Buscar

prova ligua av1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804065731)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pensar um modelo novo de Educação e Sociedade seria (re)pensar um índex de cultura inclusiva, por ações inclusivas, pois quanto maior for a diversidade humana presente num mesmo espaço/tempo, mais intrigante e fascinante fazem-se as relações. Com base nessa afirmação, marque a opção que NÃO corresponde à concepção de Inclusão.
		
	
	A inclusão é uma via de mão dupla, tanto as pessoas com deficiência precisam conhecer as pessoas sem deficiência e aprender a lidar com elas, como as pessoas sem deficiência precisam conhecer as pessoas com deficiência e aprender a lidar com elas.
	
	A inclusão também pressupõe a adaptação da comunidade escolar e social às especificidades das pessoas com deficiência e vice-versa.
	
	A produção de culturas inclusivas na sociedade proporciona a todos mais acessibilidade e espaços includentes.
	 
	As pessoas com e sem deficiência estranham-se e distanciam-se justamente por causa da escolarização inclusiva, porque não há preparação para estudarem e conviverem no mesmo espaço/tempo.
	
	A inclusão não é uma concessão à pessoa com deficiência, é um direito de estar em um lugar comum a todas as pessoas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804065911)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	 Marque a alternativa em que a datilologia apresentada corresponde ao nome de uma cor:
		
	
	Amarelo
	
	Verde
	
	Rosa
	
	Violeta
	 
	Vermelho
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804521748)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Segundo Quadros e Karnopp (2004), o parâmetro orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta quando produzimos um sinal. Dito isto, assinale a alternativa em que a orientação dos vocábulos é mesma.
		
	
	Gritar / Cair
	
	Ir / Vir
	 
	Subir / Descer
	
	Abrir / Fechar
	 
	Alto / Importante
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804065893)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções:
		
	 
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visoespacial.
	
	Haveria uma única língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.
	
	A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.
	
	A língua de sinais é um sistema linguístico inferior as demais línguas
	
	A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial com conteúdo restrito.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804089132)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial das comunidades de surdos brasileiros a partir da promulgação:
		
	
	Da Lei 10.436/2009.
	
	Da Lei 10.433/2001.
	
	Da Lei 10.436/2008.
	 
	Da Lei 10.436/2002.
	
	Da Lei 10.434/2002.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201804065777)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil, a grande maioria dos surdos adultos não domina a língua portuguesa. Há uma considerável parcela de surdos brasileiros que não têm acesso à língua de sinais, ou por motivo de isolamento social ou, principalmente, pela opção da família por uma escola que não utilize língua de sinais, o que causa, além das defasagens escolares, dificuldades e impedimento no mercado de trabalho (GUARINELLO, 2007). Com base nessa informação, assinale a alternativa que seja incoerente em relação ao ensino de Língua Portuguesa para surdos:
		
	
	Levar em consideração aspectos de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, incluindo as especificidades da surdez, construindo interações que favoreçam os aspectos visuais de mundo desses sujeitos.
	
	Usar imagens, que podem ser retiradas de artigos de revistas e jornais, bem como propagandas. Valorizando textos do cotidiano, a fim de que esses aprendizes tenham acesso a situações reais de comunicação.
	
	Deve utilizar a escrita na interação com o aluno escolher previamente os textos, de acordo com a competência linguística dos surdos envolvidos no processo.
	
	Apresentar referências relevantes (contexto histórico, enredo, personagens, localização geográfica, biografia do autor etc.) sobre o texto por meio da língua de sinais (intérprete).
	 
	Deve ser igual ao ensino para os ouvintes, valorizando a repetição das palavras, para que as crianças desenvolvam vocabulário, desconsiderando a ausência da audição.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201804065870)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O Instituto Nacional de Educação de Surdos foi fundido no Brasil por:
		
	
	Presidente Fernando Henrique Cardoso.
	
	Jesuítas.
	
	Presidente Getúlio Vargas.
	 
	Ernest Huet.
	 
	Dom Pedro I.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201803690080)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As relações familiares são de extrema importância para o nosso desenvolvimento psicossocial. No caso de surdos filhos de pais surdos, há uma cultura a partir dessa relação familiar, assinale a alternativa que corresponda ao que acontece nesta situação:
		
	
	Provoca uma rejeição, por ser uma criança deficiente.
	
	Provoca um desespero, pois a criança precisará de cuidados especiais.
	
	Provoca a exclusão familiar e a necessidade de adoção medidas de inclusão familiar.
	 
	Provoca a aquisição natural da LIBRAS e relações intrafamiliar mais plena.
	
	Provoca uma corrida à escola, para que a criança aprenda LIBRAS o mais rápido possível.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201803628818)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A identidade em relação ao Outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária se reconheça semelhante ao Outro. Assinale a ÚNICA opção que corresponde ao conceito de Identidade surda:
		
	 
	A LIBRAS e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação com um Outro sujeito surdo.
	
	A língua portuguesa e a culturalidade ouvintista (de quem é ouvinte) corresponde a esse aspecto de reconhecimento de si dentro da comunidade surda, na relação entre dos surdos.
	
	LIBRAS e a culturalidade dos ouvintes promovem essa construção do sujeito ouvinte na relação entre ele e o surdo.
	
	A língua portuguesa e a LIBRAS entrem em conflito na construção subjetiva da identidade surda.
	
	A língua portuguesa e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação entre com um Outro sujeito surdo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201804076419)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A modalidade linguística da LIBRAS, a quantidade de falantes, os lugares e associações onde se reúnem, os valores, os princípios e as experiências visuais compartilhados pelo mesmo sistema de comunicação formam uma comunidade linguística denominada:
		
	 
	Comunidade surda.
	
	Comunidade de deficientes.
	
	Comunidade de ouvintes.
	
	Comunidade afônica.
	
	Comunidade muda.
	
	
	Gabarito Coment.

Outros materiais