Buscar

Estudos Disciplinares XIII Trabalho individual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A consultoria empresarial Simples Soluções Desenvolvimento Organizacional sugere que um organograma deva, sempre que possível, fugir do tradicional. Como exemplo, desenvolveu o organograma a seguir para a empresa Arrayanes Produtos Higiênicos.
Disponível em <www.simplessolucoes.com.br>. Acesso em 20 jul. 2014.
 
Analisando o organograma, podemos concluir que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Não cumpre as expectativas, pois não foge do tradicional.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir. 
Quiosqueiros, feirantes e proprietários de trailers poderão contar com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis para o trabalho. O benefício consta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 85/2014, pronto para votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A proposta, do senador Gim Argello (PTB-DF), altera a Lei Nº 8.989/1995 que prevê isenção de IPI na compra de carros por taxistas e pessoas portadoras de deficiência. O projeto incluiu mais um inciso na lei, estendendo o benefício aos titulares de quiosques, trailers e feiras que têm em seus carros instrumentos de apoio para transporte de mercadorias e mesmo para locomoção da própria empresa, no caso dos trailers. A medida vale somente para os quiosqueiros e feirantes que atuem com autorização, permissão ou concessão do Poder Público. O texto prevê ainda que a isenção poderá ser usada uma única vez a cada cinco anos.
 
Relator da matéria na comissão, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) deu parecer favorável à sua aprovação. Segundo ele, de acordo com dados do Portal Simples Nacional, há hoje no país cerca de 60 mil microempreendedores individuais que prestam serviços de alimentação em veículos, barracas, carrocinhas e trailers. “Tais microempreendedores são importantes para as economias locais e para a geração de emprego. Incentivar esses empresários significa conferir aplicação à Constituição da República, que estabelece como princípio o tratamento favorecido às empresas de pequena envergadura justamente pela importância que têm na ordem econômica nacional”, ponderou.
Cyro Miranda apresentou emenda ao projeto incluindo dispositivo que veda venda do veículo, pelo prazo de cinco anos, a pessoas que não possam usufruir do benefício legal. Caso isso ocorra, o IPI deverá ser pago. O PLS 86/2014 será apreciado pela CAE em caráter terminativo. Se aprovado, segue para análise na Câmara dos Deputados.
Disponível em <http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/07/18/quiosqueiros-podem-ter-isencao-de-ipi-na-compra-de-carro>. Acesso em 05 ago. 2014.
 
Considere o diagrama abaixo como representativo do equilíbrio no mercado de automóveis para o trabalho durante a vigência da isenção do IPI, imposto que incide sobre os preços de automóveis.
 
 
 
Com base nas informações do texto e na análise do diagrama, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Com a elevação na renda dos consumidores, e mantendo todas as outras variáveis inalteradas, existindo ou não a isenção do IPI para os automóveis, o ponto E de equilíbrio será deslocado para a direita.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia os textos 1 e 2 a seguir.
Texto 1
Grandes bancos fecham acordo para consolidar caixas eletrônicos fora de agências
Os maiores bancos do Brasil anunciaram nesta sexta-feira um novo acordo de acionistas para a empresa Tecnologia Bancária (TecBan), buscando a consolidação de suas redes externas de autoatendimento em terminais da Rede Banco24Horas, que atenderá a todos.
O acordo envolve Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander Brasil, além de HSBC Brasil, Caixa Econômica Federal e Citibank. Os sete bancos são acionistas da TecBan, a qual presta serviços a eles.
Sob os termos acordados, os bancos irão substituir em cerca de quatro anos parte de seus caixas eletrônicos localizados fora de agências por terminais da Rede Banco24Horas, que são e continuarão sendo geridos pela TecBan.
“Em linha com a tendência mundial de melhores práticas da indústria, as partes, que constituem os principais bancos de varejo do país, consolidarão suas redes externas de terminais nos terminais da Rede Banco24Horas, gerando aumento de eficiência, maior qualidade e capilaridade de atendimento a seus clientes”, disseram em comunicado.
As instituições financeiras ressaltaram que a entrada em vigor do novo acordo está sujeita a algumas condições suspensivas, incluindo a aprovação por autoridades regulatórias.
No ano passado, os 15,6 mil terminais da TecBan movimentaram mais de 1 bilhão de transações no país, disse a TecBan em seu relatório anual, destacando ter encerrado o ano com 14 mil terminais do Banco24Horas e outros 1,6 mil do ATMManager.
As empresas não revelaram os investimentos previstos na substituição dos terminais ou ganhos de eficiência estimados com as trocas.
Disponível em <www.administradores.com.br/noticias>. Acesso em 20 jul. 2014.
 
Texto 2
A administração de operações envolve os processos existentes em todos os tipos de organizações, sejam elas organizações produtoras de bens ou organizações de serviços. O denominador comum de todas as organizações é o processo de transformação que pode processar materiais, ou informações, ou até mesmo consumidores.
Fonte. SOBRAL, F.; PECI, A. Administração – teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2013.
 
Com base na leitura dos textos, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Tanto os bancos acionistas quanto a TecBan são empresas que prestam serviços. Ambos processam informações.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	(PREF. MUNI. ARCO VERDE/2014 – adaptado). Uma empresa tomou R$10.000,00 emprestado, para pagar dentro de 12 meses, a uma taxa de juros simples igual a 2% a.m. Assinale a alternativa que apresenta o valor futuro dessa operação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
R$12.400,00
	
	
	
Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
Ao longo dos últimos anos, o discurso da gestão responsável foi amplamente incorporado pelas empresas brasileiras. Muitas avançaram em suas práticas – aprimorando o relacionamento com os funcionários, adotando estratégias de redução do impacto no meio ambiente ou investindo no desenvolvimento das regiões onde atuam, por exemplo. O avanço ajudou a colocar o Brasil no centro das discussões internacionais sobre responsabilidade social empresarial. O que muitas companhias no país estão descobrindo agora é que cuidar apenas dos processos internos não é suficiente: é preciso garantir que as práticas responsáveis sejam adotadas em toda a cadeia produtiva.
Em primeiro lugar, por uma questão de coerência. Uma companhia que conquista boa reputação por tratar bem seus funcionários, por exemplo, pode ter seu esforço anulado se eles souberem que ela compra serviços de empresas que não respeitam direitos humanos básicos. Em segundo lugar, pela necessidade de administrar riscos. “Num ambiente em que a cooperação é cada vez mais parte do negócio, uma empresa com ações condenáveis pode comprometer a imagem de outras na mesma cadeia”, afirma o presidente do Instituto Ethos. Uma terceira razão é a escala. Uma companhia atuando sozinha tem uma influência limitada em seu ambiente de negócios. Várias em conjunto podem conseguir mudanças importantes.
Daniella Vampel. É hora de envolver os parceiros. Revista Exame, 30 nov. 2005 (com adaptações).
 
Diante do exposto, a integração estabelecida entre as diferentes empresas de uma cadeia produtiva mostra-se como fator decisivo para a competitividade desse conjunto. Para garantir o sucesso da integração entre as distintas organizações de uma cadeia produtiva, o Supply Chain Management (SCM) aparece como solução obrigatória. Em relação a esse conceito, analise as afirmativas:
I. Estabelecer a integração entre empresas de uma cadeia produtiva requer,
inicialmente, a adequada seleção dos parceiros que irão compor esse conjunto, de modo a gerar um processo racional de criação de valor ao cliente final.
II. O desenvolvimento de um sistema de SCM sempre será baseado nos requisitos definidos pela empresa-base da cadeia produtiva, aquela que produz os produtos ou os serviços destinados ao consumidor final.
III. O SCM é um sistema informatizado a partir de EDI (troca eletrônica de dados) que possibilita aos diversos participantes da cadeia produtiva compartilharem informações sobre produtos e clientes, aumentando a eficiência logística do sistema como um todo.
Com base na leitura e na análise, assinale a alternativa certa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	 
Há vários conceitos de liderança: quase todos elencam como elementos-chave o trabalho em grupo e a capacidade de influenciar pessoas e atingir resultados. Com base nessa ideia e considerando os estudos sobre liderança, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. 
I. A gerência, que centraliza a atividade pensante e delega o operacional, dando ordens e controlando todo o tempo, é uma nova tendência nas organizações. 
II. A liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivo comum ou para o alcance de metas. 
III. A ideia apresentada faz referência a “objetivos” orientados, principalmente para o atendimento de intenções mútuas, como as de um grupo ou de uma organização. 
IV. Líder é aquele que influencia seus subordinados, a fim de que o trabalho em grupo seja efetuado de forma a gerar lucro e motivação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
É possível economizar no transporte pegando carona com parceiros – clientes, por exemplo. A Omnigráfica, empresa de móveis e equipamentos para escritórios de Bauru, no interior paulista, conseguiu uma economia de 75% no valor dos fretes ao aproveitar a viagem de retorno dos veículos de seus clientes, que normalmente voltavam vazios para casa. A empresa, que fatura 2,5 milhões de reais ao ano, hoje paga aos parceiros apenas o combustível. Além de aproveitar as frotas de clientes, a Omnigráfica contrata freteiros avulsos para completar sua rede de distribuição. Com isso, pode se desfazer de peruas que realizavam as entregas em Bauru e de caminhões que levavam seus produtos para outras cidades da região. “Além do dinheiro empatado nos veículos, tínhamos um custo muito alto com as horas paradas, os salários dos motoristas e as despesas de manutenção”, afirma Antônio Aliberti de Castro, dono da Omnigráfica. Para coordenar o sistema, a empresa promoveu a gerente um de seus mais antigos motoristas.
Vinicius Romanini. Leva e traz sem desperdício. Revista Exame, 21/12/2006.
 
