Buscar

SEMANA 1 DIR ADM 1 RESPOSTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 1
Aluna: Marcelo Guimarães Campos
Matrícula: 20130152823-4
Disciplina: Direito Administrativo I
Campus: Sulacap – Universidade Estácio de Sá
Caso Concreto
1. (OAB) Processual Civil. Recurso ordinário. Mandado de segurança. Descentralização do ensino. Escolas estaduais. Municipalização. Inércia do Executivo. Impetração de segurança. Legitimidade ativa da Câmara Municipal. Precedentes.
1. (...). Afetados os direitos do Município e inerte o Poder Executivo, no caso concreto (municipalização de escolas estaduais), influindo os denominados direitos-função (impondo deveres), não há negar a manifestação de direito subjetivo público, legitimando-se a Câmara Municipal para impetrar mandado de segurança. 2. Recurso ordinário conhecido e provido. (STJ, RMS 12.068/MG, 17/09/2002).
Considerando a ementa acima, responda:
a) Qual a teoria adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro a respeito dos órgãos públicos? À luz dessa teoria, como se explica a manifestação de vontade do Estado (pessoa jurídica) através de seus agentes (pessoas físicas)?
Nosso ordenamento jurídico adota a Teoria do Órgão, a qual diz que a pessoa jurídica da administração pública manifesta sua vontade através de seus agentes, porém todas as ações dos agentes serão imputadas ao órgão público ao qual o agente está ligado.
b) Sabendo que a Câmara Municipal é um órgão público, é possível que se lhe reconheça capacidade processual, como na decisão supracitada? Justifique, do ponto de vista da personalidade jurídica dos órgãos públicos e da jurisprudência.
Os órgãos públicos são considerados entes despersonalizados, tendo em vista que são subdivisões de uma mesma pessoa jurídica. Assim, em regra, quem responde juridicamente por seus atos é a pessoa jurídica a qual estão ligados. 
Porém, a jurisprudência tem entendido que determinados órgãos públicos, em determinados tipos de litígio, possuem capacidade processual. Esta capacidade somente poderá ser conferida a órgãos independentes e autônomos, quando para defesa de suas prerrogativas e competências, no caso destas terem sido violadas por ato de outro órgão.
Questão Objetiva
(OAB/FGV) - Marque a alternativa correta:
(A) Na desconcentração, o Estado delega atividade a outra entidade, quer da administração direta, quer da administração indireta.
(B) Na descentralização, há uma distribuição interna de competência na administração direta.
(C) Na descentralização, o Estado delega a atividade a outra entidade.
(D) Na descentralização, o Estado delega a atividade tão somente a outra entidade da administração direta.
Resposta: Letra “C”

Outros materiais