Buscar

TRABALHO ARMAZENAMENTO DE GRÃOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa
Acadêmicos: Anderson, Clodinei, João Amilcar, 
 Manuel Alex.
GALPÃO PARA ARMAZENAMENTO DE GRÃOS
Construções Rurais
Prof. Dr. Sergio Ivan 
GALPÃO PARA ARMAZENAMENTO
	O bom andamento da logística de uma empresa, na maioria das vezes, acaba sendo muito dependente da estrutura do local onde ficam armazenados seus estoques. Dentro de um depósito de armazenamento, para se controlar tanto o acervo quanto as circulações necessárias para preparar e empilhar as mercadorias, muitas coisas devem ser consideradas, com o objetivo de se otimizar processos, evitar trabalhos supérfluos e contornar as perdas de materiais.
2
CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DE UM GALPÃO DE ARMAZENAMENTO:
PÉ-DIREITO ALTO
	A medida chamada de pé-direito corresponde à distância entre o pavimento inferior, o piso, até o teto. Se um galpão tem um pé-direito alto, terá boa ventilação, já se o local for mais baixo, oferecerá uma dispersão térmica muito fraca, tornando-se muito abafado e quente.
	O ideal é que um galpão para armazenamento tenha um pé-direito de 10 a 15 metros livres, de modo que atenda bem à acomodação das mercadorias empilhadas.
EXCELENTE ILUMINAÇÃO
	O galpão precisa ter uma iluminação bem estruturada, que possibilite a melhor visualização de todas as mercadorias armazenadas e atividades a serem realizadas no ambiente. Melhor ainda se for possível aproveitar a luz natural, com a aplicação pontual de telhas translúcidas na cobertura, que deixam passar a claridade solar.
BOA RESISTÊNCIA DO PISO
	O nível de carga envolvido nas circulações exige que o piso do galpão suporte as mercadorias armazenadas sem rachar ou correr risco de desmoronamento. O ideal é que o piso industrial apresente a capacidade mínima de suportar 6 toneladas por metro quadrado, aguentando bem não só a carga distribuída, mas também a movimentação das empilhadeiras, de outras máquinas e, obviamente, das pessoas.
EXTENSA ÁREA DO PÁTIO
	O volume de estocagem é diretamente influenciado pelo pé-direito e pelo tamanho disponível no galpão, considerando-se sua largura e seu comprimento. Maiores dimensões acomodam uma maior quantidade de itens, permitem um melhor controle do estoque e possibilitam uma circulação otimizada, mais dinâmica.
	A área aproveitável do galpão é relacionada, ainda, com o número de docas instaladas e o acesso para as carretas, entre outras facilidades possíveis. Vale ressaltar que a área de pátio ideal varia de acordo com a demanda, existindo no mercado extensões que vão de 4 mil metros quadrados até algumas dezenas de milhares de metros quadrados.
SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO
	Um galpão bem planejado deve, obrigatoriamente, comportar um sistema de combate a incêndios, para oferecer uma maior proteção dos produtos e maquinários ali estocados. Tal precaução oferece maior garantia às mercadorias e reduz eventuais prejuízos materiais.
	Os galpões que possuem grandes vãos livres são legalmente obrigados a contar com um sistema desses, com o uso de dispositivos como sprinklers, além da boa sinalização do ambiente e da colocação de extintores de incêndio em locais estratégicos.
ESTACIONAMENTO SUFICIENTE
	Os serviços de um galpão de alto nível não se resumem ao que ocorre apenas em seu interior. Assim, eles devem apresentar, por exemplo, um estacionamento adequado para comportar veículos de pequeno e de grande porte, incluindo rampas de acesso para o piso da área de depósito.
EXEMPLO DE GALPÃO DE ARMAZENAMENTO COM ESTRUTURA METALICA
O espaço para a construção é de:
	Área do terreno – 12.900 m²;
	Área construída – 1.131 m².
	A princípio, o projeto inicial utilizaria pilares e vigas em concreto pré-moldado e estrutura metálica na cobertura, como já era habitual em obras daquele tipo. Porém, como foi verificado devido à localização da obra, custos de transporte, tempo para entrega dos pilares e vigas e também pelo valor deste tipo de material, resolveu-se em optar pela possibilidade de usar o sistema metálico não apenas na cobertura, mas também no restante da estrutura.
	Segundo outros exemplos de projetos analisados, a utilização de estrutura metálica em vez de concreto pré-moldado reduziria o tempo de construção em cerca de 25 dias, desta forma, reduziria também o valor financeiro envolvido no projeto.
	O modelo de galpão utilizado para nosso projeto apresenta as seguintes características, conforme as imagens abaixo:
REFERÊNCIAL BIBLIOGRAFICO
Disponível em: http://galpaoeficiente.parquetorino.com.br/7-caracteristicas-essenciais-de-um-galpao-de-armazenamento/ - Data de acesso: 10/10/2016
Disponível em: http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/123/estrutura-metalica-x-concreto-pre-moldado--298745-1.aspx - Data de acesso: 10/10/2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais