Buscar

Gabarito secreção pancreática - exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Digestório
Secreção Pancreática exócrina
Questões Orientadoras
Diferencie as propriedades dos pâncreas exócrino e endócrino. 
Pâncreas exócrino- corresponde à maior parte da massa pancreática, constituído basicamente por células acinares. Essas células acinares são sintetizadoras de enzimas digestivas em sua forma inativa, como por exemplo asamilases, proteases, lipases e nucleases.Para que essas enzimas sejam ativadas, elas são secretadas nos ductos pancreáticos e transportadas até o duodeno, local de ativação. Vale ressaltar que as células dos ductos produzem mucina e fluidos ricos em bicarbonato, úteis na neutralizaçãodo conteúdo ácido estomacal.
Pâncreas endócrino-composto de aglomerações de células especiais denominadas ilhotas de Langerhans. Nessas ilhotas existem 4 tipos de células:as células β, que secretam insulina e amilina, responsáveis pela diminuição do nível de glicose no sangue; as células α, que secretam glucagon, causando um aumento do nível de glicose no sangue; as células delta, que secretam somatostatina, com a função de inibir o pâncreasendócrino e reduzir a atividade do músculo liso do sistema digestório;e as células PP, que secretam polipeptídeopancreático, que por sua vez, inibe a secreção do pâncreasexócrino.
Explique quais são os componentes histofuncionais dos ácinos pancreáticos e quais produtos são secretados pela unidade funcional 
Os ácinos pancreáticos são constituídos por células serosas que circundam um lúmen. Essas células possuem núcleo esférico,são polarizadase secretoras de proteína. O número de grânulos de secreção, chamados grânulos de zimogênio, existentes em cada célula varia de acordo com a fase digestiva. Os produtos que são secretados são os íons bicarbonato e as enzimas pancreáticas. Os ácinos secretam as enzimas e os ductos secretam bicarbonato e H2O.
Descreva os eventos celulares envolvidos na secreção aquosa (hidrelactica) do pâncreas
O processo inicia-se com a associação do dióxido de carbono com a água e sob a influência da enzima anidrase carbônica, há a formação do ácidocarbônico (H2CO3). O H2CO3, por sua vez dissocia-se em bicarbonato e H+(HCO3- e H+).
A seguir, os íons bicarbonato são ativamente transportados, em associação com íon sódio (Na+), através da borda luminal da célula para o lúmen do ducto,
Os íons hidrogênios formados pela dissociação do ácido carbônico no interior das células são trocados por íon sódio através da borda vascular da célula por processo de transporte ativo secundário. Os íons sódio (Na+) são transportados, através da borda luminal, para o lúmen do ducto pancreático, fornecendo a neutralidade elétrica para os íons sódio e bicarbonato secretados,
O movimento dos íons sódio e bicarbonato do sangue para o lúmen do ducto cria um gradiente osmótico, que também provoca osmose da água, para o ducto pancreático, com consequente formação de solução de bicarbonato quase totalmente isosmótica.
O íon H+ é trocado por íons Na+ na membrana mediante transportadores de íons bicarbonato para dentro do lúmen.
A voltagem negativa do lúmen gerada pelo bicarbonato também impulsiona o Na+, esse movimento de Na+ e bicarbonato para o lúmen cria um gradiente de pressão osmótico que causa o fluxo de água para o ducto, formando a solução aquosa.
Qual a importância da secreção pancreática aquosa para o processo de digestão?
A neutralização do quimo proveniente do estômago. A grande quantidade de ions bicarbonatos secretada através do suco pancreático resulta numa solução muito alcalina. Essa solução neutraliza o ácido clorídrico, no duodeno, vindo do estômago. Dessa forma, com esse tamponamento, se cria um ambiente adequado para a ação das enzimas pancreáticas (que funcionam em pH neutro), bloqueia-se a atividade digestiva peptídica do suco gástrico, e a mucosa do intestino delgado, que não tem proteção contra o conteúdo ácido, é protegida, evitando assim o desenvolvimento de úlceras duodenais
Quais elementos da regulação neuroendócrina interferem com a secreção aquosa do pâncreas? 
A acetilcolina e a colecistocinina estimulam principalmente as células acinares do pâncreas, levando a larga produção das enzimas digestivas pancreáticas e pequenas quantidades de água e eletrólitos, mas também podem estimular ou potencializar a secreção ductal. Em contrapartida, a secretina promove a secreção de grandes volumes de solução de bicarbonato de sódio pelo epitélio do ducto pancreático; 
A secretina é o principal estimulador de HCO3-, estimulando uma secreção pancreática aquosa, ou seja, ela induz a secreção do ducto para que a concentração de bicarbonato seja maior do que no plasma sanguíneo.
