Buscar

Objetiva Sistema de Avaliação da Qualidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistemas de Avaliação da Qualidade 
Questão 1/10 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
O autor William Deming, com seu raciocínio estatístico, auxiliou muitas empresas a enxergarem quais eram seus valores e princípios por meio de um planejamento de ações. Deming (1992) desenvolveu, também, uma série de teorias, incluindo a do “Saber profundo como sistema”, na qual descreve alguns pontos fundamentais para o sucesso de uma empresa. Entre alguns dos pontos fundamentais se destacam os 14 princípios de Deming.
Com base no exposto, assinale a única alternativa que apresenta a definição dos 14 princípios de William Deming:
	
	A
	Os princípios visam o crescimento das organizações, a eliminação de erros e, acima de tudo, auxiliam aos gestores na visão de compreenderem o que realmente devem fazer para curar os males da organização.
	
	B
	Os princípios são regras de conduta para se trabalhar nas grandes empresas sem causar conflitos internos significativos.
	
	C
	São princípios que buscam diminuir o número de funcionários para reduzir custos da empresa, de modo que, possa obter uma posição competitiva favorável.
	
	D
	São princípios de responsabilidade social que buscam mecanismos de melhoria na qualidade de vida das pessoas por meio da eliminação de conflitos internos.
	
	E
	Os princípios de Deming objetivam atingir uma vantagem competitiva sustentável por conta da produção em massa de produtos em mercados novos.
Questão 2/10 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Para uma organização atingir a qualidade total e, consequentemente, a satisfação das necessidades de todos os envolvidos, ela pode colocar em prática o Controle da Qualidade Total (TQC, em inglês Total Quality Control). É um sistema de gerenciamento formulado por Armand Feigenbaum que, além de envolver a participação de todos os níveis da empresa, o faz buscando a motivação pessoal.
 
Com base nesse texto, avalie as seguintes afirmações:
 
I.   O significado de TCQ é na verdade uma forma de incentivar os funcionários da área de qualidade a não cometerem mais falhas e retrabalho.
II.  O T significando "total envolvimento e comprometimento de todos", em todos os níveis hierárquicos.
III. O Q de "qualidade", exprimindo o atendimento perfeito, de forma confiável, acessível, seguro e no tempo certo às necessidades do cliente.
IV.  O C de "controle, gerenciamento", em que todos na empresa, de forma harmônica e metódica, buscam a satisfação das necessidades dos clientes.
 
É correto que se afirma em
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas..
Questão 3/10 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
O principal benefício para uma organização que adota a qualidade total é a garantia de sua sobrevivência em longo prazo. Associados a ele existem benefícios secundários, como maior satisfação das pessoas envolvidas pela empresa, aumento do faturamento, redução dos custos, melhoria da produtividade. Em relação a isso, o gerenciamento da qualidade total, também conhecido por TQM (iniciais de Total Quality Management) é um conceito que:
	
	A
	É um sistema administrativo que busca aumentar as vendas por meio da redução dos estoques da empresa.
	
	B
	É um sistema de gestão que permite aumentar as vendas por meio da inserção de promoções nos produtos da empresa.
	
	C
	É um sistema de gestão que aplica técnicas de marketing aliada a qualidade para vender mais produtos.
	
	D
	É um sistema administrativo voltado para o melhoramento contínuo das empresas
	
	E
	É um sistema de gestão voltado para redução de custos e sobrevivência a curto prazo.
Questão 4/10 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
O benchmarking é um processo de medição e comparação de produtos, serviços e processos de empresas modelos ou líderes em algum aspecto de sua operação. A partir disso, essa comparação permite identificar algumas necessidades da organização, ou mesmo ideias a serem debatidas e transformadas em ações.
Considerando a situação acima, avalie as afirmações a seguir em relação ao conceito de benchmarking:
I.    O benchmarking só funciona em grandes empresas, nas pequenas e médias não se consegue adotar essa prática.
II.   O benchmarking auxilia na obtenção de informações e no empreendimento de ações destinadas à melhoria do desempenho de uma organização.
III.  O benchmarking só funciona em pequenas e médias empresas, as de grande porte não tem tempo suficiente para adotar essa prática.
IV.  Por meio do benchmarking a empresa consegue obter informações do comportamento dos seus concorrentes, e, diante disso, adotar novas estratégias.
 
É correto que se afirma em
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I e III apenas. 
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	II e IV apenas
Questão 5/10 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
O modelo de excelência brasileiro está fundamentado no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), que é administrado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), uma entidade privada, sem fins lucrativos, cuja fundação aconteceu em 1991 pela iniciativa de 39 organizações públicas e privadas.
Considerando os comentários anteriores, análise as afirmações a seguir:
I.   A partir daí, surge uma trajetória em busca das melhores práticas da gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil.
II.  A qualidade não despertou o interesse das empresas e poucas focaram em melhorias de seus produtos para atender os mercados.
III. Os programas no Brasil têm como característica preponderante o sentido top-down de disseminação, de certa forma seguindo os moldes “autoritários” de gestão.
IV.  As empresas passaram a aumentar seus investimentos em qualidade o que tornou o Brasil o país com maiores índices de investimentos.
 
É correto que se afirma em
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas.
Questão 6/10 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Na década de 1970, muitas organizações privadas e governamentais estabeleceram suas normas de gestão da qualidade, inclusive com a confecção de manuais. As Normas Série ISO 9000 se tornaram as mais conhecidas e utilizadas no mundo, servindo de referencial e padrão de qualidade para as organizações estabelecerem o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Com base nas informações acima, assinale a única alternativa correta em relação a norma ISO 9000.
	
	A
	É constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. 
	
	B
	A norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção-geral da organização.
	
	C
	Especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis.
	
	D
	A norma especifica que a empresa precisa reduzir custos por meio da diminuição de suas unidades estratégicas de negócios, por meio da redução de suas linhas de produtos oferecidos.
	
	E
	Especifica que as empresas precisam optar por políticas mais sustentáveis na sua produção, utilizando de matérias primas recicláveis e que possam gerar logística reversa.
Questão 7/10 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
A qualidade total coloca a qualidade como ponto focal dos negócios e das atividades da organização, disseminando-a entre todos os colaboradores por meio da internalização dos princípios da qualidade. Logo, as empresas devem dispor de qualidade em todos os seus processos, procedimentos, produtos e serviços.
Com base nisso, assinale a alternativa correta em relação a qualidade total:
	
	A
	Qualidade total não sofre influência da cultura organizacional nem da estratégia empresarial, porque acontece de forma natural dentro da organização.
B
	Qualidade total é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, garantindo que os recursos possam ser aproveitados pelas gerações futuras.
	
	C
	A qualidade total é um processo que possibilita redução de custos por meio da minimização de conflitos internos da empresa, gerando um clima de motivação pelo acerto na produção de produtos.
	
	D
	A qualidade total é uma tentativa de padronizar processos de marketing para realizar promoções e ações com vistas a realizar maiores e melhores vendas de produtos no mercado.
	
	E
	A qualidade total é um esforço conjunto, compromisso de todos e em todos os níveis, para adequar a estrutura e os processos à produção dos resultados previstos, que é a satisfação dos clientes internos e externos e à sua melhoria contínua.
Questão 8/10 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Várias foram as contribuições de autores para a gestão da qualidade ao longo dos anos. Uma delas, foi no fim dos anos de 1970 e 1980, com Philip B. Crosby, que emergiu como um líder de qualidade, com os conceitos “zero defeito” e “fazer certo da primeira vez”. Crosby (1990) definiu os quatro absolutos de qualidade, sendo eles:
	
	A
	Qualidade é resultante da utilização de robôs na linha de produção, o sistema de qualidade surge sozinho devido a percepção dos funcionários, a produção é em escala e a medição se dá pelas vendas de fim de ano.
	
	B
	A qualidade é resultado de produtos vendidos, a gestão da qualidade só se faz com gestores do topo da empresa e métodos de qualidade não podem ser ensinados a ninguém.
	
	C
	Qualidade é sinônimo de preço alto, a qualidade vem das tecnologias embutidas no produto, o padrão de produção é sempre em escala e a medição de qualidade se dá pela porcentagem de lucro sobre as mercadorias.
	
	D
	A qualidade é fruto da redução do quadro de funcionários, a qualidade vem do aumento de preços, a forma de gestão não pode ser democrática e medição da qualidade se faz com base na quantidade de compras do produto.
	
	E
	Qualidade é a conformidade com os requisitos dos clientes, o sistema de qualidade vem da prevenção, o padrão de desempenho é zero defeito e a medição de qualidade é definida pelo custo de não conformidade.
Questão 9/10 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Sobre a introdução estatística aplicada a qualidade, sabemos que em todos os processos existe certa variabilidade, a qual pode ser associada a causas normais ou a causas especiais (atribuíveis). As causas normais são as que fazem parte do cotidiano da empresa e geralmente ocorrem em grande quantidade; porém, por mais que exista um planejamento para que tais causas sejam eliminadas, elas sempre acontecem.
Em relação ao texto acima, assinale a única alternativa que corresponde a introdução estatística aplicada a qualidade:
	
	A
	Com investimento em inovação, tecnologia e qualidade, visa-se essa redução de variabilidade; no entanto, exige alto investimento, o qual deverá ser recompensado e avaliado no quesito competitividade.
	
	B
	A empresa precisa reduzir ao máximo o seu quadro funcional para otimizar seus processos como um todo.
	
	C
	A empresa só consegue introduzir estatística aplicada a qualidade quando reduz a sua estrutura organizacional.
	
	D
	Somente com apoio da média gerência é possível implantar o uso da estatística aplicada a qualidade, porque a alta gestão não permite.
	
	E
	Somente investimento em capital humano preparado é que vai possibilitar a utilização de estatísticas para avaliação da qualidade na empresa, reduzindo a variabilidade.
Questão 10/10 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Sobre as unidades e padrões de medidas, sabemos podem ser básicas e clássicas, adotadas pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) e definidas pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), para as grandezas (também chamadas de abstrações) de uso mais comum. Diante disso, os padrões estão organizados numa hierarquia de precisão e de exatidão na seguinte sequência (da hierarquia superior para a de uso mais prático):
 
Considerando o caso relatado no texto, assinale a única alternativa que apresenta a hierarquia de precisão e de exatidão de padrões.
	
	A
	Padrões internacionais, padrões primários ou nacionais, padrões secundários ou padrões de referência dos laboratórios de calibração e ensaios e padrões de trabalho.
	
	B
	Padrões nacionais, padrões estrangeiros, padrões modernos de referência e padrões de equipamentos importados da China.
	
	C
	Padrões de equipamentos brasileiros, padrões de equipamentos de última geração, padrões de internacionalização.
	
	D
	Padrões nacionais e internacionais, padrões ambientais, padrões de empresas prestadoras de serviços e padrões de trabalho mundial.
	
	E
	Padrões de trabalho brasileiros, padrão internacional, padrão de equipamentos americanos, padrão de equipamentos franceses.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais