Buscar

Avaliação Parcial 1 DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: DIDÁTICA
	Aluno: JOSEPH ARIVANAS
	Matrícula: 20170770077
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 07/10/2017 20:17:17 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201608986950)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia e reflita sobre as frases abaixo acerca da didática crítica do século XXI , colocando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O processo de ensino compromete-se com a qualidade cognitiva das aprendizagens; bem como com a formação de valores, a criticidade e a emancipação social
( ) Professor tem a função de mediador da preparação dos alunos para o pensar.
( ) Analisa os problemas e contradições sociais e contextualiza o processo formativo.
		
	
	F-V-V
	
	V- V-F
	 
	V-V-V
	
	F-F-V
	
	V-F-V
	
	
	2a Questão (Ref.:201608620507)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma política ou projeto educacional que tem como objetivo modificar a forma como a sociedade está organizada, irá defender um modelo de ensino que:
		
	
	transmita linearmente o conteúdo para que o aluno assimile o mesmo
	
	enquadre o aluno no sistema de ensino
	
	determine o conhecimento científico como verdade absoluta
	
	superdimensione o currículo disciplinar
	 
	instigue o pensamento crítico dos alunos frente aos fatos
	
	
	3a Questão (Ref.:201608987867)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao longo do seu processo histórico, a Didática teve grandes nomes, cada qual com ideias e propostas ino¬vadoras para a sua época. Assim, podemos elucidar alguns com seus feitos, Marque a ÚNICA OPÇÃO QUE NÃO É CORRETA
		
	
	PESTALOZZI: grande importância ao ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas, cultivando o sentimento, a mente e o caráter. Método intuitivo.
	
	ROUSSEAU: a natureza da criança transforma a educação num procedimento natural, exercido sem pressa e sem livros.
	
	HERBARTH: educação como fator determinante no desenvolvimento do intelecto e do caráter.Educação responsável pela formação das representações e pela forma como essas representações são combinadas nos mais elaborados processos mentais. Propôs um método único de ensino.
	
	ROGER: tarefa do professor era facilitar o aprendizado e a do aluno de conduzir a seu modo.
	 
	COMENIUS: representante do modelo tradicional, tem como princípio que os alunos aprendem melhor realizando tarefas de reflexão e crítica sobre a realidade social.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608085274)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma concepção de Didática pressupõe uma concepção de sociedade. Assim, refletir a respeito das ações e estratégicas desenvolvidas no cotidiano escolar, tendo como referência as mudanças percebidas na sociedade, assegura melhores condições para a construção de um Projeto Político Pedagógico humanístico e eficaz. Se a cultura está mudando rapidamente, toda a escola precisa ser repensada: sua estrutura, gestão, seu funcionamento, currículo e aula. Dessa forma, podemos afirmar que, ao discutir a sua proposta pedagógica e seu currículo, cada escola deve privilegiar, de acordo com a LDB 9394/96:
		
	
	A escolha de procedimentos e modos de ação padronizados;
	
	Capacitações específicas para os alunos relativas às questões relacionadas à aprendizagem;
	 
	A pluralidade cultural, visando enfrentar as discriminações sociais, os conflitos dialeticamente;
	
	Práticas de reconhecimento da identidade do outro, em detrimento de sua própria identidade, tendo em vista o bem comum e o próprio desenvolvimento;
	
	A liberdade, a autonomia e a inflexibilidade de pensamento.
	
	
	5a Questão (Ref.:201608753365)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise a caracterização da tendência a partir dos seguintes aspectos: metodologia e avaliação. A partir da análise identifique a tendência pedagógica correspondente aos aspectos apresentados a seguir: "A metodologia utilizada pelo professor é a exposição oral dos conteúdos, cumprindo passos predeterminados e fixados para todos e qualquer contexto escolar. Valoriza o conteúdo livresco e a quantidade. Os conteúdos são desenvolvidos de maneira fechada, utilizando-se de exercícios repetidos, para garantir a memorização. Essa maneira de conduzir o processo ensino-aprendizagem não propicia ao aluno papel ativo na construção de sua aprendizagem. Ao contrário, considera a educação como um "produto", já que os modelos de ensino já foram predeterminados e os conteúdos já são trazidos prontos, não havendo, assim, ênfase no processo. Em relação à avaliação, geralmente é realizada de forma individual, suscitando individualidade, rivalidade e competição entre os alunos. Seu propósito é a reprodução dos conteúdos transmitidos em sala de aula, focalizando a averiguação intelectual de um percentual mínimo de aprendizagem dos alunos. A perspectiva de aprendizagem é de memorização e acúmulo de conhecimento, desconsiderando as características próprias de cada faixa etária".
		