A secreção do suco pancreático esta sujeita ao controle neuronal (por neurônios parassimpáticos) e hormonal (hormônios colecistocinina e secretina).
Descreva os eventos celulares envolvidos na secreção enzimática (ecbólica) do pâncreas? 
A síntese protéica inicia-se com a tomada de aminoácidos pelas células e a sua incorporação em proteínas nascentes no retículoendoplasmático rugoso. O transporte dessas proteínas para o sistema de Golgi é feito por vesículas, de onde as proteínas penetram nos vacúolos de condensação, localizados próximos ao núcleo celular. O ambiente intravacuolar é mantido altamente acídico, pela H+ - ATPase vacuolar. Após a maturação dos vacúolos, por condensação das proteínas, estes se desligam formando os grânulos de zimogênio elétron densos, com diâmetros cerca de 2/3 do dos vacúolos.
A secreção das proteínas para o lúmen acinar ocorre por processo de exocitose dos grânulos de zimogênio com a membrana apical das células acinares. As membranas dos grânulos fundem-se à membrana luminal, liberando as proteínas no lúmen acinar; esse processo amplifica a área superficial da membrana luminal cerca de 20 vezes, durante o processo secretório. Também acontece endocitose das membranas dos grânulos exocitados e reciclagem das membranas. Portanto, durante o processo de secreção, ocorrem, simultaneamente, exocitose e endocitose, e a área da membrana luminal permanece constante quando a célula retorna à condição de repouso. O citoesqueleto celular, principalmente a rede de actina próxima à superfície interna da membrana luminal, participa do processo de exocitose e de endocitose de membrana.
Quais elementos da regulação neuroendócrina interferem com na secreção enzimática do pâncreas? 
Acetilcolina e a colecistocinina estimulam os ácinos a produzirem grandes quantidades de enzimas digestivas pancreáticas. A colecistocinina( CCK) é secretado pelas células endócrinas da mucosa do duodeno e jejuno em resposta a presença proteases e peptonas.
Por que as enzimas pancreáticas são secretadas na forma inativa no duodeno?
Porque as enzimas proteolíticas do suco pancreático poderiam digerir o próprio pâncreas.Dessa forma, a secreção de uma substância denominada inibidor da tripsina impede a catálise do tripsinogênio em tripsina, tornando-se um mecanismo adicional de proteção.
Explique como ocorre a ativação das enzimas pancreáticas após sua secreção no duodeno. 
Quando o quimo entra no intestino, uma enzima, denominada enteroquinase, é liberada pelas células da mucosa intestinal. A enterocinase, que é responsável pela ativação do tripsinogênio em tripsina. Essa tripsina, uma vez ativa, irá atuar sobre os demais precursores inativos, ativando-os e produzindo a quimiotripsina, a carboxipeptidase e a elastase.
Quais as fases cefálica, gástrica e intestinal atuam no controle da secreção pancreática. 
Na fase cefálica, os mesmos sinais que determinam a secreção no estômago também induzem a liberação de acetilcolina pelas terminações vagais do pâncreas. Isso induz a secreção de quantidades moderadas de enzimas pelos ácinos e nos ductos pancreáticos (cerca de 20%). Pouca secreção flui imediatamente para o intestino devido à baixa quantidade de água.
Na fase gástrica, a estimulação nervosa da secreção de enzimas continua, sendo responsável por 5 a 10% das enzimassecretadas depois de uma refeição. Porém, apenas pequena quantidade chega ao duodeno devido à falta contínua de quantidade significativa de secreção de líquido.
Na fase intestinal, após a entrada do quimo no intestino delgado, a secreção pancreática fica abundante, principalmente em resposta ao hormônio secretina. Além disso, a colecistocinina determina aumento ainda maior na secreção de enzimas.
Liste as principais enzimas presentes na secreção pancreática exócrina. 
Tripsina, quimotripsina e carboxipolipeptidase, para a digestão de proteínas.
Amilase pancreática, para a digestão de carboidratos.
Lipase pancreática, colesterol esterase e fosfolipase, para a digestão de lipídeos.
Sabe-se que mutações no CFTR (regulador de condutância transmembrana da fibrose cística) resultam em diminuição da secreção pancreática de HCO3-. Porque isto ocorre? Justifique. 
O gene é codificador de uma proteína transmembrana que funciona como canal de cloreto. Com essa função prejudicada, inviabiliza a troca de íons cloreto por bicarbonato para o lúmem do ducto pancreático, diminuindo assim a secreção de bicarbonato pelo pâncreas.
Qual agravo será esperado sobre o processo de digestão pela disfunção da enteroquinase? 
Com a disfunção da enteroquinase, não há a clivagem do tripsinogênio em tripsina e, consequentemente, não ocorrerá a ativação das outras enzimas, inviabilizando a digestão.

Outros materiais