Buscar

CEFAL+ëIA SECUND+üRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CEFALÉIA SECUNDÁRIA (só falou em aula de AVEHemorrágico... isso eu tirei de um material da Regina)
Cefaléia da Hipertensão intracraniana= é, em geral, de inicio insidioso, curso progressivo, contínua porém de intensidade variável não necessariamente de grande porte. Os parâmetros clínicos que definem o diagnóstico de hipertensão intracraniana são: achados fundoscópicos de edema de papila com perda da nitidez do contorno da cabeça do nervo óptico e associação de cefaléia com vômitos freqüentes classicamente descritos como "em jato", porém presentes em muitos pacientes apenas episodicamente ou substituídos por sensação de náuseas ou mal-estar gástrico. Paralisia uni ou bilateral do VI par com diplopia, estrabismo convergente e déficit na abdução do olhar (falso sinal de localização), sonolência e em fases avançadas bradicardia, completam o cortejo sintomatológico.
A principal causa de hipertensão intracraniana é representada pelos processos expansivos : tumores primitivos, metastáticos, hematomas ou abcessos. Os processos expansivos , além de ocasionar com o seu crescimento, alteração da pressão intracraniana provocam, habitualmente, compressão direta sobre as estruturas do neuroeixo. Por isto, nestes pacientes, é freqüente a concomitância de alterações deficitárias (paralisias, ataxia ou distúrbios cognitivos) demonstráveis ao exame neurológico, denominadas de sinais de localização, na medida em que interpretadas corretamente orientam para a área do encéfalo onde está situada a lesão. Ao contrário, nas hidrocefalias obstrutivas e na hipertensão intracraniana benigna (idiopática ou pseudo-tumor cerebral) outras causas comuns de hipertensão intracraniana, não se detectam habitualmente sinais de localização.
	Portanto, fundoscopia e exame neurológico, ainda que sumário, incluindo testagem de nervos cranianos, força, coordenação e orientação, representam etapa obrigatória da avaliação de todo e qualquer paciente com queixa de cefaléia.
	A segunda síndrome neurológica, de grande morbidade e alto índice de mortalidade, que tem, na cefaléia, um sintoma cardinal é a síndrome meníngea: hemorragias subaracnoideas e infecções do SNC (meningites) são as principais causas desta sindrome .
Nos casos de hemorragia subaracnóide o sangue ocasiona irritação química das meninges, instalando-se quadro álgico de grande intensidade, atingindo crânio, nuca e coluna dada a disseminação do processo através da circulação liquórica .É freqüente ocorrer no momento da instalação da hemorragia subaracnóide perda da consciência precedida por cefaléia aguda, intensa e localizada, descrita posteriormente pelos pacientes que sobrevivem ao ictus como uma "sensação de facada" ou "explosão" no crânio.
Nas infecções agudas, independente da etiologia (meningoencefalites virais, em geral benignas ou bacterianas que evoluem com alto índice de mortalidade e morbidade), também a cefaléia é de grande intensidade, acompanhada de vômitos e sinais sistêmicos de infecção: febre, mal estar. Nas infecções sub-agudas e crônicas (meningoencefalites tuberculosa ou fúngica) a dor é de menor vulto, porém persistente. Em ambas as eventualidades, o diagnóstico sindrômico é firmado quando se comprovam ao exame neurológico sinais de irritação meníngea caracterizados por resistência à mobilização passiva da nuca (rigidez de nuca) acompanhados ou não de positividade dos sinais de Kernig, Lasegue e Brudzinski.
Recém-natos e pacientes em coma podem não exibir sinais objetivos de irritação meníngea. Ao contrário, muitas vezes em idosos, com artrose de coluna cervical, torna-se difícil decidir se a restrição da movimentação passiva da nuca é realmente sinal de irritação meníngea ou apenas dificuldade de mobilização por fator mecânico. Por outro lado, em especial nas crianças, faringites e otites agudas podem se acompanhar de cefaléia com contratura da musculatura cervical (pseudo rigidez de nuca), tendo de ser obrigatoriamente incluído o exame local da orofaringe e a otoscopia para fins de diagnóstico diferencial.
 Outro fator de dúvida, ao exame da nuca, são os numerosos pacientes com cefaléia de tensão, onde as crises de cefaléia são de grande intensidade e o exame em geral evidencia sinais de contratura muscular, principalmente a nível cervical. 
Os portadores de cefaléia de tensão são os pacientes mais perigosos para um equívoco ou até mesmo erro diagnóstico. Como apresentam cefaléia crônica e rebelde e procuram com freqüência em suas "crises" ambulatórios, hospitais, emergências, já ficam rotulados de neuróticos. Nada impede que "neuróticos" tenham doenças orgânicas concomitantes que cursem também com dor na cabeça. Portanto, mesmo pacientes com antecedentes de cefaléia de tensão, devem ser cuidadosamente examinados na vigência de crise aguda, para exclusão de outras causas de cefaléia, em especial se referem na história mudanças no padrão da dor. 
	
ROTINA DE ATENDIMENTO A PACIENTE COM CEFALÉIA : 
	ANAMNESE: 
	 HISTÓRIA: 
Caracterização da cefaléia : 
crise atual e episódios anteriores 
	 EXAME CLÍNICO:
Avaliação do estado geral, 
Temperatura e pressão arterial
	 EXAME NEUROLÓGICO: PARA IDENTIFICAR OU AFASTAR
	SÍNDROME DE HIPERTENSÃO INTRA-CRANIANA 
	SÍNDROME DE IRRITAÇÃO MENÍNGEA
	SINAIS DE LOCALIZAÇÃO: 
DÉFICIT NEUROLÓGICOS 
 FOCAIS
	 
	 TESTES: 
	
	FUNDOSCOPIA 
	PESQUISA DE SINAIS MENINGO-RADICULARES: 
MOBILIZAÇÃO PASSIVA DA NUCA, 
KERNIG, LASEGUE E BRUDZINSKI
	EXAME DA FORÇA, 
COORDENAÇÃO, 
SENSIBILIDADE,NERVOS 
CRANIANOS E ESTADO MENTAL 
	 CONDUTA INICIAL DIANTE DE CEFALÉIAS SECUNDÁRIAS 
	HIPERTENSÃO INTRACRANIANA
COM OU SEM SINAIS DE
LOCALIZAÇÃO 
	SINDROME MENÍNGEA COM 
SINAIS DE LOCALIZAÇÃO
	SINDROME MENINGEA SEM 
SINAIS DE LOCALIZAÇÃO
	EXAME DE NEURO IMAGEM
	EXAME DE NEURO IMAGEM
	SUSPEITA DEHEMORRAGIA:
EXAME DE NEURO IMAGEM 
E EXAME DO LCR
	SUSPEITA DE PSEUDOTUMOR: 
RAQUICENTESE E EXAME DO LCR
	SUSPEITA DE INFECÇÃO:
RAQUICEN E EXAME DO LCR
	SUSPEITA DE INFECÇÃO: 
RAQUIC E EXAME DO LCR

Outros materiais