Buscar

AULA 2 MEIO AMBIENTE FATORES QUE DEVEM SER CONSIDERADOS EM UMA ANÁLISE DE CENÁRIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 2 MEIO AMBIENTE: FATORES QUE DEVEM SER CONSIDERADOS EM UMA ANÁLISE DE CENÁRIO
- Cabe ressaltar que ao falar de meio ambiente não podemos separar o homem da natureza, pois, segundo Dashefsky (2003), o meio ambiente é composto por “todos os componentes vivos ou não, assim como a todos os fatores, tais como o clima, que existem no local em que um organismo vive”.
- A definição de risco elaborada por Houaiss (2001) traz termos com grande significância como probabilidade, incerteza e perigo.
- Incerteza: Uma expressão do grau em que um valor (por exemplo, o estado futuro do sistema climático) é desconhecido. A incerteza pode ser resultado de falta de informação ou de desacordo sobre o que é ou o que pode ou não ser reconhecido.
- Probabilidade: Deriva do latim probare (provar ou testar). Informalmente, “provável” é um dos muitos vocábulos utilizados para eventos incertos ou conhecidos, sendo também substituído por algumas palavras como “sorte”, “risco”, “azar”, “incerteza”, “duvidoso”, dependendo do contexto.
- Perigo: Segundo Sanders e McCormick (1993), “é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte”. O perigo diz respeito a um acontecimento natural que causa ameaça às pessoas e aos bens materiais, como por exemplo, avalanches, cheias, deslizamentos ou terremotos. 
- Os problemas ambientais não são uma manifestação contemporânea, pois estão relacionados à existência da espécie humana e, na atualidade, veem à tona devido à quebra da capacidade de suporte dos recursos naturais para atender às necessidades de um modelo de desenvolvimento e de uma sociedade global.
- Um aspecto fundamental que deve ser considerado ao planejar um evento é a sua localização !!!
- A Geografia nos diz que não há características homogêneas em todo nosso planeta, então, devemos considerar os fatores ambientais de forma mais ampla, segundo a localização no globo.
- Como fora mencionado anteriormente, o nosso planeta é um sistema aberto que recebe energia do Sol absorvendo uma parte e refletindo outra de volta para a atmosfera. Inserido neste contexto temos um processo, chamado de efeito estufa, que proporciona a reabsorção de radiação solar e o rebatimento pela atmosfera para a superfície promovendo a regulação térmica do planeta.
- Inversão térmica: Não podemos deixar de mencionar que durante o inverno, principalmente no período da manhã, pode ocorrer um fenômeno denominado inversão térmica, quando uma camada de ar frio, por ser mais pesado, acaba descendo e ficando próximo à superfície terrestre, retendo os poluentes. O ar quente, mais leve, fica em uma camada superior, impedindo a dispersão dos poluentes.
- Ilhas de calor: Outro processo que ocorre no meio urbano é a formação de ilhas de calor que consiste no aquecimento maior das áreas urbanas em relação às suburbanas e rurais vizinhas, principalmente devido à densidade de edificações existentes nas áreas e a capacidade de absorção ou reflexão da radiação solar dos materiais utilizados nas construções, a cobertura vegetal e a presença de corpos d’agua.
- O contraste da temperatura média entre um centro urbano e áreas vizinhas é, em média, de 4 a 6°C.
- O aquecimento diferencial do planeta proporciona o deslocamento de massas de ar das regiões mais frias para as mais aquecidas, ou seja, dos polos para os trópicos em direção à linha do Equador. Em muitos casos, os ventos mais intensos acompanham a chegada de frentes frias e, consequentemente chuvas.
- As áreas litorâneas são mais vulneráveis às ações desses fatores ambientais, podendo gerar grandes transtornos ou mesmo o cancelamento de eventos. Intensas precipitações em locais com relevo acentuado podem, também, promover o deslizamento de encosta.
- Poderíamos falar sobre eventos extremos como vulcanismo, terremotos, tsunamis, furacões dentre outros, contudo não pretendemos aqui esgotar esta discussão. O mais importante foi oferecer elementos para uma reflexão ampla que fundamente a sinalização dos fatores de risco em um cenário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais