Buscar

AD2 LEGISLAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Quais os requisitos necessários para se ingressar com um requerimento de falência no judiciário? Qual será o Juízo competente? Por quê?
Atos de falência ou atos suspeitos são aqueles que geram a suspeita de que o devedor se encontre em grave crise patrimonial, podendo colocar em risco os direitos de seus credores.
A Impontualidade injustificada - quando o devedor, sem razão que o direito considere relevante, deixa de pagar, no vencimento, uma obrigação líquida (que se refere a valor determinado), e certa (que conste de um título), como por exemplo: um cheque ou uma duplicada, que tenha sido devidamente protestada, ou quaisquer outros títulos executivos, cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 salários mínimos na data do pedido de falência.
Execução frustrada – a execução é o mecanismo jurídico para fazer o devedor cumprir com sua obrigação de pagar o devido. E uma execução é considerada frustrada quando o devedor não paga o débito, ou não deposita bens para esse pagamento, ou ainda deixa de indicar bens de sua propriedade para serem penhorados. Nesse caso, o credor está autorizado a pedir sua falência, independentemente do valor devido.
O juízo competente para a declaração da falência é o juiz cível do local do estabelecimento principal do devedor ou da casa filial de outra situada fora do Brasil.
2. Enumere de forma detalhada os órgãos da falência, indicando suas atribuições.
Na lei atual, o juiz é o órgão obrigatório e tem função de regente da falência e da recuperação judicial de empresas, pois é indispensável na condução do processo do devedor em crise. O Ministério Público, atua como fiscal da lei, função primeira da instituição. Passou a atuar no processo falimentar somente após a sentença declaratória de quebra. O administrador judicial, em verdade não é administrador, e em verdade ele é apenas um fiscalizador do falido e somente atuará efetivamente como administrador no espaço e tempo em que o administrador do falido for afastado da condução de seus negócios, até que seja indicado pela assembléia geral de credores um gestor judicial. O comitê de credores é órgão tido como inovador na LF, entretanto sua existência já havia sido delineada na antiga lei; e por fim a assembléia geral de credores é um órgão colegiado deliberativo que possui função de examinar, debater e decidir as matérias de sua competência, e que estão arroladas no art.35, I e II da LRF
3. Em que consiste a função social da empresa?
R: A função social da empresa representa um conjunto de fenômenos importantes para coletividade e é indispensável para a satisfação dos interesses inerentes à atividade econômica.
O conceito de função social da empresa engloba a idéia de que esta não deve visar somente o lucro, mas também preocupar-se com os reflexos que suas decisões têm perante a sociedade, seja de forma geral, incorporando ao bem privado uma utilização voltada para a coletividade; ou de forma específica, trazendo realização social ao empresário e para todos aqueles que colaboraram para alcançar tal fim.
4. Estabeleça um paralelo comparativo, indicando as principais semelhanças e distinções entre recuperação judicial e extrajudicial.
R: Recuperação Judicial - é um acordo, firmado entre o devedor e seus credores, com a proposta de um plano alternativo para que a empresa se recupere economicamente. Para tanto, a empresa se dirige ao juiz com um projeto, a proposta de um plano para sair da situação de crise. O princípio que a orienta é o da manutenção da empresa. Assim, o empresário, inscrito há pelo menos dois anos na Junta Comercial poderá pedir a recuperação, observados os requisitos do artigo 48 da Lei n. 11.101/2005.
Recuperação extrajudicial - A Recuperação Extrajudicial é uma negociação privada entre o devedor e seus...

Outros materiais