Buscar

Aula 1 BIOQUÍMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1 BIOQUÍMICA
CARBOIDARTAOS E AMINOACIDOS
Os carboidratos são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se, assim, uma estrutura orgânica muito importante. São classificados em:
Monossacarídeos:São açúcares de composições simples, diferenciados em poliidroxicetona e poliidroxialdeído, ex: Molécula de D-glucose
Oligossacarídeos, ou oligossacáridos, são carboidratos que, por hidrólise, originam dois ou três monossacarídeos:
Dissacarídeos: Quando, por hidrólise, produzem dois monossacarídeos. Por exemplo:
Sacarose + H2O → glicose + frutose
Trissacarídeos: Quando, por hidrólise, produzem três monossacarídeos. Por exemplo:
Rafinose + 2 H2O → glicose + frutose + galactose
Dissacarídeos : cadeias orgânicas constituídas por duas unidades de monossacarídeos unidos por ima ligação monossacarídeos unidos por uma ligação glicosídica,são sintetizados pelos seres vivos.ex sacarose.
As ligações entre os dissacarídeos são chamadas de ligações glicosídicas.
Polissacarídeos : São polímeros de monossacarídeos com mais de 10 unidades, interligados, também, por ligações glicosídicas. Ex celulose
Os aminoácidos, unidades fundamentais das proteínas, são formados por um grupo amina, um grupo carboxílico, hidrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
Aminoácidos são ácidos orgânicos que encerram em sua molécula um ou mais grupamentos Amina. Existem vários tipos de aminoácidos, sendo os mais importantes os alfa-aminoácidos.
Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH) e um grupo amina ligados a um átomo de carbono. Nesse mesmo carbono, ficam ligados, ainda, um átomo de hidrogênio e um radical (R). 
O radical (R) representa um radical orgânico, diferente em cada molécula de aminoácido encontrado na matéria viva.  
Proteínas e peptídeos podem ser definidos como polímeros compostos de aminoácidos, ligados entre si por ligações peptídicas, diferindo somente pelo tamanho do polímero, EX É ALBUMINA.
A ligação peptídica ocorre entre o grupo  carboxila de um aminoácido e o grupo      amino de outro aminoácido.
Até 100 aminoácidos (10 kDa) peptídeo
Mais de 100 aminoácidos proteína
Aminoácidos não-essenciais são aqueles sintetizados pelos seres vivos.
Aminoácidos essenciais são aqueles que não são sintetizados pelos seres vivos.
AVALIAÇÃO 1
Podemos dizer que uma proteína de baixo valor biológico ou incompleta está presente no seguinte alimento: ARROZ
Em relação aos aminoácidos é correto afirmar que: São as unidades fundamentais das proteínas. São formados por um grupo amina, um grupo carboxílico, hidrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
O amido é uma substância de reserva encontrada em plantas e algumas algas. Marque a alternativa correta a respeito do amido: O amido é um polissacarídeo, assim como o glicogênio e a celulos.
As proteínas são nutrientes considerados de primordial importância à nutrição humana. Quimicamente, são compostos orgânicos nitrogenados, ou seja, as moléculas contêm átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Os aminoácidos são as unidades básicas das proteínas que estão ligados entre si por ligações peptídicas. Com relação à estrutura química dos aminoácidos NÃO podemos afirmar que: Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH) e um grupo cetona ligados a um átomo de carbono.
Quando ocorre o processo de síntese proteica na célula, é necessária a presença de moléculas de aminoácidos, que podem ser obtidos de duas formas: ingeridos em alimentos ricos em proteínas, ou produzidos pelas células a partir de outras moléculas orgânicas. Nas alternativas abaixo marque respectivamente como são chamados os aminoácidos que um organismo não consegue produzir, e como são chamados os aminoácidos produzidos a partir de outras substâncias.: Aminoácidos proteicos e aminoácidos não essenciais
São classificados de polissacarídeos, os açúcares que apresentam: São polímeros de monossacarídeos com mais de 10 unidades, interligados, também, por ligações glicosídicas.
A condensação das moléculas de glicose forma o glicogênio, que é uma importante forma de reserva de energia animal. Esse processo bioquímico é denominado: Glicogênese
Algumas reações degradam moléculas orgânicas complexas e ricas em energia, originando moléculas mais simples e pobres em energia como dióxido de carbono, água e amônia. O conjunto dessas reações caracteriza: o catabolismo como o processo básico

Outros materiais