Buscar

Desenvolvimento Psicomotor Infantil e Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703505532)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança que acaba de completar 18 meses, movimenta-se bem ao engatinhar, senta-se sem apoio e tem respostas positivas quando recebe estímulos sensoriais. Ao ser perguntada, a mãe relata que está começando a apoiar-se para andar. Segundo a Teoria dos Sistemas Dinâmicos, é correto afirmar que esta criança:
		
	
	A criança está desenvolvendo-se no tempo ideal para que ocorram o domínio das habilidades específicas (individuais) para depois ocorrer o domínio do movimento complexo.
	
	A criança desenvolveu as habilidades individuais adequadamente e agora as integra no momento certo do desenvolvimento psicomotor.
	
	A criança encontra-se me desenvolvimento pois andar é considerada habilidade individual, portanto independe de outras habilidades para ocorrer.
	
	A criança não está desenvolvendo-se no tempo ideal pois o desenvolvimento motor não envolve o domínio de habilidades individuais e a sua integração em um todo coerente e funcional.
	 
	As habilidades específicas tem que ser dominadas por si só - diferenciação, para que depois possa dominar o movimento complexo. Nesta criança houve dificuldade na integração das habilidades individuais.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704046618)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao longo do desenvolvimento e crescimento humano, fatores como a atenção, a percepção, a memória e a motivação são essenciais à aprendizagem. Tendo como base a aplicabilidade desses fatores no desenvolvimento psicomotor infantil, escreva nos parentêses (A) para características da ATENÇÃO, (P) para as da PERCEPÇÃO e (M) para as da MEMÓRIA: ( ) É a via de acesso aos objetos, às palavras e à ações, tendo como base tempo e espaço; ( ) Estado de alerta, no qual a informação sensorial ou mnéstica é seletivamente percebida; permite a manutenção do pensamento coerente. ( )Possibilita a aprendizagem, é durável, estável e está em constante reorganização e retroalimentação; ( ) É a capacidade de reconhecer e compreender estímulos sensoriais captados p/ sentidos (audição, visão, tato¿) que o ambiente lhe dirige. ( ) Envolve a atenção, a motivação, a história do aprendizado do sujeito, seu mundo interno (relacionado ao raciocínio psicológico e os juízos), e sua estrutura genética.
		
	
	( M ); ( M ); ( M ); ( P ); ( A ).
	
	( P ); ( A ); ( P ); ( M ); ( M ).
	
	( A ); ( M ); ( P ); ( M ); ( P ).
	
	( A ); ( A ); ( A ); ( P ); ( M ).
	 
	( P ); ( A ); ( M ); ( P ); ( M ).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704062394)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Teoria Piagetiana da Equlibração que diz que a criança ao se confrontar com conflitos, para resolvê-los cria estratégias à partir de esquemas que já dispõem. Se assim o é, ao se defrontar com obstáculos da aprendizagem formal, a criança terá que recorrer às experiências anteriores que são esmagadoramente psicomotores. Se no lugar das experiências houver um buraco, não haverá aprendizagem. Dentre os conceitos básicos da aprendizagem, destacamos: I - Cognitiva e afetiva. II - Claro e escuro. III - Afetivo e motor. IV - Dentro e fora. V - Cognitivo e motor.
		
	 
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas IV e V estão corretas.
	
	Somente a afirmativa V está correta.
	
	Somente a afirmativa I é correta.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703503853)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A sensação e a percepção são habilidades desenvolvidas que estão intimamente presentes no aprendizado, seja ele no âmbito da cognição ou da motricidade. Qual é a diferença entre eles?
		
	
	Percepção é a capacidade de decodificar um estímulo específico através dos sentidos enquanto a sensação refere-se à significação do estímulo recebido do meio.
	
	Percepção é o estado ótimo de atenção e relação com o meio enquanto a sensação refere-se ao estado emocional que favorece ou atrapalha a execução de dada atividade motora.
	 
	Percepção é a capacidade de compreender o significado dos estímulos recebidos enquanto a sensação refere-se à percepção direta do estímulo sensorial propriamente dito.
	
	Percepção é a capacidade de realizar movimentos com determinado grau de atenção enquanto a sensação refere-se ao prazer ou desprazer gerado pelo movimento realizado.
	
	Percepção é o estado de alerta mínimo necessário para receber uma informação sensorial enquanto a sensação refere-se à seletividade da percepção em relação ao meio.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704119250)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para as bases psicomotoras da aprendizagem marque a alternativa correta: I - As sensações e a percepção são capacidades de identificação dos estímulos sensoriais e interpretação das informações captadas e processadas pelo SNC permitindo a noção do mundo. II - A memória refere-se as informações recebidas e percebidas. Está relacionada aos processos de armazenamento das informações, corresponde a um registro de aspectos das experiências vividas, que determinará o desenvolvimento dos processos de aprendizagem. III - Os distúrbios perceptivos (agnosias) podem comprometer a capacidade de aprendizagem do indivíduo e do comportamento da consciência dos estímulos sensoriais relacionados a vivência do indivíduo.
		
	
	Se apenas todas as alternativas estão incorretas.
	 
	Se apenas todas as alternativas estão corretas.
	
	Se as alternativas I e III estão corretas
	
	Se as alternativas I e II estão corretas
	
	Se as alternativas II e III estão corretas

Outros materiais