Buscar

Método speedy e estufa

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS
RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS LABORATORIAIS PARA DETERMINAÇÃO DE TEOR DE UMIDADE.
JONAS NATANAEL
LARISSA HELENA
LARISSA MARIA E. SOARES 
RAFAELLA C. ARRUDA 
NICOLLY C. BOLINA 
ROBSON VEBER 
LAVRAS
2016
JONAS NATANAEL
LARISSA HELENA
LARISSA MARIA E. SOARES 
RAFAELLA C. ARRUDA 
NICOLLY C. 
ROBSON VEBER
RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS LABORATORIAIS PARA DETERMINAÇÃO DE TEOR DE UMIDADE.
Relatório laboratorial, apresentado ao lecionador de Materiais de Construção Civil, Dr. Marcelo Prates, da instituição UNILAVRAS.
APROVADO EM: 06 DE ABRIL DE 2016
LAVRAS - MG
2016
SUMÁRIO 
INTRODUÇÃO ...................................................................................................4
OBJETIVO ..........................................................................................................5
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS ........................................................................5
MÉTODOS .........................................................................................................6
RESULTADOS...................................................................................................10
CONCLUSÕES..................................................................................................12
 REFERÊNCIAS.................................................................................................13
INTRODUÇÃO 
A análise da umidade do solo possui grande importância no ramo da construção civil, pois por meio dessa determinação pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade está na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo. Todo esse processo é necessário, considerando que é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas. (SANTOS, 2016).
 A determinação do teor de umidade existente na amostra de solo pode ser definida a partir de experimentos, tais como: Queima de álcool, Estufa Padrão e Speedy. Neste estudo de campo o métodos utilizados foram o Estufa e o Speddy. 
O umidímetro Speedy foi desenvolvido para determinar a umidade percentual contida em amostras de solos, areias e outros materiais granulares. No ensaio de determinação da umidade pelo método expedito, a umidade contida na amostra reage com o carbureto, criando uma reação instantânea medida pelo Manômetro, essa medição se regula a tabela de comparação, determinando desta maneira a pressão correspondente a um nível de teor de umidade. (SOLOCAP)
 A secagem pelo método da estufa se dá pelo procedimento de deixar a amostra úmida secar a uma temperatura de 100º +/- 10º, pelo período de 24 horas. A massa de agua contida na amostra evapora durante o tempo de permanece na estufa, ficando assim apenas a massa seca do material, tornando possível calcular o teor de humidade.( NBR/NM 26:2001)
OBJETIVO 
O objetivo deste experimento é verificar se o teor de umidade do solo/ areia, correspondem com os valores de umidade propostas pelo lecionador, uma vez que a quantidade de agua para o experimento foi determinada. 
3. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 
3.1 Equipamentos utilizados no experimento de secagem na Estufa 
-Balança digital com sensibilidade de 0,01 g;
-Espátula;
-Estufa;
-Cápsula de porcelana;
- Contrapeso
-Cápsulas de alumínio;
-Becker1.000 ml.
3.2 Equipamentos utilizados no experimento Speedy
- Equipamento Speedy-Test, com um manômetro acoplado;
 - Espátula; 
- Balança do aparelho; 
- Duas esferas de aço; 
- Ampola de carbureto de cálcio.
- Recipiente de alumínio 
- Balança digital com sensibilidade de 0,01 g;
- Seringa de 5 ml.
4 MÉTODOS 
4.1 Métodos para o ensaio por secagem na Estufa 
1º Passo: pesamos a capsula de alumínio na balança digital, e taramos.
2º Passo: Com a capsula já tarada, adicionamos 50 gramas de solo umedecido, com o auxilio da espátula.
3º Passo: colocamos a capsula identificada com o número do grupo na estufa, e deixamos –a por um período de 24 horas de secagem, com temperatura de 100º +/- 5. 
4º Passo: Após o período de 24 horas, retiramos a capsula que se encontrava na estufa para nova pesagem, para prosseguirmos com os cálculos do teor de humidade. 
4.2 Métodos de ensaio para Speedy
Como proposto em laboratório a análise de duas amostras de massa 10 gramas umedecidas a 4% e 10%, não foi possível obter com precisão da quantidade de agua para umedece-las por falta de equipamentos, logo a alternativa foi trabalhar com uma amostra de 100 gramas, pois assim foi possível com a seringa coletar 4 ml de água e 10 ml de água, para a prosseguir com o experimento. 
1º Passo: pesamos o recipiente de alumínio na balança eletrônica e taramos. 
2º Passo: pesamos 100 gramas de areia seca e posteriormente umedecemos a 4%, que corresponde a 4 ml, para a primeira amostra, e umedecemos a 10% correspondente a 10 ml para a segunda amostra. 
3º Passo: retiramos da amostra de 100 gramas, as 10 gramas propostas no experimento, pesadas na balança do aparelho. Este passo se fez para cada uma das amostras. 
4º Passo: Desacoplamos o Speedy e no seu interior acrescentamos 2 esferas de aço, acrescentamos em seguida as 10 gramas da areia e cuidadosamente com o cilindro deitado colocamos a ampola de carbureto de cálcio. Acoplamos o manômetro no Speddy, e após estes procedimentos sacudimos com movimentos bruscos, uniformes e sem pausa até que a ampola se quebrasse em seu interior. Este passo se fez para cada uma das amostras. 
5º Passo: Após a quebra da ampola, sessamos os movimentos e observamos o valor marcado no manômetro. Este passo se fez para cada uma das amostras. 
6º Passo: após a leitura do manômetro, consultamos a tabela que vem junto ao aparelho. O que encontramos na tabela de aferição própria do aparelho com a leitura manométrica e a massa da amostra utilizada no ensaio, foi a percentagem de umidade em relação à amostra total úmida. Este passo se fez para cada uma das amostras. 
5-RESULTADOS 
5.1 Resultado para o experimento laboratorial secagem em Estufa. 
	Onde: 
H= humidade 
MH= massa úmida 
MS= massa seca 
Fórmula para cálculo: 
H= MH-MS x100
 MS
 Logo: 
H= 50g- 34,14g x 100= 46,45%
 34,14 g 
Observação complementar: 
Para acharmos o valor da massa seca, pesamos o recipiente depois da secagem na estufa e diminuímos do valor da massa da capsula de alumínio. 
5.2 Resultado do experimento speedy 
Para a primeira amostra umedecida a 4%, o valor da leitura do manômetro foi de 0,35 kgf/ cm², que ao consultarmos a tabela da SOLOCAP encontramos o valor da porcentagem de umidade, que para 10 gramas é de 4,7%. 
Para a segunda amostra umedecida a 10%, o valor da leitura do manômetro foi de 0,8 kgf/ cm², que ao consultarmos a tabela SOLOCAP, encontramos o valor da porcentagem de umidade, que para 10 gramas é de 10,2%. 
	10 GRAMAS DE AREIA UMEDECIDA A 4%
	10 GRAMAS DE AREIA UMEDECIDA A 10%
	
