Buscar

Consultoria interna RH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201309299429)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das tendências contemporâneas para a área de RH nas organizações é que ela passe a assumir um papel de aconselhamento às outras áreas, orientando sobre as políticas, ferramentas e instrumentos necessários à gestão de pessoas. Contribuindo, dessa forma, para o atingimento dos objetivos estratégicos organizacionais. Nesse novo formato, a área de RH passa a ser:
	
	
	
	Divisão de Planejamento de RH.
	 Certo
	Consultoria Interna de RH.
	
	Divisão de Operações de RH.
	
	RH Divisionalizado.
	
	Departamento Estratégico de RH.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201309126433)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Constituem conceitos de consultoria, exceto:
	
	
	
	Arte de influenciar as pessoas que nos pedem para fazê-lo
	
	Exercício de determinada prestação de serviços por profissional qualificado
	 Certo
	Exercício de determinada profissão por profissional desqualificado
	
	Conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor que ajudam o cliente a perceber e agir sobre fatos que ocorrem em seu ambiente
	
	Fornecimento de determinada prestação de serviço por profissional qualificado
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201309126094)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação a consultoria interna é correto afirmar que:
	
	
	
	São um grupo de consultores especialistas que transferem as metodologias e técnicas administrativas para empresas contratantes
	
	Visa solucionar problemas sendo exercida por empresas do ramo em assuntos de sua especialidade
	
	Seus profissionais atuam na forma de ¿network¿ , dispondo de escritórios próprios e conduzindo projetos no âmbito de sua empresa
	
	Trata-se de atividade paralela exercida por um profissional autônomo sob liderança de um gestor devidamente qualificado e integrante do quadro de funcionários
	 Certo
	Pode ser exercida por um ou mais profissionais do quadro, formando um grupo especializado.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201309601827)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sua empresa está pensando em contratar um consultor organizacional. Considerando a Atividade Profissional da Consultoria de Organização, como única opção correta, podemos dizer que de acordo com as características deste tipo de consultoria:
	
	
	 Certo
	Ela é voltada para qualquer tipo de segmento, tamanho e nível de complexidade organizacionais.
	
	Ela é específica, para atender somente a uma determinada área.
	
	Ela é específica e deve atender algumas áreas da empresa.
	
	Ela é voltada somente para os problemas estruturais da organização.
	
	Ela trata somente dos problemas funcionais da organização.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201309126105)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Consultor Interno possui como principal papel o de oferecer ao seu cliente interno o melhor serviço, com qualidade e dentro de suas reais necessidades. Porém, para alcançar esse objetivo, ele precisa ter ou desenvolver competências, exceto :
	
	
	 Certo
	Ter uma atuação restrita e perfil especialista definindo as áreas de conhecimento que darão sustentação ao seu trabalho
	
	Ser multidisciplinar
	
	Demonstrar isenção e racionalidade
	
	Reconhecer suas próprias limitações para gerar credibilidade
	
	Possuir um perfil negociador por excelência
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	6a Questão (Ref.:201309654532)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como estudado em nossa disciplina, assinale a única alternativa que responde plenamente as características da Consultoria Interna:
	
	
	 Certo
	realiza diagnósticos; desenvolve propostas de soluções para os problemas identificados; formula pareceres; sugere melhorias; dá assistência às gerências setoriais como um facilitador dos processos no âmbito da empresa.
	
	aplica ações de melhoria na empresa, de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa; realiza diagnósticos; desenvolve propostas de soluções para os problemas identificados.
	
	desenvolve propostas de soluções para os problemas identificados; formula pareceres; sugere melhorias; aplica ações de melhoria na empresa, de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa.
	
	dá assistência às gerências setoriais como um facilitador dos processos no âmbito da empresa; de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa, realiza diagnósticos.
	
	sugere melhorias; aplica ações de melhoria na empresa, de forma autônoma, não sendo necessário submeter ao corpo diretivo da empresa; dá assistência às gerências setoriais como um facilitador dos processos no âmbito da empresa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	7a Questão (Ref.:201309794522)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A competitividade tem sido uma das grandes questões empresariais brasileiras na atualidade. As transformações econômicas ocasionadas pela abertura de mercado e estabilidade monetária fizeram com que as estratégias empresariais se voltassem cada vez mais para a longevidade das empresas. A proteção de mercado e os ganhos financeiros em períodos de alta inflação contribuíram para que as estratégias focadas no negócio fossem tratadas em segundo plano por muitas indústrias brasileiras até o início da década de 90. Um exemplo disso é a globalização, uma dessas configurações do sistema, trazendo novos papéis e funções para os agentes econômicos de forma que eles encontrem condições de reproduzir o capital e sobreviver no sistema capitalista. A competitividade não pode ser vista como uma característica intrínseca da empresa, pois advém de fatores internos e externos, que podem ser controlados ou não por ela. Por definição, a competitividade é intrínseca à concorrência, pois onde há concorrência há competição e, portanto, competitividade, mas a própria competitividade transcende às características peculiares de cada empresa (Hayrton Rodrigues do Prado Filho). Se relacionarmos o texto acima com o fato da consultoria empresarial ser um dos segmentos de prestação de serviços que mais têm crescido no mundo, podemos entender que todos os itens abaixo pertencem aos objetivos de uma consultoria, MENOS UM:
	
	
	 Errado
	Realização de diagnósticos, preparação de recomendações, propostas de programas e projetos e oferecimento de apoio técnico na implementação destes.
	
	Introdução de novas ideias, concepções e métodos de gestão. Desenvolvimento de propostas de soluções para problemas identificados.
	
	Revisão e sugestões de aprimoramentos das políticas, procedimentos, sistemas, métodos e relações organizacionais.
	
	Formulação de pareceres sobre análises, planejamento, organização, operação e controle das várias funções organizacionais.
	 Certo
	Avaliar e propor a descentralização das bases competitivas, buscando políticas que trazem limitações aos recursos da organização.
	
	Código de referência da questão.
	8a Questão (Ref.:201309601869)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Consultoria Interna de RH oferece oportunidades e riscos ao negócio. Um consultor interno é conhecedor das características da cultura da organização, seu ambiente informal, o que é uma clara vantagem para sua atuação. Para que tal conhecimento não se torne risco, o que ele precisa considerar na proposição de alterações que podem gerar resistências?
	
	
	
	Ser discreto basta.
	
	Ser ético e pensar que numa empresa moderna, todos são éticos.
	 Certo
	Isenção e Discrição é algo necessário.
	
	Ser ético, mas considerar que tem pessoas que não são éticas e falar apenas com alguns.
Isenção e cuidado com que compartilha as informações, nem todos podem saber detalhes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	9a Questão (Ref.:201309808961)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em nossa disciplina Consultoria Interna de Recursos Humanos, dentro dos conceitos abordados, é pontuada em toda sua extensão, a importância do papel do Consultor Interno para que haja êxito em toda a vida útil da Consultoria dentro da organização. Diante desta informação, assinale a única questão que melhor responde sobre o papel do consultor interno de Recursos Humanos.
	
	
	 Certo
	O consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de consultoria, conforme a necessidade específica de cada cliente, aliando o saber técnico e a vivência organizacional.
	 Errado
	O consultor viabiliza que a empresa construa seja planejamento estratégico, sendo responsável pelo resultado gerado pela equipe de colaboradores e pelo desempenho organizacional.
	
	O consultor desenvolve, via de regra, todos os processos da empresa, e fica responsável por determinar a estratégia empresarial a ser adotada pela organização.
	
	O consultor desestrutura as equipes formadas e determina as novas atividades a serem desenvolvidas por cada colaborador da empresa, sendo o principal responsável pela organização.
	
	O consultor define todos os processos da organização, e define o processo de gestão e realiza cortes no orçamento da organização.
	
	Código de referência da questão.
	10a Questão (Ref.:201309865179)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um dos aspectos essenciais no exercício da consultoria seja externa, contratada pela empresa-cliente para realizar as intervenções necessárias, ou seja interna exercida por funcionários da empresa devidamente qualificados para o papel (como é o caso da consultoria interna de RH), é a constituição de parceria sólida com o cliente. Dessa forma, o que é CORRETO afirmar sobre esse aspecto importante da relação consultor-cliente...
	
	
	
	é apenas uma exigência contratual para assegurar o êxito absoluto da intervenção
	
	é um aspecto que, a rigor, não influi efetivamente no sucesso da intervenção;
	 Certo
	é a construção da confiança mútua reforçada a cada momento da intervenção
	
	é uma questão de simpatia mútua e cordialidade desde o início da intervenção
	
	é uma condição que naturalmente ocorrerá no decorrer da intervenção

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais