Buscar

Transtornos de Ansiedade (P1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transtornos de Ansiedade: evolução do conceito de neuroses.
Cullen (1777): transtorno da sensibilidade e do movimento não localizado e s/ febre.
Pinel (1813): A neurose é o transtorno da sensibilidade, do movimento, das sensações, não localizado, que não cursa com febre e sem achado anatomopatológico. 
Hipocondria e Histeria:
1) Dças funcionais (psicossomáticas): senso comum médico: B. Wichmann: 1934 - Distonia neurovegetativa: DNV. Hiperatividade
 Franz Alexander: 1943 - Somatização X Conversão
2) Dças da imaginação (auto-sugestão): Charcot 1870 (pequena e grande histeria), Babinski as pessoas se imaginam doentes.
Babinski usava o termo pitiatismo, 1901, criou o reflexo de Babinski para diferenciar a hemiplegia por lesão piramidal, da hemiplegia histérica por sugestão. 
3) Reações vivenciais anormais (Jaspers, K. Schneider) N: quando ocorre alguma situação ruim as pessoas fiquem chateadas naquele momento. aN: ter sentimentos de grande intensidade e persistentes. 
Reação vivencial normal (adaptativa, luta, defesa ou fuga) - Superação
Reação vivencial anormal (neurótica)
Desenvolvimento vivencial anormal (neurose)
4) Elaboração da ansiedade: Freud achava que toda a ansiedade era relacionada ao complexo de Édipo, você sentiria uma atração pelo genitor do sexo oposto, e com medo de ser castrado a pessoa reprimiria esse sentimento, gerando a ansiedade. 1896 (Conversão) Conversão como doença não existe mais.
 Ansiedade normal x Ansiedade patológica
5) Transtornos ansiosos de reação e ajustamento (DSMs e CID)
 
Ansiedade é N, qdo é um sinal de alerta, é adaptativa. Patológica qdo o medo é sem motivo, exagerado, não tem função adaptativa, mas mesmo assim a pessoa não consegue deixar de tê-lo.
Pânico: Ataque de nervos sem causa, súbito. Provoca ansiedade mto intensa. Começa geralmente aos 15-17a. Clonazepam sem tolerância, efeito sedativo hipnótico tolerância. Medo de ter outro ataque, q o remédio não controla. A crise de pânico dura 20-30’. Durante o pânico: Hipertensão sistólica, taquicardia, dispnéia. Fácil de tratar. Em geral quando < 30ª: inibidores da recaptação de serotonina ou BZD de alta potência como alprazolam (Frontal), clonazepam (Rivotril). > 30 a: costuma ser 2ªria à depressão, tto = da depressão.
Agorafobia: fobia em locais abertos cheios de gente; tem sintomas de desfalecimento, taquicardia, escurecimento da visão, sudorese, tremor; a pessoa fica deitada no chão e chora muito.
Agorafobia com pânico: medo a ponto de deixar de sair de casa, só sai acompanhada.
Fobia social: não consegue fazer algo em público, sempre inventa uma desculpa para fugir da situação. Se a pessoa melhorar os sintomas com dessensibilização, isto é sempre fazer essas atividades aos poucos, era só um caso de timidez, mas se não for o caso, pode tratar a fobia social com Rivotril, cuidado, pois tem efeito desinibidor (pc começa a responder o chefe, enfrentar o cônjuge).
Fobia específica: clássica. Medo direcionado a algo. A única fobia que causa síncope é a causada por visão de sangue. Tto pode ser feito por dessensibilização sistemática, aos poucos.
Ansiedade generalizada: cte. Pc sempre apreensivo (medo de falar com outros, de atravessar a rua). Tto: BZD, não precisa ser de alta pot. Palpitações, cefaléia, tensão muscular, diarréia, sudorese.
Doença da Dissociação e da Personalidade: Pierre Janet - 1893
Transtorno das Emoções: Briquet - 1881
 Pseudo sintoma neurológico: Slater - 1960
 Transtorno “somatomórfico” deliberado ou não: Greze e Robin, 1962 (Síndrome de Briquet, Transtorno Factício)

Outros materiais