Mh(g)
	
10,4
	
Mh(g)
	
11
	
P (kgf/cm²)
	
0,35
	
P (kgf/cm²)
	
0,8
	
H (%)
	
4,6
	
H (%)
	
10,2
Onde: 
Mh = massa úmida
P= leitura do manômetro em kgf/cm²
H= teor de umidade fornecida pelo fabricante do aparelho, por meio de uma tabela
CONCLUSÕES 
Por meio destes métodos foi possível verificar qual o teor de umidade das amostras apresentadas em laboratório. 
É de extrema importância verificar qual o teor de umidade pois pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade está na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo. 
O método mais preciso é o da secagem na estufa, embora seja mais demorado. Em campo recomenda-se fazer o método do Speddy, que embora não seja muito preciso,já é eficaz. 
REFERÊNCIAS 
SANTOS, Marco Aurélio Da Silva. "Teor de umidade"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/mecanicadossolos/solo.htm>. Acesso em 30 de março de 2016.
NBR/NM 26:2001; Disponível em <https:/www.passeidireto.com.br/agregados.htm>
Acesso em 30 de março de 2016.
SOLOCAP, ‘SPEED TEST’, disponível em <http://www.solocap.com.br/detalhe.asp>
Acesso em 29 de março de 2016.

Outros materiais