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	O prazo para interpor todos os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.
	 
	O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.
	 
	Para aferição da tempestividade do recurso remetido pelo correio, será considerada como data de interposição a data de postagem.
	 
	No prazo para interposição de recurso, a petição será protocolada em cartório ou conforme as normas de organização judiciária, ressalvado o disposto em regra especial.
	 
	O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503153477)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Da decisão que recebe apelação:
		
	
	cabe agravo retido.
	
	cabe agravo de instrumento.
	
	cabe apelação.
	 
	não cabe recurso.
	
	cabe agravo regimental.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503128303)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto à classificação dos recursos, é incorreto afirmar:
		
	
	A) os recursos que tem fundamentação vinculada impõem que o recorrente demonstre, além do interesse recursal, um prejuízo específico previamente previsto na lei, a exemplo dos embargos de declaração e de infringência;
	 
	B)o recurso adesivo caracteriza-se por sua independência porém como se trata de recurso adesivo, uma vez tendo a parte desistido do recurso principal o adesivo também será extinto.
	
	D) o recurso é eclético quando tem como objeto discussão não apenas da matéria como relativas a própria formação do processo.
	
	C)o recurso é considerado parcial quando o grau de inconformismo do recorrente é parcial;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503153485)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O recurso adesivo é comportável:
		
	
	No recurso extraordinário, no recurso especial, na apelação e no recurso ordinário;
	
	No agravo regimental, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário;
	
	No recurso especial, no recurso extraordinário somente.
	 
	No recurso especial, no recurso extraordinário e na apelação;
	
	Nos embargos infringentes, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário
	Determinada ação indenizatória, proposta por Maria em face de Antônio, tramitou perante o Juizado Especial Cível estadual. Após a realização da audiência de instrução e julgamento, o juiz julgou parcialmente procedente o pedido da parte autora para condenar Antônio a pagar a quantia de R$10.000,00 (dez mil reais). Considerando que o juiz não observou todas as provas dos autos, a autora opôs embargos de declaração, no prazo de 05 dias, visando sanar o mencionado vício. O juiz recebeu os embargos em seu efeito devolutivo, suspendendo o prazo para interposição de outros recursos. Diante do caso, assinale a alternativa correta:
		
	
	Agiu corretamente o juiz, pois em sede de juizados especiais os embargos de declaração suspendem o prazo para interposição dos demais recursos, aplicando-se nesse caso as regras da Lei nº 9.099/1995.
	
	O juiz agiu de forma incorreta considerando que os embargos de declaração somente devem ser recebidos em seu efeito devolutivo diferido.
	 
	O juiz agiu inadequadamente tendo em vista que os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompe o prazo para interposição dos demais recursos.
	
	Agiu corretamente o juiz considerando que em sede de Juizados Especiais Cíveis aplicam-se, subsidiariamente as regras do CPC/2015.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503136328)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em determinado processo indenizatório movido por José em face de João o juiz julgou procedente em parte para condenar o réu a indenizar no valor de R$30.000,00. O autor se satisfez com a decisão e não recorreu para aumentar a indenização. O réu apresentou recurso de apelação no último dia do prazo. Neste caso o autor poderá:
		
	
	embargos de declaração
	 
	recurso adesivo.
	
	agravo interno.
	
	apelação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503136150)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paulo, insatisfeito com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, interpôs recurso extraordinário visando reformar acórdão que, segundo as razões de recorrente, violou frontalmente a lei federal e a Constituição Federal de 1988, justificando adequadamente a repercussão geral no caso concreto. O Ministro Relator, ao considerar que a violação ao texto constitucional era reflexa ou indireta, inadmitiu o respectivo recurso. Considerando as normas processuais sobre o tema é correto afirmar:
		
	
	Caberá ao Supremo Tribunal Federal julgar recursos extraordinários nas hipóteses de violações diretas e indiretas ao texto constitucional.
	
	Agiu acertadamente o Ministro considerando que o recurso extraordinário somente é cabível nas hipóteses em que a violação ao texto constitucional seja direta.
	 
	O Ministro agiu equivocadamente, pois nessas hipóteses o recurso extraordinário encaminhar para o Superior Tribunal de Justiça para que o respectivo recurso seja julgado como recurso especial.
	
	Neste caso o Ministro deveria ter admitido o respectivo recurso extraordinário e encaminhá-lo para ser julgado improvido pelo colegiado devido à fundamentação inadequada.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503153223)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa correta:
		
	
	Dos despachos não cabe recurso, apenas embargos de declaração.
	
	O recorrente poderá, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, desde que não tenham sido apresentadas as contrarrazões recursais.
	
	A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, salvo nas ações que corram em segredo de justiça.
	
	O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, apenas como fiscal da ordem jurídica.
	 
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503153251)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da apelação no Novo CPC, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, após juízo de admissibilidade.
	 
	As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
	
	A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá: I - os nomes e a qualificação das partes; II - a exposição do fato e do direito; III - as razões do pedido de reformaou de decretação de nulidade; IV - o pedido de nova decisão; V - provas a serem usadas pelo recorrente.
	
	O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias, salvo nos embargos de terceiro, quando o prazo será de 10 (dez) dias.
	
	Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar contrarrazões no prazo de 5 (cinco) dias.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes