Buscar

08.02.2017 Tecnologia e Inspeção de POA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

08.02.2017 – Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal – Paulo
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS – POR TRAZ DO BALCÃO (CABRINI)
• Alimento é toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar suas funções vitais, incluindo crescimento, movimento e reprodução. Inclui as substâncias que fazem parte da cultura como temperos, água, bebidas diversas.
• A ciência de alimentos é complexa e envolve a tecnologia de alimentos (origem animal, vegetal, mineral), além de microbiologia, física, química, entre outros.• Tecnologia de alimentos (TA) está inserida dentro da Ciência de alimentos (CA) – física, química, microbiologia, entre outros.
CA
TA
• O significado da palavra tecnologia é o estudo de técnicas, porém falta muita coisa para que seja efetivamente como o sentido da palavra, uma complementação da palavra. 
Hoje, tecnologia além de estudar técnicas, busca o aproveitamento de 100% (ou quase isso) do produto, recursos de matéria prima e dos equipamentos. Exemplo da caneta bic – não se utiliza atualmente a tecnologia apenas apara aquilo que foi desenvolvido. Ou seja, a caneta bic não é utilizada apenas para escrever e sim para diversas utilidades. 
Isso também ocorre no abate de bovinos – não é utilizada apenas a carne, mas sim as vísceras (não é permitido comer olhos, medula óssea e miolo – por causa da vaca louca), o couro, ossos, gordura, sangue, intestino (para adubo, mucosa intestinal serve pra fazer hirudóide – usa-se o ácido mucopolissacarídeo da mucosa), cálculo biliar bovino (vendido pra fazer charrão, da cultura chinesa; e se colocado um fragmento de calculo biliar em ostras, elas são induzidas a produzir pérolas), casco/chifre (se faz farinha, pó pra extintor). 
• Tecnologia de alimentos: É a parte da tecnologia destinada ao estudo, melhoramento (melhorar palatabilidade, apresentação), trazer coisas benéficas para o alimento – defesa (embalagens), aproveitamento máximo (um exemplo de aproveitamento negativo, é a margarina) e aplicação da matéria prima para transformá-la, através de processos básicos (automatizados), em produtos alimentícios. Melhorar sempre a conservação, preservação, processamento, transporte, logística e comercio dos alimentos em geral.
*O bom nunca anda com o barato – uma vez que eles compram retalhos (que ficam fermentando em baixo do balcão o tempo todo) e moem para fazer esfihas. 
• Tecnologia X Inspeção de P.O.A.
A tecnologia de P.O.A. mostra como se faz determinado produto/alimento (como se faz salsicha, por exemplo). Avalia e controla os componentes, se não os fabricantes colocariam qualquer coisa mais barata, sem qualidade, nos produtos.
Já a Inspeção de P.O.A., se baseia no que pode e no que não pode (higiene, maus tratos, tipos de abate e inspeção de POA).

Outros materiais