Buscar

Espermatogênese e Vasectomia

Prévia do material em texto

Espermatogênese
O que é?
 É o processo fisiológico no qual se produzem os espermatozoide a partir de células germinativas.
Estágio da vida 
 A formacão do testículos inicia na sétima semana do desenvolvimento . Antes do nascimento se forma na cavidade abdominal, depois desse período descem para dentro de uma bolsa chamada Escroto.
Posição dos Testículos
Sua posição permitem mante-los em uma temperatura de 4 C menos que a temperatura da cavidade abdominal para manter os seu funcionamento correto.
Estrutura 
·	Túnica Albugínea - é uma cápsula fibrosa que envolve os testículos;
·	Septos - são paredes que se encontram no interior dos testículos;
·	Lóbulos - espaços entre os septos;
·	Túbulos seminíferos - são cordões que preenchem os lóbulos que serve para a produção de espermatozoide por ter milhares de células germinativas.
Produção dos espermatozoides
Vai acontecer em três etapas principais:
Multiplicação, período de crescimento e período de maturação
Multiplicação 
Espermatogônia acontece na parede dos túbolos seminíferos e relativamente lento. Esse precesso pode ocorrer por toda a vida do homem.
Crescimento
As espermatogônia aumenta de tamanho e passam a ser chamados de espermatócitos primário ou espermatócitos I (2n)
Maturação
No período de maturação, ocorre o processo de meiose. Os espermatócitos primário passam pela primeira divisão meiótica ( meiose equacional) e dão origem a dois espermatócitos secundário ou espermatócitos II (n). Inicia - se, então, a seguranda divisão meiótica que origina duas espermátides.
Espermiogênese - as espermátides vão sofrer o último precesso chamado diferenciação é nesse momento ocorre a transformção dessas células em espermatozoides.
Trajetos dos Espermatozoides
 Após a produção dos espermatozoides, eles migram, por maio dos ductos eferentes, para o epididímo. os ductos epididimário recolhem os espermatozoides que foram produzidos nos túbulos seminíferos e os armazenam e permitem a maturação 18 a 24 hs.
 Ao alcançarem a porção caudal dos epidídimo, os espermatozoides são conduzidos para os ductos deferentes, são tubos pareados que passam pelo abdomem, contornam a bexiga e fundem -se com as glândulas seminais, tais glândulas acumulam líquido nutritivo que será liberado no momento da ejaculação, para compor o sêmem, junto com o espermatozoide . Das glândulas seminais partem os ductos ejaculatório que desemborca na uretra.
Você sabia!
 Cada ejaculação são expulso cerca de 3 a 4ml de sêmem contendo de 300 a 500 milhões . Quando não ocorre a ejaculação, os espermatozoides são reabsorvidos pelo organismo após algum tempo.
 Espermatogêneses leva 70 dias para realizar todo o processo e produz de 100 a 200 milhões de espermatozoides por dia.
Vasectomia
 É a ligadura dos canais deferentes. Uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto, na qual e cortado o canal que leva os espermatozoide do testículos até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido seminal). Após a vasectomia, a ejaculação continua normal, só que ocorrerá sem a presença de espermatozoide. 
·	Não é necessária a internação;
·	Cirurgia de esterilização voluntária definitiva, por isso o homem tem que ter certeza que nunca mais que ter filhos;
·	Possibilidade de reversão dessa cirurgia existe porém não é fácil;
·	Tempo gosto e inferior a 1h;
·	Realizada em consultório ;
·	É necessário 10 a 16 ejaculações para que o esperma não contenha mais gametas.
Indicação
·	Homens acima de 30 anos que já possuem filhos.
Castração x Esterelização
Castração é a remoção dos testículos.
Esterelização é o preocedimento simples de impedor que os espermatozoides sigam para o pênis.
Você sabia !
Que o procedimento de vasectomia não torna impotente o homem, não há queda na libido e não há perda de sensibilidade no orgão genital durante o ato sexual.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes