Buscar

Memorial passo a passo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é exatamente um memorial acadêmico?
Bom, o formato pode variar para cada instituição, universidade ou faculdade. Mas o conceito de um memorial descritivo acadêmico é sempre o mesmo.
O objetivo desse documento é fazer um breve resumo de toda a vida acadêmico da pessoa. Existem memoriais que são limitados a apenas 5 páginas, como um currículo mais detalhado. E outros, para universidades públicas, que podem chegar a 20 páginas.
A ideia principal da elaboração de um memorial acadêmico é semelhante a de um currículo, porém com maior detalhamento da vida acadêmica, científica e até cultural.
A própria palavra memorial relativiza com memórias. Portanto, esse documento deve ser um breve resumo sobre seus feitos. É interessante realizar uma análise reflexiva geral sobre toda a sua formação, expondo os pontos fortes, comentando os pontos mais vulneráveis. Aqui, valeu uma dica: “seja sincero e verdadeiro”.
Um modelo básico de um memorial acadêmico pode ser o seguinte:
1. Resumo
Breve resumo do memorial apresentado. Geralmente contem cerca de 300 a 400 palavras.
2. Introdução
O principal na introdução é identificar o acadêmico. Se faz importante um breve relato das atividades realizadas, com principais datas e atividades realizadas. Cada vez mais os memoriais passam a conter fotos e imagens para ilustrar as situações.
3. Formação escolar
Formação básica do jovem. Vale relatar influências desses anos de colégio na escolha do futuro universitário.
4. Formação acadêmica
Aqui há a maior quantidade de informação. Em vários memoriais a divisão em capítulos 4.1, 4.2, etc. Um detalhamento maior é essencial para o completo entendimento do memorial descritivo. É necessário fazer uma ligação coerente entre todos os passos da carreira. Como há a ligação entre as pós-graduações, se a motivação para a defesa de uma tese de doutorado veio de um mestrado ou foi algo surgido no mercado de trabalho.
Esse detalhamento é o que irá ajudar na compreensão do memorial. Quais os resultados alcançados com as pesquisas e estudos. O que pode ser desenvolvido e quais foram as lições aprendidas?
É viável também a discussão de possíveis feitos, estudos e pesquisas que podem ser realizadas, seguindo a linha de pesquisa do acadêmico em questão.
5. Experiências profissionais
Possíveis experiências no mercado de trabalho.
6. Conclusão
Pequena conclusão da vida acadêmica e futuros trabalhos.
7. Publicações
Publicações já publicados pelo acadêmico. A inclusão de projetos de iniciação científica, teses de mestrados, doutorado, pós-doutorado, livre docência, artigos publicados em revistas, painéis, congressos, etc.
8. Referências
Bibliografia e referências básicas para realização do presente documento.
�
Esse foi um breve resumo desse documento. Vale lembrar que o formato deve seguir as normas de cada instituição. Os tópicos levantados aqui podem mudar também. Procure fazer com antecedência e muita calma o seu memorial acadêmico.

Outros materiais