Em relação ao caso apresentado, analise as afirmativas.
I. O princípio utilizado pela empresa para compartilhar os caminhões de clientes, que, normalmente, voltariam vazios, é o mesmo empregado na consolidação de carga de diferentes clientes e com mesmo destino por uma transportadora.
II. A elaboração de estratégias de utilização compartilhada de caminhões fica mais simples a partir da implantação de um sistema de Supply Chain Management (SCM). 
III. A apuração de custo de uma rota do transporte rodoviário leva em consideração apenas o deslocamento com carga realizado por um caminhão (isto é, somente a viagem de ida até o cliente). Desse modo, seu retorno não gera custo para a empresa que realiza o transporte. O fato de levar a carga do cliente aproveitando a viagem de retorno deve-se apenas à parceria estabelecida entre as empresas, sem finalidade financeira.
Com base na leitura, assinale a alternativa certa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	 
De acordo com Dornelas (2014), uma das mais antigas e precisas definições de empreendedor é a dada por Joseph Schumpeter (1949): “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novo produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”.
Com base na definição, analise os itens, relacionados ao termo empreender, e assinale a alternativa correta: 
I. Capacidade individual de tomar a iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir no sentido de encontrar a solução para problemas econômicos, sociais, pessoais ou de outros por meio de empreendimentos. 
II. Processo de iniciar e gerir empreendimentos, utilizando instrumentos e práticas relacionados com a criação, a implantação e a gestão de novas empresas ou organizações. 
III. Movimento social de desenvolvimento do espírito empreendedor para a criação de emprego e renda e que recebe o incentivo dos governos e das instituições de diferentes tipos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Todos os itens estão corretos.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	 
Leia o texto a seguir.
As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às consequências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois fatos genéricos, a saber: 1) O crescimento acelerado e desorganizado das empresas e, 2) A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de se obter o melhor rendimento possível dos recursos e fazer face à concorrência e à competição que se avolumavam entre as empresas. 
No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração para aumentar a eficiência da indústria: Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol. Pontos de vista e orientações diferentes e mesmo opostos, sendo que suas ideias, complementares, constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração.
De um lado, a Escola da Administração Científica, desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor, formada principalmente por engenheiros, cuja preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, pela racionalização do trabalho dos operários. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Nesse sentido, a abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial). Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua execução. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas e cargos, que constituem a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT). 
Por outro lado, a Teoria Clássica, corrente dos Anatomistas e Fisiologistas da organização, desenvolvida na França com os trabalhos pioneiros de Fayol, propunha um aumento da eficiência da organização por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas. Buscava isso por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Nesse sentido, a abordagem da Corrente Anatômica e Fisiologista é uma abordagem inversa à da Administração Científica: de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos). Predominava a atenção para a estrutura organizacional, para as funções da administração que hoje denominamos como PODC – planejar, organizar, dirigir e controlar, para os elementos da Administração, para os princípios
gerais da Administração e para a departamentalização. Esse cuidado com a síntese e com a visão global permitia a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal.
Fonte. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Com base nas ideias do texto, analise o caso 
Imagine-se como um consultor organizacional e considere o caso da ESAX, o texto e as afirmativas para verificar o que poderia ser feito nessa organização.
I. Revisar a estrutura organizacional da empresa, criando outras funções empresariais, com outras especializações, que possam influenciar nos seus resultados.
II. Estabelecer princípios administrativos e implantar funções administrativas que possam levar a uma visão integrada da organização.
III. Fazer a análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos, promovendo nova divisão do trabalho, revisão da especialização dos operários e redesenho de cargos e de tarefas.
IV. Concentrar a intervenção com base na Escola da Administração Científica exclusivamente.
De acordo com as orientações, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e estabelece os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas: ele permite identificar e restringir erros “no papel”, em vez de cometê-los no mercado. O plano de negócios é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases realistas, contendo os principais pontos de cunho gerencial a serem considerados na criação de um empreendimento.
Com base nessas ideias, assinale a alternativa que aponta as considerações a serem adotadas pelo empreendedor na elaboração de um plano de negócios:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Objetivos, estratégias e metas estabelecidas no projeto inicial têm de ser flexíveis, para que possam adequar-se à dinâmica ambiental.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes