Buscar

Humor e Afetividade (p2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Humor: como a pessoa se sente, percepção subjetiva de si próprio. Bem = eutímica, alegre além do N = euforia.
Modificamos o humor de acordo com as circunstâncias. Mudança de humor s/ motivo = patológica. 
Transtornos + prevalentes = de humor: depressão leve e grave, transtorno bipolar do humor (=antiga psicose maníaca depressiva).
Sentimentos psíquico-dirigidos: qdo você sente algo em relação a alguém ou alguma coisa. 
Sentimentos vitais: não tem origem aparente. Pessoa doente fica com mal-estar, se sente mal; Existem mulheres que na fase lútea ficam irritadas ou se sentem mal, melhora com o fim da menstruação, isso pode ser tratado com anti-depressivo ou ACO.
► Humores Patológicos: outros: Perplexo ou Estranheza e Delirante, Trema, Esquizoforia
Euforia: alegria s/ motivo, desproporcional, incontrolável. Pc se sente bem, bonita, inteligente, fica + vaidosa, inconseqüente, pois acredita que tudo dará certo, perde a timidez e a inibição social N. Pode -> agressividade e desinibição sexual. Fala alto, compra mto + q antes. Pode ser um comportamento perigoso. 
Deprimido ou tristeza vital patológica: pára d gostar até do q gostava, não quer mais conversar, não tem motivo para estar triste, mas se entristece. Intenso desânimo, passa a acordar de madrugada, tem pensamentos punitivos, deixa de fazer a barba, as unhas. Pc só se queixa da vida, deixa de suportar a própria vida = sinal de depressão. A pessoa começa a perder o prazer até no que gosta, numa fase mais avançada. Quando se está deprimido as coisas perdem a graça. S/ anti-depressivo pode durar por 3m (fase depressiva). C/ tto: melhora em 2wk, =~ .
Ansioso (“angústia vital”): tensão, preocupação q te faz ficar alerta, se preparar para as coisas. Mas se a pessoa começa a exagerar na ansiedade, ela se torna patológica, e como resultado a pessoa fracassa, gerando sofrimento. Pc acha que não vai conseguir fazer as coisas o tempo todo, vive estressado. Pode apresentar taquicardia, palpitação, insônia, medo, suar muito nas mãos e axilas. Numa situação normal a ansiedade é adaptativa.
Irritável ou colérico: S/ motivo aparente fica extrema// irritada. Disforia pré-menstrual.
“Sentimento de falta de sentimentos”: ocorre na depressão leve; pode ocorrer na depressão pós-parto. A pessoa fica angustiada pois não sente o que sentia antes. Ex.: depressão pós-parto.
Afetividade: expressão do sentimento. Pelo tom de voz = prosódia. Observar expressão mímica, verbal e relato. Qq transtorno psiquiátrico apresenta distúrbio de afetividade. Medicamentos devem modificar pouco a afetividade.
Afetos, paixões, emoções, antipatia, empatia e simpatia.
●Empatia: Colocar-se no lugar do outro, evita entristecê-lo, percebe o que a pessoa sente.
● Simpatia: Quer q a pes se sinta bem, evita deixá-la pior, se ela estiver bem, compartilha da felicidade dela. 
Embotamento afetivo, apatia: a pessoa não mostra + afeto, perde afeto por si própria. Não sorri, não sente raiva, não tem amor próprio. Perda progressiva de afetividade pode ocorrer na Esquizofrenia, no Parkinson não-tratado.
Aplanamento afetivo: queda da expressão afetiva. Não é embotamento, + leve. Pc se torna menos expressivo.
Incontinência e labilidade emotivas: “não consegue segurar o choro ou o riso”
Rigidez Afetiva: mantém o mesmo sentimento o tempo todo.
Paratimia ou incongruência afetiva: fala uma coisa e expressa outra. 
Ambivalência afetiva: pc gosta e não gosta ao mesmo tempo.
Ambiguidade afetiva: pc gosta de algumas coisas na pessoa ou nas coisas e não gosta de outras. É um fenômeno N.

Outros materiais