	
	Pedagogia Liberal Renovadora.
	
	Pedagogia ProgressistaTecnicista.
	
	Pedagogia Liberal Crítico social dos conteúdos.
	
	Pedagogia Progressista Libertadora.
	 
	Pedagogia Liberal Tradicional.
	
	
	6a Questão (Ref.:201608700993)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A corrente pedagógica reflete o momento sócio cultural em que foi construída, as necessidades e visão de mundo do seu tempo. Podemos destacar dois grandes grupos das tendências pedagógicas: liberal e progressista. Na tendência liberal temos as correntes
		
	
	Renovadora, Tecnicista e Crítico Social
	
	Renovadora, Construtivista e crítico Social
	
	Libertadora, Construtivista e Critico Liberal
	 
	Tradicional, Renovadora e Tecnicista
	
	 Libertadora, Renovadora e Tecnicista
	
	
	7a Questão (Ref.:201608703346)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A revisão de nossas ações pedagógicas; a disponibilidade interna para a escutarmos os nossos alunos que possuem histórias de vida diferenciadas, e, nesse sentido, expectativas, necessidades situadas são saberes necessários à docência no contexto atual. Eis, aí, uma prática respaldada na perspectiva crítica, progressista da educação. Partindo desse ponto de vista, o planejamento de ensino, aqui, é considerado como: MARQUE A INCORRETA:
		
	
	Um processo criativo e reconstrutivo do homem
	 
	Um modelo pronto e acabado
	
	Uma prática coletiva que representa a comunidade escolar
	
	Uma ação participativa e democrática
	
	Um ato político e reflexivo
	
	
	8a Questão (Ref.:201609062442)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando a relação professor-aluno e baseado nos pressupostos da perspectiva crítica, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Objetiva a conscientização acerca dos fatos, da realidade em que o aluno se encontra inserido, visando a intervenção e a transformação social.
	 
	O professor transmite um conhecimento técnico, tendo em vista alcançar maior eficiência do ensino. Esta relação se dá de forma pragmática e também objetiva.
	
	Visando à superação do individualismo, são estimulados os trabalhos em grupo e as decisões coletivas a partir do diálogo e da co-responsabilidade social
	
	O professor deve estar sempre preocupado em partir de onde o aluno se encontra e deve ter a sensibilidade de não desmerecer sua visão de mundo e suas necessidades fundamentais.
	
	As propostas progressistas não se orientam somente em direção à democratização das oportunidades de ensino, mas também supõem que o próprio trabalho exercido na escola não deva ser autoritário
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201608992853)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Pedagogia Libertadora é uma das tendências pedagógicas que apresentam caráter progressista. Estabeleceu-se a partir dos movimentos de educação popular que ocorreram entre o final da década de 50 e início dos anos 60. Foi interrompida pelo golpe militar em 1964 e retomada no final dos anos 70 e início dos anos 80. Esta tendênciapedagógica foi proposta por:
		
	
	Pestallozi
	
	Dermerval Saviani
	
	Vygotsky
	 
	Paulo Freire
	
	Jonh Dewey
	
	
	10a Questão (Ref.:201608782370)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A professora Ana fez o seu planejamento anual, juntamente com a coordenação, para a sua nova turma do 1º ano do ensino fundamental. Porém, na primeira semana de aula, Ana ainda não sabia qual era o estágio de desenvolvimento de cada um dos alunos integrantes dessa turma. De acordo com essa realidade, qual seria a decisão correta que essa professora deveria tomar?
		
	
	Usar a sua vasta experiência para organizar o seu plano de aula para esse início de ano.
	 
	Aplicar uma avaliação diagnóstica para verificar o nível de conhecimento dos novos alunos e fazer o seu plano de aula de acordo com os resultados obtidos.
	
	Escolher algumas atividades que foram trabalhadas neste mesmo período do ano anterior para serem usadas no seu plano de aula.
	
	Verificar no planejamento anual o que foi programado para ser trabalhado no início do ano e montar o seu plano de aula de acordo com as orientações do coordenador.
	
	Pedir a colega de trabalho que leciona na mesma série algumas dicas de atividades para serem trabalhadas nessa primeira semana de aula.

Outros materiais