Buscar

atividade 4ª semana pronta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tipos de texto, modos de leitura
A partir do estudo dos textos apresentados para esta atividade, podemos observar as seguintes questões:
O primeiro texto nos passa a impressão de ser previsões de horóscopo frequentemente encontrado em jornais e revistas, neste texto não nenhuma palavra criada, sua ortografia segue a norma padrão, a extensão de suas frases não modificam seu contexto. Este tipo de texto se dirige na maioria das vezes ao público jovem, na maioria das vezes feminino, independendo de sua classe social, mas é específico para pessoas que creem neste tipo de previsões de futuro. O texto é escrito com a intenção de orientar o leitor que crê, ao que pode acontecer nos próximos dias, não sendo tal fato comprovado cientificamente, portanto passível de erros. 
No segundo texto, temos uma poesia, curta, que pode ser encontrada em livros literários ou, por que não em jornais e revistas. Podemos observar a palavra “meiamente” que não se consegue encontrar um significado para ela nos dicionários. Sua ortografia apesar da criação de uma palavra também segue a norma padrão e a extensão de suas frases dão a ela um certo ritmo à leitura. Dirigido a todos os tipos de públicos e amantes de poesias, mas que provavelmente não desperta muito interesse nas grandes massas devido à falta de incentivo deste tipo de leitura. Este tipo de texto tem a intenção de entreter o seu leitor. 
O terceiro texto, é um anúncio de margarina para pessoas que desejam combater o colesterol. Podemos encontrar este tipo de anúncio em páginas da internet, jornais, revistas, TV, ou seja, nos meios de comunicação. Sua ortografia segue a norma padrão da língua e a extensão de suas frases não alteram sua intenção, que é fazer com que as pessoas que possuem colesterol alto passem a consumir o produto, portanto, específico para este público explicitado no texto. O texto é bem convincente, portanto, provavelmente atrairá muitos resultados.
Podemos verificar que o quarto texto é um manual de instruções para a troca de pneus de um carro. Este tipo de texto é específico e só é encontrado no produto a qual ele se destina. Sua ortografia também segue a norma padrão e é escrito em tópicos para facilitar a leitura e interpretação de cada etapa do processo a ser realizado. Sua intenção é ajudar e facilitar a instalação ou conserto de determinado objeto. O texto é objetivo mas para que tenha sucesso dependerá da habilidade de quem o lê para colocá-lo em prática.
O quinto texto é retirado provavelmente de um gibi por ser uma conversa encontrada em uma historinha do famoso Chico Bento. Sua escrita possui erros de ortografia, pois imita o falar caipira, as palavras contidas no texto não são criadas, pois conseguimos entender o que está escrito, porém não segue a norma culta padrão para que isto dê ao texto uma veracidade sobre a forma com que os habitantes do local se comunicam e está escrito em forma de diálogo, pois é uma conversa entre alguns personagens. A intenção do texto é divertir e o mesmo é escrito para crianças, apesar de alguns adultos também se interessarem por este tipo de leitura. É um tipo de texto que normalmente cumpre sua função, entretenimento. 
O texto número seis é um contrato de locação, que obedece rigorosamente às normas da língua portuguesa, a extensão de suas frases não interfere na leitura e não possui palavras inventadas. O texto é destinado a um locatário, adulto, homem ou mulher não importando a classe social, e sua intenção no trecho apresentado é a de informar as penalidades de houver uma quebra de contrato. O texto é bem claro ao explicitar suas regras, portanto o leitor estará ciente de suas obrigações, caso o leia com atenção, o que normalmente não acontece. 
O último texto, representa um bilhete, escrito de provavelmente um funcionário ao patrão. Contém muitos erros gramaticais o que demonstra uma pessoa praticamente analfabeta, não se consegue verificar se existem palavras inventadas devido à leitura difícil por conta dos erros. A extensão das frases também não facilita o entendimento. O perfil social de quem se destina este bilhete não está explícito no texto, porém percebe-se que quem o escreve é uma pessoa que não teve muitas oportunidade na vida, estando este fato bem marcado no texto. A intenção do texto, no entanto, é clara, é a de informar a quem o lê de que precisa-se fazer algumas compras para casa e portanto terá resultado. 
Quanto ao fato de a leitura dos textos ter sido devido a solicitação de um professor, isto com certeza influenciou a postura no momento da leitura que foi feita com mais atenção e empenho, pois se a leitura tivesse ocorrido de forma espontânea, provavelmente não teria parado para visualizar tantos detalhes em cada texto, seria uma leitura superficial, com alguns aspectos observados mas sem a intenção de buscar seus pormenores.

Outros materiais

Outros materiais