Buscar

Avaliação I - Redação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I - Redação Individual (411841) - Sistemas e Aplicações Distribuídas (GTI04)
1. O sistema operacional é simplesmente um programa que executa determinadas rotinas no processador, responsáveis pela interface entre aplicações do usuário e o hardware da máquina. Existem diversos tipos de sistemas operacionais e, dependendo da quantidade de processadores e dispositivos de I/O (entrada e saída) controlados pelo sistema operacional, são classificados em sistemas operacionais fortemente acoplados ou fracamente acoplados. Quanto aos sistemas fortemente acoplados, escreva uma redação com o tema: A DIVISÃO CONFORME A SIMETRIA E AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL.
RESPOSTA ESPERADA: 
Dependendo da simetria, ou não, dos processadores, os sistemas fortemente acoplados podem ser divididos em sistemas assimétricos (mestre/escravo) e sistemas simétricos. No primeiro caso, existe um processador chamado de mestre, que executa as funções do sistema operacional, como controle de I/O (entrada/saída), interrupções e outros processos críticos. Caso outro processador necessitar da execução de qualquer dessas funções, deverá solicitar ao mestre a execução.
Nos sistemas simétricos, todos os processadores executam as mesmas funções, a não ser aquelas que dependem do começo através do endereçamento zero, como a função de boot do sistema. Existe a vantagem do aumento do poder de processamento e a tolerância a falhas; no entanto, deve-se gerenciar a memória com cuidado para evitar conflitos.
A organização funcional dos sistemas fortemente acoplados pode ser feita de três formas:
1) Barramento comum – é utilizado o mesmo barramento para comunicação entre os processadores, memória e controladores de I/O. O barramento pode ser utilizado por apenas um processador por vez, o que não ajuda na performance.
2) Barramento cruzado – permite melhor performance devido à conexão simultânea permitida entre os componentes; no entanto, deve-se tratar conflitos de acesso à memória.
3) Memória multiport – esse tipo de memória permite ser acessada pelos processadores ao mesmo instante, aumentando a performance geral já, que não é necessário preocupar-se com conflitos de acesso à memória.

Outros materiais